Avó Legal: olhares interdisciplinares sobre a guarda judicial.

Autores

  • Maria Lúcia Garcia Rosas Graduada em Direito (UFBA). Mestre e Doutora em Família na Sociedade Contemporânea (UCSAL). Advogada Colaborativa, Mediadora de Família, Terapeuta de Família e de Casal. Facilitadora em Constelação Familiar e em Justiça Restaurativa. Pesquisadora FAPESB.
  • Elaine Pedreira Rabinovich Psicóloga clínica. Mestrado e Doutorado, IPUSP; Pós-Doutorado no IPUSP e FFCL-USP/RP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea, UCSal. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Família, (Auto)Biografia e Poética, UCSal.
  • Rosa Maria da Motta Azambuja Pedagoga. Mestre e Doutora em Família na Sociedade Contemporânea (UCSAL). Professora da Faculdade Batista Brasileira (FBB). Tutora do Mestrado em Educação, Universidad de la Empresa (UDE).
  • Cirlene Francisca Sales da Silva Doutora e Mestre em Psicologia Clínica (UNICAP). Especialista em Gerontologia titulada pela SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia). Especialista em Gerontologia Social (UFPE). Coordenadora do SAI (Serviço de Atenção ao Idoso) na Clínica de Psicologia (UNICAP) e supervisora dos atendimentos psicológicos à pessoa idosa.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p131-144

Palavras-chave:

Avós, Guarda judicial, Interdisciplinaridade.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi oferecer um olhar ampliado e diversificado ao tema da tese da primeira autora, sobre a adoção legal de netos por avós, a partir das contribuições oferecidas pela Banca no momento da defesa. Apresenta-se uma visão resumida da tese, acrescida de uma revisão bibliográfica e de considerações metodológicas a respeito da teoria sistêmica.  Conclui-se que os avós que têm a guarda legal de seus netos representam alicerce restaurador do fio condutor que vincula essas pessoas enquanto família.

 

Biografia do Autor

Maria Lúcia Garcia Rosas, Graduada em Direito (UFBA). Mestre e Doutora em Família na Sociedade Contemporânea (UCSAL). Advogada Colaborativa, Mediadora de Família, Terapeuta de Família e de Casal. Facilitadora em Constelação Familiar e em Justiça Restaurativa. Pesquisadora FAPESB.

Graduada em Direito (UFBA). Mestre e Doutora em Família na Sociedade Contemporânea (UCSAL). Advogada Colaborativa, Mediadora de Família, Terapeuta de Família e de Casal. Facilitadora em Constelação Familiar e em Justiça Restaurativa.  Pesquisadora FAPESB.

 

Elaine Pedreira Rabinovich, Psicóloga clínica. Mestrado e Doutorado, IPUSP; Pós-Doutorado no IPUSP e FFCL-USP/RP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea, UCSal. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Família, (Auto)Biografia e Poética, UCSal.

Psicóloga clínica. Mestrado e Doutorado, IPUSP; Pós-Doutorado no IPUSP e FFCL-USP/RP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea, UCSal. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Família, (Auto)Biografia e Poética, UCSal.

 

Rosa Maria da Motta Azambuja, Pedagoga. Mestre e Doutora em Família na Sociedade Contemporânea (UCSAL). Professora da Faculdade Batista Brasileira (FBB). Tutora do Mestrado em Educação, Universidad de la Empresa (UDE).

Pedagoga. Mestre e Doutora em Família na Sociedade Contemporânea (UCSAL). Professora da Faculdade Batista Brasileira (FBB). Tutora do Mestrado em Educação, Universidad de la Empresa (UDE).

 

Cirlene Francisca Sales da Silva, Doutora e Mestre em Psicologia Clínica (UNICAP). Especialista em Gerontologia titulada pela SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia). Especialista em Gerontologia Social (UFPE). Coordenadora do SAI (Serviço de Atenção ao Idoso) na Clínica de Psicologia (UNICAP) e supervisora dos atendimentos psicológicos à pessoa idosa.

Doutora e Mestre em Psicologia Clínica (UNICAP). Especialista em Gerontologia titulada pela SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia). Especialista em Gerontologia Social (UFPE). Coordenadora do SAI (Serviço de Atenção ao Idoso) na Clínica de Psicologia (UNICAP) e supervisora dos atendimentos psicológicos à pessoa idosa.

 

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Rosas, M. L. G., Rabinovich, E. P., Azambuja, R. M. da M., & Silva, C. F. S. da. (2021). Avó Legal: olhares interdisciplinares sobre a guarda judicial. Revista Kairós-Gerontologia, 24(1), 131–144. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p131-144

Edição

Seção

Artigos