Panorama das Características de Pessoas Centenárias na Bahia e Pernambuco.

Autores

  • Eliana Sales Brito Fisioterapeuta, Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Doutora e Mestra em Família na Sociedade Contemporânea, Universidade Católica do Salvador. Na Universidade Católica do Salvador, exerceu o magistério e ocupou os cargos de Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária, Coordenadora do Curso de Fisioterapia e Coordenadora de Estágio. É co-líder do Grupo de Pesquisa Família, Inclusão e Desenvolvimento Humano UCSal. Membro do Grupo de Pesquisa: Família, (Auto)Biografia e Poética, FABEP/UCSAL.
  • Marilaine Menezes Ferreira Enfermeira, Universidade Católica do Salvador. Especialista em Nefrologia e em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Doutora e Mestre pelo PPG em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador, na linha de Contextos Familiares e Subjetividade. Atualmente é Professora-Adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP. Coordenadora Acadêmica do curso de Pós-Graduação de Enfermagem em Urgência e Emergência da EBMSP. Membro do Grupo de Pesquisa: Família, Autobiografia e Poética da Universidade Católica do Salvador e do Grupo de Pesquisa: G. Pesquisa e Extensão na Saúde da Criança e Adolescente - linha de Contextos Familiares e Saúde da Criança e do Adolescente. Ministra aulas nas disciplinas de Urgência e Emergência, Bioética e Legislação, Semiologia e Semiotécnica, Cuidado ao Paciente Crítico, Fundamentos de Enfermagem. Atuou na área de Atenção Domiciliar, Terapia Intensiva, Emergência e Ensino na Enfermagem, com cargos de gestão e assistência.
  • Elaine Pedreira Rabinovich Psicóloga, Universidade de São Paulo. Mestrado em Psicologia Experimental, USP, e Doutorado em Psicologia Social, USP. Pós-Doutorado, USP. Atualmente é professora da Universidade Católica do Salvador. Membro-fundador do LAPSI/IPUSP, foi editor-assistente da Revista Brasileira Crescimento e Desenvolvimento Humano-FSP/USP. Atua na área de Psicologia Clínica. Como pesquisadora, sua área é Psicologia do Desenvolvimento e Ambiental, nos seguintes temas: desenvolvimento, família, moradia, nomes, criança e ambiente. Editor com Ana Cecília Bastos de Living in Poverty: developmental poetics of cultural realities (2009, IAP), com quem colabora, conjuntamente com Prof. Dr. Jaan Valsiner, em pesquisa subvencionado pelo CNPq. Professora-visitante do curso de Pós-Graduação do Dpto. de Psicologia Social do Instituto de Psicologia, USP, Psicologia Social e História, em conjunto com a Profa. Dra. Eda Tassara e o Prof. Dr. Jean-Pierre Goubert, da EHSS. Professora visitante na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2001). Pesquisadora do grupo de ambiental do Instituto de Estudos Avançados/USP. Coordena o Grupo de Pesquisas Família, (auto)Biografia e Poética, FABEP/UCSAL. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Estudos Jungianos em Família (UCSal)
  • Cristina Maria de Souza Brito Dias Psicóloga, Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Mestrado e Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília. Professora-Aadjunto IV, aposentada, da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Tem experiência em pesquisa na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica (Casal e Família) e Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: família, relação avós-netos, relacionamento intergeracional, adoção e envelhecimento. Membro do grupo de pesquisa e linha de pesquisa Família, Interação Social e Saúde, UNICAP, e do grupo da ANPEPP Casal e Família: Estudos Psicossociais e Psicoterapia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p111-132

Palavras-chave:

Idosos, Centenários, Família.

Resumo

Este estudo interinstitucional teve como objetivo conhecer o perfil de idosos centenários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida com 12 idosos com idade igual ou superior a 95 anos, mediante utilização de questionário e entrevista. Os dados, comparados com a literatura, evidenciaram predomínio do sexo feminino, com idade entre 96 e 104 anos, viúvos, aposentados. A hipertensão foi o problema de saúde mais relatado e nenhum deles praticava atividade física. Fazem-se necessários mais estudos nesta área.

 

Biografia do Autor

Eliana Sales Brito, Fisioterapeuta, Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Doutora e Mestra em Família na Sociedade Contemporânea, Universidade Católica do Salvador. Na Universidade Católica do Salvador, exerceu o magistério e ocupou os cargos de Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária, Coordenadora do Curso de Fisioterapia e Coordenadora de Estágio. É co-líder do Grupo de Pesquisa Família, Inclusão e Desenvolvimento Humano UCSal. Membro do Grupo de Pesquisa: Família, (Auto)Biografia e Poética, FABEP/UCSAL.

Fisioterapeuta, Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Doutora e Mestra em Família na Sociedade Contemporânea, Universidade Católica do Salvador. Na Universidade Católica do Salvador, exerceu o magistério e ocupou os cargos de Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária, Coordenadora do Curso de Fisioterapia e Coordenadora de Estágio. É co-líder do Grupo de Pesquisa Família, Inclusão e Desenvolvimento Humano UCSal. Membro do Grupo de Pesquisa: Família, (Auto)Biografia e Poética, FABEP/UCSAL.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-3738-0150.

