Overview of the Characteristics of Centenary People in Bahia and Pernambuco

Authors

  • Eliana Sales Brito Fisioterapeuta, Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Doutora e Mestra em Família na Sociedade Contemporânea, Universidade Católica do Salvador. Na Universidade Católica do Salvador, exerceu o magistério e ocupou os cargos de Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária, Coordenadora do Curso de Fisioterapia e Coordenadora de Estágio. É co-líder do Grupo de Pesquisa Família, Inclusão e Desenvolvimento Humano UCSal. Membro do Grupo de Pesquisa: Família, (Auto)Biografia e Poética, FABEP/UCSAL.
  • Marilaine Menezes Ferreira Enfermeira, Universidade Católica do Salvador. Especialista em Nefrologia e em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Doutora e Mestre pelo PPG em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador, na linha de Contextos Familiares e Subjetividade. Atualmente é Professora-Adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP. Coordenadora Acadêmica do curso de Pós-Graduação de Enfermagem em Urgência e Emergência da EBMSP. Membro do Grupo de Pesquisa: Família, Autobiografia e Poética da Universidade Católica do Salvador e do Grupo de Pesquisa: G. Pesquisa e Extensão na Saúde da Criança e Adolescente - linha de Contextos Familiares e Saúde da Criança e do Adolescente. Ministra aulas nas disciplinas de Urgência e Emergência, Bioética e Legislação, Semiologia e Semiotécnica, Cuidado ao Paciente Crítico, Fundamentos de Enfermagem. Atuou na área de Atenção Domiciliar, Terapia Intensiva, Emergência e Ensino na Enfermagem, com cargos de gestão e assistência.
  • Elaine Pedreira Rabinovich Psicóloga, Universidade de São Paulo. Mestrado em Psicologia Experimental, USP, e Doutorado em Psicologia Social, USP. Pós-Doutorado, USP. Atualmente é professora da Universidade Católica do Salvador. Membro-fundador do LAPSI/IPUSP, foi editor-assistente da Revista Brasileira Crescimento e Desenvolvimento Humano-FSP/USP. Atua na área de Psicologia Clínica. Como pesquisadora, sua área é Psicologia do Desenvolvimento e Ambiental, nos seguintes temas: desenvolvimento, família, moradia, nomes, criança e ambiente. Editor com Ana Cecília Bastos de Living in Poverty: developmental poetics of cultural realities (2009, IAP), com quem colabora, conjuntamente com Prof. Dr. Jaan Valsiner, em pesquisa subvencionado pelo CNPq. Professora-visitante do curso de Pós-Graduação do Dpto. de Psicologia Social do Instituto de Psicologia, USP, Psicologia Social e História, em conjunto com a Profa. Dra. Eda Tassara e o Prof. Dr. Jean-Pierre Goubert, da EHSS. Professora visitante na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2001). Pesquisadora do grupo de ambiental do Instituto de Estudos Avançados/USP. Coordena o Grupo de Pesquisas Família, (auto)Biografia e Poética, FABEP/UCSAL. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Estudos Jungianos em Família (UCSal)
  • Cristina Maria de Souza Brito Dias Psicóloga, Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Mestrado e Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília. Professora-Aadjunto IV, aposentada, da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Tem experiência em pesquisa na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica (Casal e Família) e Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: família, relação avós-netos, relacionamento intergeracional, adoção e envelhecimento. Membro do grupo de pesquisa e linha de pesquisa Família, Interação Social e Saúde, UNICAP, e do grupo da ANPEPP Casal e Família: Estudos Psicossociais e Psicoterapia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p111-132

Keywords:

Elderly, Centenarians, Family.

Abstract

This interinstitutional study aimed to describe the profile of centenary elderly people. To attain this objective a qualitative research carried out with 12 elderly people aged 95 or over using a questionnaire and an interview. The data were compared with the literature and showed a predominance of females, aged between 96 and 104 years old, widowed, retired. Hypertension was the most reported health problem and none of them practiced physical activity. Further studies are needed in this area.

 

Author Biographies

Eliana Sales Brito, Fisioterapeuta, Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Doutora e Mestra em Família na Sociedade Contemporânea, Universidade Católica do Salvador. Na Universidade Católica do Salvador, exerceu o magistério e ocupou os cargos de Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária, Coordenadora do Curso de Fisioterapia e Coordenadora de Estágio. É co-líder do Grupo de Pesquisa Família, Inclusão e Desenvolvimento Humano UCSal. Membro do Grupo de Pesquisa: Família, (Auto)Biografia e Poética, FABEP/UCSAL.

Fisioterapeuta, Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. Doutora e Mestra em Família na Sociedade Contemporânea, Universidade Católica do Salvador. Na Universidade Católica do Salvador, exerceu o magistério e ocupou os cargos de Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária, Coordenadora do Curso de Fisioterapia e Coordenadora de Estágio. É co-líder do Grupo de Pesquisa Família, Inclusão e Desenvolvimento Humano UCSal. Membro do Grupo de Pesquisa: Família, (Auto)Biografia e Poética, FABEP/UCSAL.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-3738-0150.

 

Marilaine Menezes Ferreira, Enfermeira, Universidade Católica do Salvador. Especialista em Nefrologia e em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Doutora e Mestre pelo PPG em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador, na linha de Contextos Familiares e Subjetividade. Atualmente é Professora-Adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP. Coordenadora Acadêmica do curso de Pós-Graduação de Enfermagem em Urgência e Emergência da EBMSP. Membro do Grupo de Pesquisa: Família, Autobiografia e Poética da Universidade Católica do Salvador e do Grupo de Pesquisa: G. Pesquisa e Extensão na Saúde da Criança e Adolescente - linha de Contextos Familiares e Saúde da Criança e do Adolescente. Ministra aulas nas disciplinas de Urgência e Emergência, Bioética e Legislação, Semiologia e Semiotécnica, Cuidado ao Paciente Crítico, Fundamentos de Enfermagem. Atuou na área de Atenção Domiciliar, Terapia Intensiva, Emergência e Ensino na Enfermagem, com cargos de gestão e assistência.

