Atividade física, mudança e estabilidade dos indicadores da composição corporal e aptidão física funcional de adultas e idosas de Moçambique

Autores

  • Timóteo Daca Doutor em Educação Física, Universidade de São Paulo. Docente na Faculdade de Educação Física e Desporto na Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique.
  • Arménio Matsolo Assistente Universitário na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique.
  • Bernardo Matsimbe Assistente Universitário na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique.
  • Ricardo Drews Universidade de São Paulo. Docente na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia, MG, Brasil.
  • Leonardo Nhantumbo Doutor em Ciências do Desporto, Universidade do Porto, Portugal. Docente na Escola Superior do Desporto da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p113-130

Palavras-chave:

África, Idoso, Indicadores de saúde.

Resumo

O presente estudo analisou a mudança e a estabilidade (tracking) dos indicadores da composição corporal (CC) e aptidão física funcional (ApF) de 54 adultas e idosas (62,6±6,3 anos de idade), participantes durante quatro anos num programa de atividade física (AF) em Moçambique, África. O programa de AF foi composto por exercícios aeróbios, com intensidade moderada, três vezes por semana com uma hora diária por sessão. Os resultados indicaram que as adultas e idosas apresentaram estabilidade na CC e mudanças positivas em alguns indicadores da ApF, após quatro anos de participação.

Palavras-chave: África; Idoso; Indicadores de saúde.

Biografia do Autor

Timóteo Daca, Doutor em Educação Física, Universidade de São Paulo. Docente na Faculdade de Educação Física e Desporto na Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique.

Doutor em Educação Física, Universidade de São Paulo. Docente na Faculdade de Educação Física e Desporto na Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique.

 

 

Arménio Matsolo, Assistente Universitário na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique.

Mestre em Treinamento de Crianças e Jovens, Universidade Pedagógica de Maputo. Assistente Universitário na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique. 

 

 

Bernardo Matsimbe, Assistente Universitário na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique.

Mestre em Treinamento de Crianças e Jovens, Universidade Pedagógica de Maputo. Assistente Universitário na Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica de Maputo, Moçambique.

 

 

Ricardo Drews, Universidade de São Paulo. Docente na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia, MG, Brasil.

Doutor em Educação Física, Universidade de São Paulo. Docente na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.

 

 

Leonardo Nhantumbo, Doutor em Ciências do Desporto, Universidade do Porto, Portugal. Docente na Escola Superior do Desporto da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique.

Doutor em Ciências do Desporto, Universidade do Porto, Portugal. Docente na Escola Superior do Desporto da Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, Moçambique.

 

 

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Daca, T., Matsolo, A., Matsimbe, B., Drews, R., & Nhantumbo, L. (2021). Atividade física, mudança e estabilidade dos indicadores da composição corporal e aptidão física funcional de adultas e idosas de Moçambique. Revista Kairós-Gerontologia, 24(1), 113–130. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p113-130

Edição

Seção

Artigos