Teatro e pandemia da Covid-19: repercussões nas relações sociofamiliares de atores e atrizes idoso(a)s da USP 60+

Autores

  • Alice Louise Rosa Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo (USP), Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).
  • Deusivania Vieira da Silva Falcão Professora Associada do Bacharelado em Gerontologia da USP (EACH). Docente do Programa de Mestrado em Gerontologia da USP. Pós-Doutorado, University of Central Florida (UCF). Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Psicologia Social, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Bibiana Graeff Professora Doutora do Bacharelado em Gerontologia da USP (EACH). Docente do Programa de Mestrado em Gerontologia e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da USP. Doutorado em Direito, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Robson Corrêa de Camargo Professor da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo. Mestrado em Artes ECA/USP.
  • Rosa Yuka Sato Chubaci Professora Doutora do Bacharelado em Gerontologia da USP (EACH). Docente do Programa de Mestrado em Gerontologia da USP. Doutorado e Mestrado em Ciências da Saúde, Escola de Enfermagem da USP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p647-671

Palavras-chave:

Idosos, Teatro, Covid-19.

Resumo

O presente estudo objetivou investigar as consequências do distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19 nas relações sociais e familiares de idosos participantes do teatro da USP 60+. Para tanto, utilizou-se uma entrevista com roteiro semiestruturado. Além dos idosos, foi também entrevistado um membro familiar deles. Os principais resultados indicaram que os idosos expressaram em sua maioria sentimentos e emoções desfavoráveis à saúde e ao bem-estar durante a interrupção da atividade de teatro com o distanciamento social.

 

Biografia do Autor

Alice Louise Rosa, Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo (USP), Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo (USP), Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Deusivania Vieira da Silva Falcão, Professora Associada do Bacharelado em Gerontologia da USP (EACH). Docente do Programa de Mestrado em Gerontologia da USP. Pós-Doutorado, University of Central Florida (UCF). Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Psicologia Social, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Professora Associada do Bacharelado em Gerontologia da USP (EACH). Docente do Programa de Mestrado em Gerontologia da USP. Pós-Doutorado, University of Central Florida (UCF). Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Psicologia Social, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

Bibiana Graeff, Professora Doutora do Bacharelado em Gerontologia da USP (EACH). Docente do Programa de Mestrado em Gerontologia e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da USP. Doutorado em Direito, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professora Doutora do Bacharelado em Gerontologia da USP (EACH). Docente do Programa de Mestrado em Gerontologia e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da USP. Doutorado em Direito, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Robson Corrêa de Camargo, Professor da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo. Mestrado em Artes ECA/USP.

Professor da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo. Mestrado em Artes ECA/USP.

Rosa Yuka Sato Chubaci, Professora Doutora do Bacharelado em Gerontologia da USP (EACH). Docente do Programa de Mestrado em Gerontologia da USP. Doutorado e Mestrado em Ciências da Saúde, Escola de Enfermagem da USP.

Professora Doutora do Bacharelado em Gerontologia da USP (EACH). Docente do Programa de Mestrado em Gerontologia da USP. Doutorado e Mestrado em Ciências da Saúde, Escola de Enfermagem da USP.

 

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Rosa, A. L., Falcão, D. V. da S., Graeff, B., Camargo, R. C. de, & Chubaci, R. Y. S. (2020). Teatro e pandemia da Covid-19: repercussões nas relações sociofamiliares de atores e atrizes idoso(a)s da USP 60+. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 647–671. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p647-671