Entre recuerdos e historias: aportes de un proyecto de extensión a la atención integral de personas con síndromes demenciales y sus familias

Autores/as

  • Maria Alice Siqueira de Oliveira da Silva Enfermeira. Pós-Graduanda Lato Sensu modalidade Residência Multiprofissional em Alta Complexidade em Saúde no Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC). Membro do Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde a Pessoas em Condição Crônica (NUCRON), UFSC. Graduada, Universidade do Vale do Itajaí (SC).
  • Juliana Vieira de Araújo Sandri Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho. Professora extensionista do projeto Promoção à saúde do idoso juntamente com seus familiares/cuidadores; e do Curso superior de extensão Universidade da Vida, da Universidade do Vale do Itajaí.
  • Katia Simone Ploner Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS). Docente do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI.
  • Jéssica Bottamedi Ruberti Psicóloga, Graduada, Universidade do Vale do Itajaí.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p301-323

Palabras clave:

Ancianos, Cuidadores, Relaciones Comunidad-Institución.

Resumen

Este estudio tiene como objetivo verificar la contribución de un proyecto de extensión interdisciplinaria en la atención de la salud de los ancianos con síndromes de demencia y sus familias. Esta es una investigación cualitativa a través de la historia oral. Los entrevistados consideran la participación en este proyecto como un importante promotor del autocuidado y el autocuidado, favoreciendo la aceptación de la enfermedad, superando dificultades y ayudando en la calidad de vida y aumentando el conocimiento de sus paticipantes.

Biografía del autor/a

Maria Alice Siqueira de Oliveira da Silva, Enfermeira. Pós-Graduanda Lato Sensu modalidade Residência Multiprofissional em Alta Complexidade em Saúde no Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC). Membro do Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde a Pessoas em Condição Crônica (NUCRON), UFSC. Graduada, Universidade do Vale do Itajaí (SC).

Enfermeira. Pós-Graduanda Lato Sensu modalidade Residência Multiprofissional em Alta Complexidade em Saúde no Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC). Membro do Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde a Pessoas em Condição Crônica (NUCRON), UFSC. Graduada, Universidade do Vale do Itajaí (SC).

 

Juliana Vieira de Araújo Sandri, Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho. Professora extensionista do projeto Promoção à saúde do idoso juntamente com seus familiares/cuidadores; e do Curso superior de extensão Universidade da Vida, da Universidade do Vale do Itajaí.

Docente do Curso de Graduação em Enfermagem e do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho. Professora extensionista do projeto Promoção à saúde do idoso juntamente com seus familiares/cuidadores; e do Curso superior de extensão Universidade da Vida, da Universidade do Vale do Itajaí. 

 

Katia Simone Ploner, Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS). Docente do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI.

Psicóloga, Mestre em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS). Docente do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI.

 

Jéssica Bottamedi Ruberti, Psicóloga, Graduada, Universidade do Vale do Itajaí.

Psicóloga, Graduada, Universidade do Vale do Itajaí.

 

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

Silva, M. A. S. de O. da, Sandri, J. V. de A., Ploner, K. S., & Ruberti, J. B. (2020). Entre recuerdos e historias: aportes de un proyecto de extensión a la atención integral de personas con síndromes demenciales y sus familias. Revista Kairós-Gerontologia, 23(4), 301–323. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p301-323

Número

Sección

Artigos