Distancia social en la pandemia COVID-19 en salud mental, hábitos alimenticios y capacidad física en ancianos: ensayo reflexivo

Autores/as

  • Guilherme Carlos Brech Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pós-Doutor em Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pós-Doutorando em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP e Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pesquisador do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.
  • Keren Regina da Silva Nutricionista, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.
  • Anderson Pereira da Silva Educador Físico, Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.
  • Thuany Caroline Biazzola Cavalcante Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.
  • José Maria Montiel Psicólogo, Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto de Saúde Mental, Universidade São Francisco, Pós-Doutorado, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, UNESP-SP. Pesquisador colaborador do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPENC), Unisal–Americana e colaborador do Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Esporte (Lepespe), Unesp Rio Claro. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.
  • Adriana Machado Saldiba de Lima Nutricionista, Doutora em Ciências, Programa de Endocrinologia da FMUSP. Pós-Doutorado, FMUSP e pelo Diabetes Research Program da New York University, Langone Medical Center, New York, EUA. Atualmente é Coordenadora e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.
  • Angélica Castilho Alonso - Educadora Física e Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Ciência, Programa de Fisiopatologia Experimental, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP. Pesquisadora do Laboratório do Estudo do Movimento do IOT-HC-FMUSP. Docente do Programa de Mestrado Ciências do Envelhecimento da USJT.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p265-285

Palabras clave:

Envejecimiento, Calidad de Vida, Aislamiento Social, Salud Mental, Conducta alimentaria, Aptitud física, COVID-19.

Resumen

El nuevo coronavirus, nombrado por la Organización Mundial de la Salud (OMS) como COVID-19, fue notificado en diciembre en China. En marzo de 2020, la OMS declaró la Pandemia Mundial, debido al rápido poder de diseminación y mortalidad causada por el virus, responsable de más de 5.519.528 casos confirmados y 159.562 muertes en Brasil hasta la fecha del 31 de octubre de 2020. Antes A partir de este escenario, la OMS recomendó medidas de distanciamiento social, con el fin de contener la rápida progresión de la propagación del virus y, en consecuencia, sobrecargar los sistemas de salud. El objetivo de este estudio fue realizar un análisis reflexivo sobre la distancia social en los adultos mayores, resultado de COVID-19, en los aspectos de salud mental, nutrición y capacidad física, desarrollado en el Programa de Posgrado en Ciencias del Envejecimiento de la Universidade São Judas Tadeu, SP, Brasil. En este período de distanciamiento social, es importante, especialmente para la población anciana, mantener una rutina diaria que contemple promover la atención a aspectos relacionados con la salud mental, los hábitos alimentarios y la capacidad física.

 

Biografía del autor/a

Guilherme Carlos Brech, Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pós-Doutor em Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pós-Doutorando em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP e Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pesquisador do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pós-Doutor em Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pós-Doutorando em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP e Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pesquisador do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

Keren Regina da Silva, Nutricionista, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Nutricionista, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

Anderson Pereira da Silva, Educador Físico, Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Educador Físico, Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

Thuany Caroline Biazzola Cavalcante, Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

José Maria Montiel, Psicólogo, Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto de Saúde Mental, Universidade São Francisco, Pós-Doutorado, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, UNESP-SP. Pesquisador colaborador do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPENC), Unisal–Americana e colaborador do Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Esporte (Lepespe), Unesp Rio Claro. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Psicólogo, Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto de Saúde Mental, Universidade São Francisco, Pós-Doutorado, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, UNESP-SP. Pesquisador colaborador do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPENC), Unisal–Americana e colaborador do Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Esporte (Lepespe), Unesp Rio Claro. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

Adriana Machado Saldiba de Lima, Nutricionista, Doutora em Ciências, Programa de Endocrinologia da FMUSP. Pós-Doutorado, FMUSP e pelo Diabetes Research Program da New York University, Langone Medical Center, New York, EUA. Atualmente é Coordenadora e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Nutricionista, Doutora em Ciências, Programa de Endocrinologia da FMUSP. Pós-Doutorado, FMUSP e pelo Diabetes Research Program da New York University, Langone Medical Center, New York, EUA. Atualmente é Coordenadora e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

Angélica Castilho Alonso, - Educadora Física e Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Ciência, Programa de Fisiopatologia Experimental, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP. Pesquisadora do Laboratório do Estudo do Movimento do IOT-HC-FMUSP. Docente do Programa de Mestrado Ciências do Envelhecimento da USJT.

Educadora Física e Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Ciência, Programa de Fisiopatologia Experimental, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP. Pesquisadora do Laboratório do Estudo do Movimento do IOT-HC-FMUSP. Docente do Programa de Mestrado Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

Publicado

2020-09-30

Cómo citar

Brech, G. C., Silva, K. R. da, Pereira da Silva, A., Cavalcante, T. C. B., Montiel, J. M., Lima, A. M. S. de, & Alonso, A. C. (2020). Distancia social en la pandemia COVID-19 en salud mental, hábitos alimenticios y capacidad física en ancianos: ensayo reflexivo. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 265–285. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p265-285