Enfermeira, Universidade Católica do Salvador. Especialista em Nefrologia e em Metodologia e Didática do Ensino Superior. Doutora e Mestre pelo PPG em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador, na linha de Contextos Familiares e Subjetividade. Atualmente é Professora-Adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP. Coordenadora Acadêmica do curso de Pós-Graduação de Enfermagem em Urgência e Emergência da EBMSP. Membro do Grupo de Pesquisa: Família, Autobiografia e Poética da Universidade Católica do Salvador e do Grupo de Pesquisa: G. Pesquisa e Extensão na Saúde da Criança e Adolescente - linha de Contextos Familiares e Saúde da Criança e do Adolescente. Ministra aulas nas disciplinas de Urgência e Emergência, Bioética e Legislação, Semiologia e Semiotécnica, Cuidado ao Paciente Crítico, Fundamentos de Enfermagem. Atuou na área de Atenção Domiciliar, Terapia Intensiva, Emergência e Ensino na Enfermagem, com cargos de gestão e assistência.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0562-5523.

 

Elaine Pedreira Rabinovich, Psicóloga, Universidade de São Paulo. Mestrado em Psicologia Experimental, USP, e Doutorado em Psicologia Social, USP. Pós-Doutorado, USP. Atualmente é professora da Universidade Católica do Salvador. Membro-fundador do LAPSI/IPUSP, foi editor-assistente da Revista Brasileira Crescimento e Desenvolvimento Humano-FSP/USP. Atua na área de Psicologia Clínica. Como pesquisadora, sua área é Psicologia do Desenvolvimento e Ambiental, nos seguintes temas: desenvolvimento, família, moradia, nomes, criança e ambiente. Editor com Ana Cecília Bastos de Living in Poverty: developmental poetics of cultural realities (2009, IAP), com quem colabora, conjuntamente com Prof. Dr. Jaan Valsiner, em pesquisa subvencionado pelo CNPq. Professora-visitante do curso de Pós-Graduação do Dpto. de Psicologia Social do Instituto de Psicologia, USP, Psicologia Social e História, em conjunto com a Profa. Dra. Eda Tassara e o Prof. Dr. Jean-Pierre Goubert, da EHSS. Professora visitante na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2001). Pesquisadora do grupo de ambiental do Instituto de Estudos Avançados/USP. Coordena o Grupo de Pesquisas Família, (auto)Biografia e Poética, FABEP/UCSAL. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Estudos Jungianos em Família (UCSal)

Psicóloga, Universidade de São Paulo. Mestrado em Psicologia Experimental, USP, e Doutorado em Psicologia Social, USP. Pós-Doutorado, USP.  Atualmente é professora da Universidade Católica do Salvador. Membro-fundador do LAPSI/IPUSP, foi editor-assistente da Revista Brasileira Crescimento e Desenvolvimento Humano-FSP/USP. Atua na área de Psicologia Clínica. Como pesquisadora, sua área é Psicologia do Desenvolvimento e Ambiental, nos seguintes temas: desenvolvimento, família, moradia, nomes, criança e ambiente. Editor com Ana Cecília Bastos de Living in Poverty: developmental poetics of cultural realities (2009, IAP), com quem colabora, conjuntamente com Prof. Dr. Jaan Valsiner, em pesquisa subvencionado pelo CNPq. Professora-visitante do curso de Pós-Graduação do Dpto. de Psicologia Social do Instituto de Psicologia, USP, Psicologia Social e História, em conjunto com a Profa. Dra. Eda Tassara e o Prof. Dr. Jean-Pierre Goubert, da EHSS. Professora visitante na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2001). Pesquisadora do grupo de ambiental do Instituto de Estudos Avançados/USP. Coordena o Grupo de Pesquisas Família, (auto)Biografia e Poética, FABEP/UCSAL. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Estudos Jungianos em Família (UCSal)

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3048-6609.

 

Cristina Maria de Souza Brito Dias, Psicóloga, Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Mestrado e Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília. Professora-Aadjunto IV, aposentada, da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Tem experiência em pesquisa na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica (Casal e Família) e Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: família, relação avós-netos, relacionamento intergeracional, adoção e envelhecimento. Membro do grupo de pesquisa e linha de pesquisa Família, Interação Social e Saúde, UNICAP, e do grupo da ANPEPP Casal e Família: Estudos Psicossociais e Psicoterapia.

Psicóloga, Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Mestrado e Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília. Professora-Aadjunto IV, aposentada, da Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora adjunto IV da Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP. Tem experiência em pesquisa na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica (Casal e Família) e Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: família, relação avós-netos, relacionamento intergeracional, adoção e envelhecimento. Membro do grupo de pesquisa e linha de pesquisa Família, Interação Social e Saúde, UNICAP, e do grupo da ANPEPP Casal e Família: Estudos Psicossociais e Psicoterapia.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-7636-6701

 

Published

2020-09-30

How to Cite

Brito, E. S., Ferreira, M. M., Rabinovich, E. P., & Dias, C. M. de S. B. (2020). Overview of the Characteristics of Centenary People in Bahia and Pernambuco. Revista Kairós-Gerontologia, 23(3), 111–132. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p111-132

Issue

Section

Papers