 

Marilaine Menezes Ferreira, Enfermeira, Universidade Católica do Salvador. Especialista em Nefrologia e em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Doutora e Mestre pelo PPG em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador, na linha de Contextos Familiares e Subjetividade. Atualmente é Professora-Adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP. Coordenadora Acadêmica do curso de Pós-Graduação de Enfermagem em Urgência e Emergência da EBMSP. Membro do Grupo de Pesquisa: Família, Autobiografia e Poética da Universidade Católica do Salvador e do Grupo de Pesquisa: G. Pesquisa e Extensão na Saúde da Criança e Adolescente - linha de Contextos Familiares e Saúde da Criança e do Adolescente. Ministra aulas nas disciplinas de Urgência e Emergência, Bioética e Legislação, Semiologia e Semiotécnica, Cuidado ao Paciente Crítico, Fundamentos de Enfermagem. Atuou na área de Atenção Domiciliar, Terapia Intensiva, Emergência e Ensino na Enfermagem, com cargos de gestão e assistência.

Enfermeira, Universidade Católica do Salvador. Especialista em Nefrologia e em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Doutora e Mestre pelo PPG em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador, na linha de Contextos Familiares e Subjetividade. Atualmente é Professora-Adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP. Coordenadora Acadêmica do curso de Pós-Graduação de Enfermagem em Urgência e Emergência da EBMSP. Membro do Grupo de Pesquisa: Família, Autobiografia e Poética da Universidade Católica do Salvador e do Grupo de Pesquisa: G. Pesquisa e Extensão na Saúde da Criança e Adolescente - linha de Contextos Familiares e Saúde da Criança e do Adolescente. Ministra aulas nas disciplinas de Urgência e Emergência, Bioética e Legislação, Semiologia e Semiotécnica, Cuidado ao Paciente Crítico, Fundamentos de Enfermagem. Atuou na área de Atenção Domiciliar, Terapia Intensiva, Emergência e Ensino na Enfermagem, com cargos de gestão e assistência.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0562-5523.

 

Elaine Pedreira Rabinovich, Psicóloga, Universidade de São Paulo. Mestrado em Psicologia Experimental, USP, e Doutorado em Psicologia Social, USP. Pós-Doutorado, USP. Atualmente é professora da Universidade Católica do Salvador. Membro-fundador do LAPSI/IPUSP, foi editor-assistente da Revista Brasileira Crescimento e Desenvolvimento Humano-FSP/USP. Atua na área de Psicologia Clínica. Como pesquisadora, sua área é Psicologia do Desenvolvimento e Ambiental, nos seguintes temas: desenvolvimento, família, moradia, nomes, criança e ambiente. Editor com Ana Cecília Bastos de Living in Poverty: developmental poetics of cultural realities (2009, IAP), com quem colabora, conjuntamente com Prof. Dr. Jaan Valsiner, em pesquisa subvencionado pelo CNPq. Professora-visitante do curso de Pós-Graduação do Dpto. de Psicologia Social do Instituto de Psicologia, USP, Psicologia Social e História, em conjunto com a Profa. Dra. Eda Tassara e o Prof. Dr. Jean-Pierre Goubert, da EHSS. Professora visitante na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2001). Pesquisadora do grupo de ambiental do Instituto de Estudos Avançados/USP. Coordena o Grupo de Pesquisas Família, (auto)Biografia e Poética, FABEP/UCSAL. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Estudos Jungianos em Família (UCSal)

Psicóloga, Universidade de São Paulo. Mestrado em Psicologia Experimental, USP, e Doutorado em Psicologia Social, USP. Pós-Doutorado, USP.  Atualmente é professora da Universidade Católica do Salvador. Membro-fundador do LAPSI/IPUSP, foi editor-assistente da Revista Brasileira Crescimento e Desenvolvimento Humano-FSP/USP. Atua na área de Psicologia Clínica. Como pesquisadora, sua área é Psicologia do Desenvolvimento e Ambiental, nos seguintes temas: desenvolvimento, família, moradia, nomes, criança e ambiente. Editor com Ana Cecília Bastos de Living in Poverty: developmental poetics of cultural realities (2009, IAP), com quem colabora, conjuntamente com Prof. Dr. Jaan Valsiner, em pesquisa subvencionado pelo CNPq. Professora-visitante do curso de Pós-Graduação do Dpto. de Psicologia Social do Instituto de Psicologia, USP, Psicologia Social e História, em conjunto com a Profa. Dra. Eda Tassara e o Prof. Dr. Jean-Pierre Goubert, da EHSS. Professora visitante na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2001). Pesquisadora do grupo de ambiental do Instituto de Estudos Avançados/USP. Coordena o Grupo de Pesquisas Família, (auto)Biografia e Poética, FABEP/UCSAL. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Estudos Jungianos em Família (UCSal)

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3048-6609.

 

Cristina Maria de Souza Brito Dias, Psicóloga, Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Mestrado e Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília. Professora-Aadjunto IV, aposentada, da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Tem experiência em pesquisa na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica (Casal e Família) e Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: família, relação avós-netos, relacionamento intergeracional, adoção e envelhecimento. Membro do grupo de pesquisa e linha de pesquisa Família, Interação Social e Saúde, UNICAP, e do grupo da ANPEPP Casal e Família: Estudos Psicossociais e Psicoterapia.

Psicóloga, Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Mestrado e Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília. Professora-Aadjunto IV, aposentada, da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Tem experiência em pesquisa na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica (Casal e Família) e Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: família, relação avós-netos, relacionamento intergeracional, adoção e envelhecimento. Membro do grupo de pesquisa e linha de pesquisa Família, Interação Social e Saúde, UNICAP, e do grupo da ANPEPP Casal e Família: Estudos Psicossociais e Psicoterapia.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-7636-6701

 

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Brito, E. S., Ferreira, M. M., Rabinovich, E. P., & Dias, C. M. de S. B. (2020). Panorama das Características de Pessoas Centenárias na Bahia e Pernambuco. Revista Kairós-Gerontologia, 23(3), 111–132. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p111-132

Edição

Seção

Artigos