Cinesioterapia domiciliar a idosos caidores: um estudo de qualidade metodológica

Cristina da Rocha Queiroz, Claudenice Laranjeira Dantas, Keila Guimarães Freires, Ecilene Santos da Silva, Lorena Forte Leão, Hércules Lázaro Morais Campos

Resumo


A ocorrência de quedas, no envelhecimento, representa grave problema de saúde pública. Foram pesquisados, na literatura, estudos clínicos que apresentassem exercícios terapêuticos/cinesioterapia para prevenir e minimizar quedas. Trata-se de uma revisão de literatura de ensaios clínicos com avaliação pela escala de qualidade metodológica PEDro (Physiotherapy Evidence Database). Foram encontrados exercícios terapêuticos domiciliares de curto a longo prazo. O OEP (Programa de Exercícios Otago) mostrou-se eficaz, com redução significativa de quedas e melhora na qualidade de vida dos idosos caidores.

 


Palavras-chave


Idoso; Exercícios Terapêuticos; Assistência Domiciliar.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p111-125

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.