Entre memórias e histórias: contribuições de um projeto de extensão para o cuidado integral de pessoas com síndromes demenciais e seus familiares

Autores

  • Maria Alice Siqueira de Oliveira da Silva Enfermeira. Pós-Graduanda Lato Sensu modalidade Residência Multiprofissional em Alta Complexidade em Saúde no Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC). Membro do Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde a Pessoas em Condição Crônica (NUCRON), UFSC. Graduada, Universidade do Vale do Itajaí (SC).
  • Juliana Vieira de Araújo Sandri Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho. Professora extensionista do projeto Promoção à saúde do idoso juntamente com seus familiares/cuidadores; e do Curso superior de extensão Universidade da Vida, da Universidade do Vale do Itajaí.
  • Katia Simone Ploner Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS). Docente do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI.
  • Jéssica Bottamedi Ruberti Psicóloga, Graduada, Universidade do Vale do Itajaí.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p301-323

Palavras-chave:

Idoso, Cuidadores, Relações Comunidade-Instituição.

Resumo

O presente estudo busca verificar a contribuição de um projeto de extensão interdisciplinar no cuidado à saúde de idosos com síndromes demenciais e seus familiares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da História Oral. Observou-se que a participação no referido projeto é tida pelos entrevistados como um importante promotor do cuidado de si e do outro, favorecendo a aceitação da doença, a superação das dificuldades e auxiliando na qualidade de vida e na ampliação do conhecimento de seus participantes.

 

Biografia do Autor

Maria Alice Siqueira de Oliveira da Silva, Enfermeira. Pós-Graduanda Lato Sensu modalidade Residência Multiprofissional em Alta Complexidade em Saúde no Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC). Membro do Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde a Pessoas em Condição Crônica (NUCRON), UFSC. Graduada, Universidade do Vale do Itajaí (SC).

Enfermeira. Pós-Graduanda Lato Sensu modalidade Residência Multiprofissional em Alta Complexidade em Saúde no Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC). Membro do Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde a Pessoas em Condição Crônica (NUCRON), UFSC. Graduada, Universidade do Vale do Itajaí (SC).

 

Juliana Vieira de Araújo Sandri, Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho. Professora extensionista do projeto Promoção à saúde do idoso juntamente com seus familiares/cuidadores; e do Curso superior de extensão Universidade da Vida, da Universidade do Vale do Itajaí.

Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho. Professora extensionista do projeto Promoção à saúde do idoso juntamente com seus familiares/cuidadores; e do Curso superior de extensão Universidade da Vida, da Universidade do Vale do Itajaí. 

 

Katia Simone Ploner, Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS). Docente do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI.

Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS). Docente do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI.

 

Jéssica Bottamedi Ruberti, Psicóloga, Graduada, Universidade do Vale do Itajaí.

Psicóloga, Graduada, Universidade do Vale do Itajaí.

 

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Silva, M. A. S. de O. da, Sandri, J. V. de A., Ploner, K. S., & Ruberti, J. B. (2020). Entre memórias e histórias: contribuições de um projeto de extensão para o cuidado integral de pessoas com síndromes demenciais e seus familiares. Revista Kairós-Gerontologia, 23(4), 301–323. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p301-323

Edição

Seção

Artigos