A autopercepção do envelhecimento e sua relação com o perfil psicológico de gênero

Autores

  • Patrícia Galdino de Andrade Wollmann Enfermeira. Doutoranda em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília. Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário do Planalto Central, UNICEPLAC. Brasília, DF, Brasil.
  • Conrado Carvalho Horta Barbosa Médico de Família & Comunidade. Mestre em Saúde da Família, FIOCRUZ. Afiliado ao Centro Universitário de Brasília, UNICEUB, DF. Especialista em Docência do Ensino Superior, FAMART. Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário do Planalto Central, UNICEPLAC, DF, e Centro Universitário de Brasília, UNICEUB, DF. Servidor Público da Secretaria de Estado de Saúde, SES, DF. Preceptor de Interação Ensino-Serviço-Comunidade do UNIEURO, DF. Líder e Docente do Internato em Atenção Básica do UNICEUB, DF. CRM-DF 17.771. Brasília, DF, Brasil.
  • Patrícia de Mello Faria Horta Barbosa Médica. Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde da Família da Fundação Oswaldo Cruz. Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário Euro- Americano, UNIEURO. Afiliada à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Brasília, DF, Brasil.
  • Dayse Flores D'Ângelo Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Medicina da UNICEPLAC. Afiliada ao Centro Universitário do Planalto Central, UNICEPLAC. Brasília, DF, Brasil.
  • Gislaine Ferreira de Melo Educadora Física. Doutora em Educação Física, Universidade Católica de Brasília. Atualmente é Coordenadora do Programa Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p161-178

Palavras-chave:

Autopercepção, Envelhecimento, Gênero.

Resumo

A autopercepção do envelhecimento é fator determinante do estado de saúde do indivíduo, bem como um autoconceito construído de sua personalidade. O objetivo deste estudo foi avaliar o perfil psicológico dos gêneros como potencial em influenciar a autopercepção do envelhecimento. Estudo transversal e descritivo, com uso de questionário de autopercepção do Envelhecimento QAPE em 224 idosos de Brasília, DF. Conclui-se que percepções do envelhecimento são construídas por padrões culturais.


Biografia do Autor

Patrícia Galdino de Andrade Wollmann, Enfermeira. Doutoranda em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília. Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário do Planalto Central, UNICEPLAC. Brasília, DF, Brasil.

Enfermeira. Doutoranda em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília. Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário do Planalto Central, UNICEPLAC. Brasília, DF, Brasil.

 

Conrado Carvalho Horta Barbosa, Médico de Família & Comunidade. Mestre em Saúde da Família, FIOCRUZ. Afiliado ao Centro Universitário de Brasília, UNICEUB, DF. Especialista em Docência do Ensino Superior, FAMART. Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário do Planalto Central, UNICEPLAC, DF, e Centro Universitário de Brasília, UNICEUB, DF. Servidor Público da Secretaria de Estado de Saúde, SES, DF. Preceptor de Interação Ensino-Serviço-Comunidade do UNIEURO, DF. Líder e Docente do Internato em Atenção Básica do UNICEUB, DF. CRM-DF 17.771. Brasília, DF, Brasil.

Médico de Família & Comunidade. Mestre em Saúde da Família, FIOCRUZ. Afiliado ao Centro Universitário de Brasília, UNICEUB, DF. Especialista em Docência do Ensino Superior, FAMART. Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário do Planalto Central, UNICEPLAC, DF, e Centro Universitário de Brasília, UNICEUB, DF. Servidor Público da Secretaria de Estado de Saúde, SES, DF. Preceptor de Interação Ensino-Serviço-Comunidade do UNIEURO, DF. Líder e Docente do Internato em Atenção Básica do UNICEUB, DF. CRM-DF 17.771. Brasília, DF, Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-3857-4475

Patrícia de Mello Faria Horta Barbosa, Médica. Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde da Família da Fundação Oswaldo Cruz. Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário Euro- Americano, UNIEURO. Afiliada à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Brasília, DF, Brasil.

Médica. Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde da Família da Fundação Oswaldo Cruz. Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário Euro- Americano, UNIEURO. Afiliada à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Brasília, DF, Brasil.

Dayse Flores D'Ângelo, Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Medicina da UNICEPLAC. Afiliada ao Centro Universitário do Planalto Central, UNICEPLAC. Brasília, DF, Brasil.

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Medicina da UNICEPLAC. Afiliada ao Centro Universitário do Planalto Central, UNICEPLAC. Brasília, DF, Brasil.

 

Gislaine Ferreira de Melo, Educadora Física. Doutora em Educação Física, Universidade Católica de Brasília. Atualmente é Coordenadora do Programa Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF, Brasil.

Educadora Física. Doutora em Educação Física, Universidade Católica de Brasília. Atualmente é Coordenadora do Programa Stricto Sensu em Gerontologia da Universidade Católica de Brasília, UCB. Brasília, DF, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Wollmann, P. G. de A., Barbosa, C. C. H., Barbosa, P. de M. F. H., D’Ângelo, D. F., & Melo, G. F. de. (2021). A autopercepção do envelhecimento e sua relação com o perfil psicológico de gênero. Revista Kairós-Gerontologia, 24(1), 161–178. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p161-178

Edição

Seção

Artigos