Idoso, COVID-19 e mídia jornalística

Autores

  • Susanne Pinheiro Costa e Silva Enfermeira. Doutora em Psicologia. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva, Universidade Federal da Paraíba, UFPB.
  • Maria Joycielle de Lima Maciel Graduanda de Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba; Pesquisadora do CNPq.
  • Khesia Kelly Cardoso Matos Bacharel em Enfermagem, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF. Mestre em Psicologia, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF. Professora do Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual da Bahia, UNEB, e na Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC). E-mail:
  • Sara Soares dos Santos - Enfermeira, Universidade Federal do Vale São Francisco. Mestre em Ciências, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (EERP/USP). E-mail:
  • Daniel Henrique Pereira Espíndula Graduado em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco. Mestre e Doutor em Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-Doutor em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Univasf.
  • Genilson Lima e Silva Graduação em Administração e Especialização em Gestão Pública, Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atualmente é administrador da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p287-307

Palavras-chave:

Idosos, Covid-19, Representações sociais, Mídia.

Resumo

O presente artigo buscou identificar as representações sobre idosos e COVID-19 em matérias jornalísticas. Com base na Teoria das Representações Sociais, foram analisadas 60 reportagens publicadas entre janeiro e abril de 2020 nos jornais O Globo e Super notícia. O material foi tratado pelo software Iramuteq. As representações encontradas alinham-se com a abordagem da COVID-19, como um risco potencial para idosos; necessidade de proteção da saúde para evitar contaminação, possibilitada pelo distanciamento social e questões políticas.

 

Biografia do Autor

Susanne Pinheiro Costa e Silva, Enfermeira. Doutora em Psicologia. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva, Universidade Federal da Paraíba, UFPB.

Enfermeira. Doutora em Psicologia. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva, Universidade Federal da Paraíba, UFPB.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-9864-3279

 

Maria Joycielle de Lima Maciel, Graduanda de Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba; Pesquisadora do CNPq.

Graduanda de Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba; Pesquisadora do CNPq.

 

 

Khesia Kelly Cardoso Matos, Bacharel em Enfermagem, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF. Mestre em Psicologia, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF. Professora do Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual da Bahia, UNEB, e na Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC). E-mail:

Bacharel em Enfermagem, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF. Mestre em Psicologia, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF. Professora do Departamento de Enfermagem, Universidade Estadual da Bahia, UNEB, e na Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC).

 

Sara Soares dos Santos, - Enfermeira, Universidade Federal do Vale São Francisco. Mestre em Ciências, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (EERP/USP). E-mail:

Enfermeira, Universidade Federal do Vale São Francisco. Mestre em Ciências, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (EERP/USP).

 

Daniel Henrique Pereira Espíndula, Graduado em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco. Mestre e Doutor em Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-Doutor em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Univasf.

Graduado em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco. Mestre e Doutor em Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo. Pós-Doutor em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE. Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF. Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Univasf.

 

Genilson Lima e Silva, Graduação em Administração e Especialização em Gestão Pública, Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atualmente é administrador da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

Graduação em Administração e Especialização em Gestão Pública, Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atualmente é administrador da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

 

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Costa e Silva, S. P., Maciel, M. J. de L., Matos, K. K. C., Santos, S. S. dos, Espíndula, D. H. P., & Lima e Silva, G. (2020). Idoso, COVID-19 e mídia jornalística. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 287–307. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p287-307