Covid-19 teatro y pandemia: repercusiones en las relaciones sociales y familiares de actores y actrices mayores de USP 60+

Autores/as

  • Alice Louise Rosa Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo (USP), Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).
  • Deusivania Vieira da Silva Falcão Professora Associada do Bacharelado em Gerontologia da USP (EACH). Docente do Programa de Mestrado em Gerontologia da USP. Pós-Doutorado, University of Central Florida (UCF). Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Psicologia Social, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Bibiana Graeff Professora Doutora do Bacharelado em Gerontologia da USP (EACH). Docente do Programa de Mestrado em Gerontologia e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da USP. Doutorado em Direito, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Robson Corrêa de Camargo Professor da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo. Mestrado em Artes ECA/USP.
  • Rosa Yuka Sato Chubaci Professora Doutora do Bacharelado em Gerontologia da USP (EACH). Docente do Programa de Mestrado em Gerontologia da USP. Doutorado e Mestrado em Ciências da Saúde, Escola de Enfermagem da USP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p647-671

Palabras clave:

Anciano, Teatro, COVID-19.

Resumen

RESUMEN: Este estudio tuvo como objetivo investigar las consecuencias de la distancia social impuesta por la pandemia Covid-19 en las relaciones sociales y familiares de las personas mayores que participan en el teatro USP 60+. Para ello se utilizó una entrevista con guión semiestructurado. Además de los ancianos, también se entrevistó a un familiar. Los principales resultados indicaron que los ancianos expresaron mayoritariamente sentimientos y emociones desfavorables para la salud y el bienestar durante la interrupción de la actividad teatral con distancia social.

 

Biografía del autor/a

Alice Louise Rosa, Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo (USP), Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo (USP), Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Deusivania Vieira da Silva Falcão, Professora Associada do Bacharelado em Gerontologia da USP (EACH). Docente do Programa de Mestrado em Gerontologia da USP. Pós-Doutorado, University of Central Florida (UCF). Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Psicologia Social, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Professora Associada do Bacharelado em Gerontologia da USP (EACH). Docente do Programa de Mestrado em Gerontologia da USP. Pós-Doutorado, University of Central Florida (UCF). Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Psicologia Social, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

Bibiana Graeff, Professora Doutora do Bacharelado em Gerontologia da USP (EACH). Docente do Programa de Mestrado em Gerontologia e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da USP. Doutorado em Direito, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Professora Doutora do Bacharelado em Gerontologia da USP (EACH). Docente do Programa de Mestrado em Gerontologia e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da USP. Doutorado em Direito, Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Robson Corrêa de Camargo, Professor da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo. Mestrado em Artes ECA/USP.

Professor da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Artes Cênicas, Universidade de São Paulo. Mestrado em Artes ECA/USP.

Rosa Yuka Sato Chubaci, Professora Doutora do Bacharelado em Gerontologia da USP (EACH). Docente do Programa de Mestrado em Gerontologia da USP. Doutorado e Mestrado em Ciências da Saúde, Escola de Enfermagem da USP.

Professora Doutora do Bacharelado em Gerontologia da USP (EACH). Docente do Programa de Mestrado em Gerontologia da USP. Doutorado e Mestrado em Ciências da Saúde, Escola de Enfermagem da USP.

 

Publicado

2020-09-30

Cómo citar

Rosa, A. L., Falcão, D. V. da S., Graeff, B., Camargo, R. C. de, & Chubaci, R. Y. S. (2020). Covid-19 teatro y pandemia: repercusiones en las relaciones sociales y familiares de actores y actrices mayores de USP 60+. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 647–671. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p647-671