Actividades Avanzadas de la Vida Diaria y el proceso de individuación de ancianos centenarios de Florianópolis, SC

Autores/as

  • Bernadete de Oliveira Fisioterapeuta, Mestre em Gerontologia, concentração em Gerontologia Social. Doutora em Ciências Sociais: Antropologia, PUC-SP. Professora-convidada em cursos na COGEAE/PUC-SP. Professora-colaboradora no web-site Portal do Envelhecimento (2004-atual). Professora em Instituições de Ensino Superior, Cursos de Graduação e Pós-Graduação (2006-atual). Atua em Clínica Móvel de Fisioterapia Itinerante na Vila Missionário e no Grajaú (2018-atual); na Formação de Cuidadores de Idosos (2005-atual) e em Programas de Qualificação Profissional da Atenção Básica do SUS (2014-atual).
  • Andrea Silveira Psicóloga, UNISUL. Pós-Graduação em Psicogerontologia/UNIP-SP.
  • Giovana Zarpellon Mazo Educadora Física, Doutora em Ciências do Desporto, Universidade do Porto, Portugal. Professor Titular, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil. Docente do Curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • Flamínia Manzano Moreira Lodovici Linguista. Mestre, LAEL/PUC-SP. Doutora, IEL/Unicamp. Assiste-Doutor Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente, pesquisadora, filiada à FAFICLA/PUC-SP, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia; filiada também à FACHS, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde/PUC-SP, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p277-294

Palabras clave:

Anciano centenario, Proceso de individualización, Actividades avanzadas de la vida diaria, Dependencia, Funcionalidad.

Resumen

Este estudio tiene como objetivo identificar las Actividades Avanzadas de la Vida Diaria (AADL's) presentes en las elecciones y acciones de los centenarios en la mesorregión del Gran Florianópolis, estado de Santa Catarina, Brasil, y mostrar a las AAVD's como mediadoras de hábitos de vida, que puede ampliar el proceso de individuación en ancianos centenarios. Este es un estudio descriptivo; cualitativo, basado en la pregunta: “¿Cómo es tu vida diaria hoy, a los 100 años o más?”. A partir del análisis de los discursos de los ocho (08) entrevistados, se observó que las actividades de ocio, las tareas diarias y los roles sociales vividos durante el transcurso de la vida de las personas mayores centenarias, influyen en sus elecciones y satisfacción con las actividades adoptadas en la vida diaria actual. Se consideró que el sujeto explica, a través de actividades avanzadas, su búsqueda de capacidad y potencia de individuación, pues tener una vida plena en la diversidad de la vejez es seguir deseando, con opinión y disposición para elegir las acciones de su vida.

Biografía del autor/a

Bernadete de Oliveira, Fisioterapeuta, Mestre em Gerontologia, concentração em Gerontologia Social. Doutora em Ciências Sociais: Antropologia, PUC-SP. Professora-convidada em cursos na COGEAE/PUC-SP. Professora-colaboradora no web-site Portal do Envelhecimento (2004-atual). Professora em Instituições de Ensino Superior, Cursos de Graduação e Pós-Graduação (2006-atual). Atua em Clínica Móvel de Fisioterapia Itinerante na Vila Missionário e no Grajaú (2018-atual); na Formação de Cuidadores de Idosos (2005-atual) e em Programas de Qualificação Profissional da Atenção Básica do SUS (2014-atual).

Fisioterapeuta, Mestre em Gerontologia, concentração em Gerontologia Social. Doutora em Ciências Sociais: Antropologia, PUC-SP. Professora-convidada em cursos na COGEAE/PUC-SP. Professora-colaboradora no web-site Portal do Envelhecimento (2004-atual). Professora em Instituições de Ensino Superior, Cursos de Graduação e Pós-Graduação (2006-atual). Atua em Clínica Móvel de Fisioterapia Itinerante na Vila Missionário e no Grajaú (2018-atual); na Formação de Cuidadores de Idosos (2005-atual) e em Programas de Qualificação Profissional da Atenção Básica do SUS (2014-atual).

 

Andrea Silveira, Psicóloga, UNISUL. Pós-Graduação em Psicogerontologia/UNIP-SP.

Psicóloga, UNISUL. Pós-Graduação em Psicogerontologia/UNIP-SP.

Giovana Zarpellon Mazo, Educadora Física, Doutora em Ciências do Desporto, Universidade do Porto, Portugal. Professor Titular, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil. Docente do Curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina.

Educadora Física, Doutora em Ciências do Desporto, Universidade do Porto, Portugal. Professor Titular, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil. Docente do Curso de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina. 

 

Flamínia Manzano Moreira Lodovici, Linguista. Mestre, LAEL/PUC-SP. Doutora, IEL/Unicamp. Assiste-Doutor Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente, pesquisadora, filiada à FAFICLA/PUC-SP, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia; filiada também à FACHS, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde/PUC-SP, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia.

Linguista. Mestre, LAEL/PUC-SP. Doutora, IEL/Unicamp. Assiste-Doutor Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente, pesquisadora, filiada à FAFICLA/PUC-SP, Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes, Departamento de Ciências da Linguagem e Filosofia; filiada também à FACHS, Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde/PUC-SP, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia. 

 

Publicado

2020-03-30

Cómo citar

Oliveira, B. de, Silveira, A., Mazo, G. Z., & Lodovici, F. M. M. (2020). Actividades Avanzadas de la Vida Diaria y el proceso de individuación de ancianos centenarios de Florianópolis, SC. Revista Kairós-Gerontologia, 23(1), 277–294. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p277-294

Número

Sección

Artigos