Semelhanças e diferenças entre aposentados sindicalizados: uma análise de conglomerados

Autores

  • Silvana Bassi Ramos Gerontóloga. Mestre em Ciência (ênfase em Gerontologia), Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).
  • Gabriela Cabett Cipolli Gerontóloga. Doutoranda em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas.
  • Andrea Lopes Professora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p207-229

Palavras-chave:

Aposentadoria, Idosos, Sindicato, Programa de Preparação para a Aposentadoria.

Resumo

O objetivo do estudo foi identificar possíveis semelhanças e diferenças na condição de aposentados idosos sindicalizados em termos dos significados da aposentadoria e perfil socioeconômico. Participação de 200 aposentados. Aplicação de formulário misto, com uso da análise de conglomerados. Identificaram-se dois agrupamentos com mais semelhanças do que diferenças. Conclui-se que ações de preparação para a aposentadoria devem partir da perspectiva da gestão das diferenças ao longo do processo de envelhecimento.

Biografia do Autor

Silvana Bassi Ramos, Gerontóloga. Mestre em Ciência (ênfase em Gerontologia), Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Gerontóloga. Mestre em Ciência (ênfase em Gerontologia), Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Gabriela Cabett Cipolli, Gerontóloga. Doutoranda em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas.

Gerontóloga. Doutoranda em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas.

 

Andrea Lopes, Professora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

 

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Ramos, S. B., Cipolli, G. C., & Lopes, A. (2020). Semelhanças e diferenças entre aposentados sindicalizados: uma análise de conglomerados. Revista Kairós-Gerontologia, 23(4), 207–229. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p207-229

Edição

Seção

Artigos