Música no cuidado em saúde do idoso: revisão integrativa

Autores

  • Jakelly Lourenço da Silva Enfermeira, Universidade Federal Fluminense, UFF. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional de Enfermagem Assistencial, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, UFF. Especialista em PICS e CCIH. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-7436-2034
  • Gleyce Moreno Barbosa Doutora em Ciências Farmacêuticas, UFRJ. Professora do Departamento de Tecnologia Farmacêutica. Professora adjunta da Faculdade de Farmácia, Universidade Federal Fluminense. Área de atuação: Cosméticos, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
  • Fátima Helena do Espírito Santo Enfermeira, Doutora em Enfermagem, UFRJ. Professora associada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Área de atuação: Ensino em Enfermagem e Saúde, Cuidado em Saúde e Enfermagem, Saúde do Adulto e Idoso, Enfermagem Gerontológica e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, aliadas ao cuidado em Saúde e Enfermagem.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p81-102

Palavras-chave:

Palavras-chave, Musicoterapia, Idoso, Enfermagem Geriátrica.

Resumo

Este estudo objetivou caracterizar a produção científica sobre o uso da música no cuidado ao idoso, mediante revisão integrativa realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SciELO, BDENF e PubMed. A amostra final foi composta por 22 estudos. O uso da música foi observado em idosos com doenças decorrentes, muitas vezes, da idade avançada, como a hipertensão arterial e a demência. Os resultados obtidos sugerem que a música exerce efeito positivo para reduzir a dor, a ansiedade e os sintomas de demência.

 

Biografia do Autor

Jakelly Lourenço da Silva, Enfermeira, Universidade Federal Fluminense, UFF. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional de Enfermagem Assistencial, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, UFF. Especialista em PICS e CCIH. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-7436-2034

Enfermeira, Universidade Federal Fluminense, UFF. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional de Enfermagem Assistencial, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, UFF. Especialista em PICS e CCIH.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-7436-2034

 

 

 

 

Gleyce Moreno Barbosa, Doutora em Ciências Farmacêuticas, UFRJ. Professora do Departamento de Tecnologia Farmacêutica. Professora adjunta da Faculdade de Farmácia, Universidade Federal Fluminense. Área de atuação: Cosméticos, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

Doutora em Ciências Farmacêuticas, UFRJ. Professora do Departamento de Tecnologia Farmacêutica. Professora adjunta da Faculdade de Farmácia, Universidade Federal Fluminense. Área de atuação: Cosméticos, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-2395-5083

 

Fátima Helena do Espírito Santo, Enfermeira, Doutora em Enfermagem, UFRJ. Professora associada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Área de atuação: Ensino em Enfermagem e Saúde, Cuidado em Saúde e Enfermagem, Saúde do Adulto e Idoso, Enfermagem Gerontológica e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, aliadas ao cuidado em Saúde e Enfermagem.

Enfermeira, Doutora em Enfermagem, UFRJ. Professora associada da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa. Universidade Federal Fluminense, Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Área de atuação: Ensino em Enfermagem e Saúde, Cuidado em Saúde e Enfermagem, Saúde do Adulto e Idoso, Enfermagem Gerontológica e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, aliadas ao cuidado em Saúde e Enfermagem.

URL: https://orcid.org/0000-0003-4611-5586

 

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

Silva, J. L. da, Barbosa, G. M., & Espírito Santo, F. H. do. (2020). Música no cuidado em saúde do idoso: revisão integrativa. Revista Kairós-Gerontologia, 23(4), 81–102. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p81-102

Edição

Seção

Artigos