Efeitos do Método Pilates na água na capacidade funcional e equilíbrio corporal de idosas

Autores

  • Gessica Bordin Viera Schlemmer Fisioterapeuta, Universidade Franciscana, UFN. Especialista em Reabilitação Físico-Motora, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, UFSM e Mestre em Gerontologia, UFSM.
  • Deise Iop Tavares Fisioterapeuta, UFN. Especialista em Reabilitação Físico-Motora, UFSM. Mestranda em Gerontologia, UFSM.
  • Tamires Daros dos Santos Fisioterapeuta, UFSM. Mestre em Reabilitação Físico-Motora, UFSM. Doutoranda em Enfermagem, UFSM.
  • Amanda Figueiró dos Santos Fisioterapeuta, UFN. Mestranda em Gerontologia, UFSM.
  • Melissa Medeiros Braz Doutora em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Docente Adjunta do Departamento de Fisioterapia e Reabilitação, UFSM.
  • Alecsandra Pinheiro Vendrusculo Fisioterapeuta, UFSM. Especialização em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, Associação Catarinense de Ensino. Mestrado em Ciências do Movimento Humano, UFRGS. Doutorado em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde, UFSM. Atualmente é professor assistente da Universidade Franciscana. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p547-559

Palavras-chave:

Equilíbrio postural, Tolerância ao Exercício, Envelhecimento.

Resumo

Estudo com o objetivo de investigar os efeitos do Método Pilates na água quanto à capacidade funcional submáxima e o equilíbrio dinâmico de 18 idosas. O treinamento foi realizado durante oito semanas e utilizou-se o teste de caminhada de seis minutos (TC6M) e o Timed Up and Go Test (TUG). O treinamento melhorou a distância percorrida no TC6M e reduziu o tempo do TUG, promovendo uma melhor capacidade funcional e equilíbrio dinâmico de idosas.

Palavras-chave: Equilíbrio postural; Tolerância ao Exercício; Envelhecimento.

Biografia do Autor

Gessica Bordin Viera Schlemmer, Fisioterapeuta, Universidade Franciscana, UFN. Especialista em Reabilitação Físico-Motora, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, UFSM e Mestre em Gerontologia, UFSM.

Fisioterapeuta, Universidade Franciscana, UFN. Especialista em Reabilitação Físico-Motora, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, UFSM e Mestre emGerontologia, UFSM.

ORCID Id: https://orcid.org/0000-0002-5430-2755

 

Deise Iop Tavares, Fisioterapeuta, UFN. Especialista em Reabilitação Físico-Motora, UFSM. Mestranda em Gerontologia, UFSM.

Fisioterapeuta, UFN. Especialista em Reabilitação Físico-Motora, UFSM. Mestranda emGerontologia, UFSM.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-7467-226X

 

Tamires Daros dos Santos, Fisioterapeuta, UFSM. Mestre em Reabilitação Físico-Motora, UFSM. Doutoranda em Enfermagem, UFSM.

Fisioterapeuta, UFSM. Mestre em Reabilitação Físico-Motora, UFSM. Doutoranda em Enfermagem, UFSM.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-4637-4185

 

Amanda Figueiró dos Santos, Fisioterapeuta, UFN. Mestranda em Gerontologia, UFSM.

Fisioterapeuta, UFN. Mestranda emGerontologia, UFSM.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-2191-5993

 

Melissa Medeiros Braz, Doutora em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Docente Adjunta do Departamento de Fisioterapia e Reabilitação, UFSM.

Doutora em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Docente Adjunta do Departamento de Fisioterapia e Reabilitação, UFSM.

ORCID iD:   https://orcid.org/0000-0002-9138-0656

 

Alecsandra Pinheiro Vendrusculo, Fisioterapeuta, UFSM. Especialização em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, Associação Catarinense de Ensino. Mestrado em Ciências do Movimento Humano, UFRGS. Doutorado em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde, UFSM. Atualmente é professor assistente da Universidade Franciscana. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Fisioterapeuta, UFSM. Especialização em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica, Associação Catarinense de Ensino. Mestrado em Ciências do Movimento Humano, UFRGS. Doutorado em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde, UFSM. Atualmente é professor assistente da Universidade Franciscana. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-6858-0094

 

Downloads

Publicado

2020-06-30

Como Citar

Schlemmer, G. B. V., Tavares, D. I., Santos, T. D. dos, Santos, A. F. dos, Braz, M. M., & Vendrusculo, A. P. (2020). Efeitos do Método Pilates na água na capacidade funcional e equilíbrio corporal de idosas. Revista Kairós-Gerontologia, 23(2), 547–559. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p547-559

Edição

Seção

Artigos