Idosos com doença renal crônica: narrativas de vivências pós-transplante renal

Autores

  • Ruth Gelehrter da Costa Lopes Doutora em Saúde Pública-USP. Psicóloga. Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) no Curso de Psicologia. Coordenadora do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq: Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento-NEPE. Membro da Red Iberoamericana de Psicogerontologia (Redip).
  • Maria Cecilia Roth Doutora e Mestre em Psicologia, PUC-SP. Coordenadora do Núcleo de Psicologia Hospitalar da Faculdade de Ciências Humanas e de Saúde da PUC- SP. Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no Curso de Psicologia.
  • Laíza Carreira Domingos Graduanda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no Curso de Psicologia.
  • Marina de Paula Oliveira Rosa Graduanda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no Curso de Psicologia.
  • Maria Elisa Gonzalez Manso Doutora em Ciências Sociais. Pós-Doutorado e Mestrado em Gerontologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Médica. Professora Titular Curso de Medicina Centro Universitário São Camilo SP. Membro da Red Iberoamericana de Psicogerontologia (Redip).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p147-169

Palavras-chave:

Idosos, Narrativas de adoecimento, Transplante renal.

Resumo

Esta pesquisa buscou conhecer as dúvidas e angústias de um grupo de idosos com doença renal crônica, a fim de ampliar a visão sobre como estas pessoas vivenciam seu processo de adoecimento e o tratamento pós-transplante renal. Para estes idosos, o conviver com a doença ainda apresenta dificuldades, dentre as quais o medo de voltar a ter que realizar hemodiálise, tratamento considerado por eles extremamente limitante. A religiosidade e os vínculos familiares e sociais são uma importante rede de apoio a eles. Queixas sobre a falta de informação, a forma da comunicação, a ausência de interdisciplinaridade na atenção, são relatadas.

 

Biografia do Autor

Ruth Gelehrter da Costa Lopes, Doutora em Saúde Pública-USP. Psicóloga. Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) no Curso de Psicologia. Coordenadora do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq: Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento-NEPE. Membro da Red Iberoamericana de Psicogerontologia (Redip).

Doutora em Saúde Pública-USP. Psicóloga. Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) no Curso de Psicologia. Coordenadora do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq: Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento-NEPE. Membro da Red Iberoamericana de Psicogerontologia (Redip).

 

Maria Cecilia Roth, Doutora e Mestre em Psicologia, PUC-SP. Coordenadora do Núcleo de Psicologia Hospitalar da Faculdade de Ciências Humanas e de Saúde da PUC- SP. Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no Curso de Psicologia.

Doutora e Mestre em Psicologia, PUC-SP. Coordenadora do Núcleo de Psicologia Hospitalar da Faculdade de Ciências Humanas e de Saúde da PUC- SP. Docente da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no Curso de Psicologia.

 

Laíza Carreira Domingos, Graduanda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no Curso de Psicologia.

Graduanda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no Curso de Psicologia.

Marina de Paula Oliveira Rosa, Graduanda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no Curso de Psicologia.

Graduanda da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no Curso de Psicologia.

Maria Elisa Gonzalez Manso, Doutora em Ciências Sociais. Pós-Doutorado e Mestrado em Gerontologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Médica. Professora Titular Curso de Medicina Centro Universitário São Camilo SP. Membro da Red Iberoamericana de Psicogerontologia (Redip).

Doutora em Ciências Sociais. Pós-Doutorado e Mestrado em Gerontologia Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Médica. Professora Titular Curso de Medicina Centro Universitário São Camilo SP.  Membro da Red Iberoamericana de Psicogerontologia (Redip).

 

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

Lopes, R. G. da C., Roth, M. C., Domingos, L. C., Rosa, M. de P. O., & Manso, M. E. G. (2020). Idosos com doença renal crônica: narrativas de vivências pós-transplante renal. Revista Kairós-Gerontologia, 23(4), 147–169. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p147-169

Edição

Seção

Artigos