Cinesioterapia domiciliar a idosos caidores: um estudo de qualidade metodológica

Autores

  • Cristina da Rocha Queiroz Graduanda do curso de Fisioterapia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB).
  • Claudenice Laranjeira Dantas Graduanda do curso de Fisioterapia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB).
  • Keila Guimarães Freires Graduanda do curso de Fisioterapia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB).
  • Ecilene Santos da Silva Graduanda do Curso de Fisioterapia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB).
  • Lorena Forte Leão Graduanda do Curso de Fisioterapia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB).
  • Hércules Lázaro Morais Campos Docente na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB). Graduado em Fisioterapia, Especialista em Fisioterapia Geriátrica, Mestre em Fisioterapia e Doutorando em Saúde Coletiva.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p111-125

Palavras-chave:

Idoso, Exercícios Terapêuticos, Assistência Domiciliar.

Resumo

A ocorrência de quedas, no envelhecimento, representa grave problema de saúde pública. Foram pesquisados, na literatura, estudos clínicos que apresentassem exercícios terapêuticos/cinesioterapia para prevenir e minimizar quedas. Trata-se de uma revisão de literatura de ensaios clínicos com avaliação pela escala de qualidade metodológica PEDro (Physiotherapy Evidence Database). Foram encontrados exercícios terapêuticos domiciliares de curto a longo prazo. O OEP (Programa de Exercícios Otago) mostrou-se eficaz, com redução significativa de quedas e melhora na qualidade de vida dos idosos caidores.

 

Biografia do Autor

Cristina da Rocha Queiroz, Graduanda do curso de Fisioterapia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB).

 Graduanda do curso de Fisioterapia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB).

 

Claudenice Laranjeira Dantas, Graduanda do curso de Fisioterapia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB).

Graduanda do curso de Fisioterapia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB).

 

Keila Guimarães Freires, Graduanda do curso de Fisioterapia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB).

Graduanda do curso de Fisioterapia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB).

 

Ecilene Santos da Silva, Graduanda do Curso de Fisioterapia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB).

Graduanda do Curso de Fisioterapia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB).

 

Lorena Forte Leão, Graduanda do Curso de Fisioterapia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB).

Graduanda do Curso de Fisioterapia, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB).

 

Hércules Lázaro Morais Campos, Docente na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB). Graduado em Fisioterapia, Especialista em Fisioterapia Geriátrica, Mestre em Fisioterapia e Doutorando em Saúde Coletiva.

Docente na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB). Graduado em Fisioterapia, Especialista em Fisioterapia Geriátrica, Mestre em Fisioterapia e Doutorando em Saúde Coletiva.

 

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Queiroz, C. da R., Dantas, C. L., Freires, K. G., Silva, E. S. da, Leão, L. F., & Campos, H. L. M. (2020). Cinesioterapia domiciliar a idosos caidores: um estudo de qualidade metodológica. Revista Kairós-Gerontologia, 23(2), 111–125. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p111-125

Edição

Seção

Artigos