Avaliação da Atenção Básica de Saúde no Cuidado aos Idosos usando o PCATool: Revisão sistemática da literatura.

Autores

  • Márcia Alves Guimarães Dentista, Mestre em Saúde Pública. Doutoranda em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, SP, Brasil.
  • Isabela Malaguti Fisioterapeuta, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente, SP. Mestranda em Geriatria e Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
  • André Fattori Graduação em Medicina e residência em Clínica Médica, Hematologia e Hemoterapia, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Doutorado em Clínica Médica, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Especialista em Geriatria, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Atualmente é Professor-Doutor MS-3 da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, na Faculdade de Ciências Médicas (Departamento de Clínica Médica), na área de Geriatria.
  • Arlete Maria Valente Coimbra Graduação em Medicina, Universidade Federal de Santa Catarina, Especialização em Reumatologia, Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado, University of Pennsylvania e residência-médica, Fundação Hospitalar de Santa Catarina. Atualmente é Médica da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Professor Permanente da Universidade Estadual de Campinas. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Interna.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p397-414

Palavras-chave:

Saúde do Idoso, Avaliação de Serviços de Saúde, Atenção Primária à Saúde.

Resumo

Uma revisão sistemática da literatura sobre a avaliação da Atenção Primária a Saúde (APS) no cuidado à população idosa através do uso do instrumento “Primary Care Assessment Tool-PCATool”. Os estudos que atenderam os critérios de inclusão utilizaram versões que não contemplam as especificidades dos idosos. A avaliação da APS no cuidado à saúde dos idosos necessita de instrumentos que contemplem as especificidades da população idosa para melhor avaliar o seu desempenho.

Palavras-chave: Saúde do Idoso; Avaliação de Serviços de Saúde; Atenção Primária à Saúde.

Biografia do Autor

Márcia Alves Guimarães, Dentista, Mestre em Saúde Pública. Doutoranda em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, SP, Brasil.

Dentista, Mestre em Saúde Pública. Doutoranda em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Campinas, SP, Brasil.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-3152-5614

 

Isabela Malaguti, Fisioterapeuta, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente, SP. Mestranda em Geriatria e Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Fisioterapeuta, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente, SP. Mestranda em Geriatria e Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

André Fattori, Graduação em Medicina e residência em Clínica Médica, Hematologia e Hemoterapia, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Doutorado em Clínica Médica, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Especialista em Geriatria, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Atualmente é Professor-Doutor MS-3 da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, na Faculdade de Ciências Médicas (Departamento de Clínica Médica), na área de Geriatria.

Graduação em Medicina e residência em Clínica Médica, Hematologia e Hemoterapia, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Doutorado em Clínica Médica, Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Especialista em Geriatria, Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Atualmente é Professor-Doutor MS-3 da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, na Faculdade de Ciências Médicas (Departamento de Clínica Médica), na área de Geriatria. 

Arlete Maria Valente Coimbra, Graduação em Medicina, Universidade Federal de Santa Catarina, Especialização em Reumatologia, Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado, University of Pennsylvania e residência-médica, Fundação Hospitalar de Santa Catarina. Atualmente é Médica da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Professor Permanente da Universidade Estadual de Campinas. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Interna.

Graduação em Medicina, Universidade Federal de Santa Catarina, Especialização em Reumatologia, Universidade Estadual de Campinas, Doutorado em Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado, University of Pennsylvania e residência-médica, Fundação Hospitalar de Santa Catarina. Atualmente é Médica da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Professor Permanente da Universidade Estadual de Campinas. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina Interna. 

 

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Guimarães, M. A., Malaguti, I., Fattori, A., & Coimbra, A. M. V. (2020). Avaliação da Atenção Básica de Saúde no Cuidado aos Idosos usando o PCATool: Revisão sistemática da literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 23(4), 397–414. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i4p397-414

Edição

Seção

Artigos