O distanciamento social na pandemia do COVID-19 na saúde mental, nos hábitos alimentares e na capacidade física em idosos: ensaio reflexivo

Autores

  • Guilherme Carlos Brech Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pós-Doutor em Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pós-Doutorando em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP e Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pesquisador do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.
  • Keren Regina da Silva Nutricionista, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.
  • Anderson Pereira da Silva Educador Físico, Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.
  • Thuany Caroline Biazzola Cavalcante Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.
  • José Maria Montiel Psicólogo, Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto de Saúde Mental, Universidade São Francisco, Pós-Doutorado, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, UNESP-SP. Pesquisador colaborador do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPENC), Unisal–Americana e colaborador do Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Esporte (Lepespe), Unesp Rio Claro. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.
  • Adriana Machado Saldiba de Lima Nutricionista, Doutora em Ciências, Programa de Endocrinologia da FMUSP. Pós-Doutorado, FMUSP e pelo Diabetes Research Program da New York University, Langone Medical Center, New York, EUA. Atualmente é Coordenadora e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.
  • Angélica Castilho Alonso - Educadora Física e Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Ciência, Programa de Fisiopatologia Experimental, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP. Pesquisadora do Laboratório do Estudo do Movimento do IOT-HC-FMUSP. Docente do Programa de Mestrado Ciências do Envelhecimento da USJT.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p265-285

Palavras-chave:

Envelhecimento, Qualidade de vida, Isolamento social, Saúde mental, Comportamento alimentar, Aptidão física, COVID-19.

Resumo

O novo coronavírus, nomeado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como COVID-19, foi notificado em dezembro, na China. Em março de 2020 foi declarado Pandemia Mundial, pela OMS, em função do rápido poder de disseminação e mortalidade causado pelo vírus, responsável por mais de 5.519.528 de casos confirmados e 159.562 óbitos no Brasil até a data de 31 de outubro de 2020.

Diante desse cenário foram recomendadas, pela OMS, medidas de distanciamento social, com o objetivo de conter a rápida progressão da disseminação do vírus e consequente sobrecarrega dos sistemas de saúde. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise reflexiva referente ao distanciamento social em idosos, decorrente do COVID-19, nos aspectos da saúde mental, nutricional e da capacidade física, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciência de Envelhecimento, da Universidade São Judas Tadeu, SP, Brasil. Nesse período de distanciamento social, torna-se importante, principalmente para a população idosa, a manutenção de uma rotina diária que promova a atenção para aspectos relacionados à saúde mental, hábitos alimentares e capacidade física.

 

Biografia do Autor

Guilherme Carlos Brech, Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pós-Doutor em Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pós-Doutorando em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP e Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pesquisador do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pós-Doutor em Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pós-Doutorando em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP e Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pesquisador do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

Keren Regina da Silva, Nutricionista, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Nutricionista, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

Anderson Pereira da Silva, Educador Físico, Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Educador Físico, Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

Thuany Caroline Biazzola Cavalcante, Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

José Maria Montiel, Psicólogo, Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto de Saúde Mental, Universidade São Francisco, Pós-Doutorado, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, UNESP-SP. Pesquisador colaborador do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPENC), Unisal–Americana e colaborador do Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Esporte (Lepespe), Unesp Rio Claro. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Psicólogo, Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto de Saúde Mental, Universidade São Francisco, Pós-Doutorado, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, UNESP-SP. Pesquisador colaborador do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPENC), Unisal–Americana e colaborador do Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Esporte (Lepespe), Unesp Rio Claro. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

Adriana Machado Saldiba de Lima, Nutricionista, Doutora em Ciências, Programa de Endocrinologia da FMUSP. Pós-Doutorado, FMUSP e pelo Diabetes Research Program da New York University, Langone Medical Center, New York, EUA. Atualmente é Coordenadora e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Nutricionista, Doutora em Ciências, Programa de Endocrinologia da FMUSP. Pós-Doutorado, FMUSP e pelo Diabetes Research Program da New York University, Langone Medical Center, New York, EUA. Atualmente é Coordenadora e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

Angélica Castilho Alonso, - Educadora Física e Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Ciência, Programa de Fisiopatologia Experimental, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP. Pesquisadora do Laboratório do Estudo do Movimento do IOT-HC-FMUSP. Docente do Programa de Mestrado Ciências do Envelhecimento da USJT.

Educadora Física e Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Ciência, Programa de Fisiopatologia Experimental, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP. Pesquisadora do Laboratório do Estudo do Movimento do IOT-HC-FMUSP. Docente do Programa de Mestrado Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Brech, G. C., Silva, K. R. da, Pereira da Silva, A., Cavalcante, T. C. B., Montiel, J. M., Lima, A. M. S. de, & Alonso, A. C. (2020). O distanciamento social na pandemia do COVID-19 na saúde mental, nos hábitos alimentares e na capacidade física em idosos: ensaio reflexivo. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 265–285. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p265-285