Atividades Avançadas de Vida Diária e o processo de individuação de idosos centenários de Florianópolis, SC

Autores

  • Bernadete de Oliveira Fisioterapeuta, Mestre em Gerontologia, concentração em Gerontologia Social. Doutora em Ciências Sociais: Antropologia, PUC-SP. Professora-convidada em cursos na COGEAE/PUC-SP. Professora-colaboradora no web-site Portal do Envelhecimento (2004-atual). Professora em Instituições de Ensino Superior, Cursos de Graduação e Pós-Graduação (2006-atual). Atua em Clínica Móvel de Fisioterapia Itinerante na Vila Missionário e no Grajaú (2018-atual); na Formação de Cuidadores de Idosos (2005-atual) e em Programas de Qualificação Profissional da Atenção Básica do SUS (2014-atual).
  • Andrea Silveira Psicóloga, UNISUL. Pós-Graduação em Psicogerontologia/UNIP-SP.
  • Giovana Zarpellon Mazo Educadora Física, Doutora em Ciências do Desporto, Universidade do Porto, Portugal. Professor Titular, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil. Docente do Curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • Flamínia Manzano Moreira Lodovici Linguista. Mestre, LAEL/PUC-SP. Doutora, IEL/Unicamp. Assiste-Doutor Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente, pesquisadora, filiada à FAFICLA/PUC-SP, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia; filiada também à FACHS, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde/PUC-SP, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p277-294

Palavras-chave:

Idosos Centenários, Processo de Individuação, Atividades Avançadas de Vida Diária, Dependência, Funcionalidade

Resumo

Este estudo tem como objetivos identificar as Atividades Avançadas de Vida Diária (AAVD’s) presentes nas escolhas e nas ações de idosos centenários da mesorregião da grande Florianópolis, estado de Santa Catarina, Brasil, e mostrar as AAVD’s como mediadoras de hábitos de vida, que podem ampliar o processo de individuação em idosos centenários. Trata-se de um estudo do tipo descritivo; qualitativo, tendo como base a questão: “Como é seu cotidiano, atualmente, aos 100 anos ou mais de idade?”. Da análise das falas dos oito (08) entrevistados, observou-se que as atividades de lazer, tarefas diárias, e papéis sociais vividos durante o curso de vida dos idosos centenários, influenciam suas escolhas e satisfação com as atividades adotadas no cotidiano atual. Considerou-se que o sujeito explicita, por meio das atividades avançadas, sua busca de capacidade e potência de individuação, pois ter vida plena na diversidade da velhice é continuar desejante, com opinião e vontade de escolher as ações de sua vida.

Biografia do Autor

Bernadete de Oliveira, Fisioterapeuta, Mestre em Gerontologia, concentração em Gerontologia Social. Doutora em Ciências Sociais: Antropologia, PUC-SP. Professora-convidada em cursos na COGEAE/PUC-SP. Professora-colaboradora no web-site Portal do Envelhecimento (2004-atual). Professora em Instituições de Ensino Superior, Cursos de Graduação e Pós-Graduação (2006-atual). Atua em Clínica Móvel de Fisioterapia Itinerante na Vila Missionário e no Grajaú (2018-atual); na Formação de Cuidadores de Idosos (2005-atual) e em Programas de Qualificação Profissional da Atenção Básica do SUS (2014-atual).

Fisioterapeuta, Mestre em Gerontologia, concentração em Gerontologia Social. Doutora em Ciências Sociais: Antropologia, PUC-SP. Professora-convidada em cursos na COGEAE/PUC-SP. Professora-colaboradora no web-site Portal do Envelhecimento (2004-atual). Professora em Instituições de Ensino Superior, Cursos de Graduação e Pós-Graduação (2006-atual). Atua em Clínica Móvel de Fisioterapia Itinerante na Vila Missionário e no Grajaú (2018-atual); na Formação de Cuidadores de Idosos (2005-atual) e em Programas de Qualificação Profissional da Atenção Básica do SUS (2014-atual).

 

Andrea Silveira, Psicóloga, UNISUL. Pós-Graduação em Psicogerontologia/UNIP-SP.

Psicóloga, UNISUL. Pós-Graduação em Psicogerontologia/UNIP-SP.

Giovana Zarpellon Mazo, Educadora Física, Doutora em Ciências do Desporto, Universidade do Porto, Portugal. Professor Titular, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil. Docente do Curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina.

Educadora Física, Doutora em Ciências do Desporto, Universidade do Porto, Portugal. Professor Titular, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil. Docente do Curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina. 

 

Flamínia Manzano Moreira Lodovici, Linguista. Mestre, LAEL/PUC-SP. Doutora, IEL/Unicamp. Assiste-Doutor Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente, pesquisadora, filiada à FAFICLA/PUC-SP, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia; filiada também à FACHS, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde/PUC-SP, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia.

Linguista. Mestre, LAEL/PUC-SP. Doutora, IEL/Unicamp. Assiste-Doutor Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente, pesquisadora, filiada à FAFICLA/PUC-SP, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia; filiada também à FACHS, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde/PUC-SP, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia. 

 

Downloads

Publicado

2020-03-30

Como Citar

Oliveira, B. de, Silveira, A., Mazo, G. Z., & Lodovici, F. M. M. (2020). Atividades Avançadas de Vida Diária e o processo de individuação de idosos centenários de Florianópolis, SC. Revista Kairós-Gerontologia, 23(1), 277–294. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p277-294

Edição

Seção

Artigos