Aspectos multifatoriais da mobilidade e mobilidade urbana do idoso na cidade de São Paulo

Aline Oliveira Lage, Ana Caroline Martins de Souza, Andressa Vieira de Souza, Karina Santos Silva, Michelle Alves Wilchez, Anderson Pereira da Silva, Guilherme Carlos Brech, Angélica Castilho Alonso

Resumo


A liberdade de locomoção é um direito humano essencial que possibilita às pessoas o exercício da interação social e da cidadania. A garantia da acessibilidade ainda é um desafio, especificamente nas áreas urbanas e para pessoas com mobilidade reduzida. O objetivo do presente estudo é avaliar a mobilidade dos idosos como pedestres, motociclistas, motoristas, ciclistas e usuários de transporte público. Foram avaliados 100 idosos por meio de um questionário com questões pertinentes à mobilidade, e mobilidade urbana, como motoristas, pedestres, motociclistas, ciclistas e usuários de transporte público. O transporte público, seguido dos automóveis são os meios de transporte mais utilizados. A facilidade e qualidade desses meios de transporte são apontados como principais motivos para tal. Uma parcela pequena dos idosos apresentaram dificuldade motoras, visuais ou cognitivas. A maioria dos idosos não reconhece as alterações decorrentes do envelhecimento em relação às capacidades motoras, visuais e cognitivas como motoristas, ciclistas, motociclistas, usuários de transporte público e pedestres. No entanto, eles têm percepções, principalmente do meio externo, relacionadas à mobilidade urbana, que lhes causam dificuldades, assim como mudanças de mobilidade que fazem com que mudem de comportamento como andar e dirigir mais devagar e evitar alguns meios de transporte.

Palavras-chave


Mobilidade; Idoso; Acidente de trânsito; Quedas em vias públicas.

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DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p45-64

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