Modelos de atenção e suporte direcionados a um cuidador de idosos: uma revisão integrativa.

Autores

  • Polyanna Freitas Albuquerque Castro Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão. Especialização na área de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Faculdade Internacional Signorelly. Pós-Graduada em Gerontologia, Universidade de Fortaleza, UNIFOR. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Luís, lotada no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso. Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura de São Luís, MA, Brasil.
  • Letícia Decimo Flesch Graduação em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Universidade de Brasília. Doutorado em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Docente do Curso de Psicologia, da Unifametro, e da Especialização em Gerontologia, da Universidade de Fortaleza, UNIFOR.
  • Elcyana Bezerra Carvalho Terapeuta Ocupacional, Universidade de Fortaleza. Doutora em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Especialista em Gerontologia, Universidade Estadual do Ceará, UECE. Mestra em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Coordenadora e Professora da Especialização em Gerontologia, na Universidade de Fortaleza. Fortaleza, CE, Brasil. Diretora Científica da Associação Brasileira de Alzheimer, Regional Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p299-319

Palavras-chave:

Cuidador, Idoso, Saúde do idoso.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo identificar modelos de atenção e suporte direcionados a um cuidador informal de idosos e discutir a importância dessas intervenções na saúde desse cuidador. Observamos que as intervenções psicoeducacionais foram predominantes, contribuindo com uma melhor compreensão sobre o processo de envelhecimento e das alterações que acompanham essa etapa da vida, sobre as doenças que acometem a pessoa idosa, a aquisição de conhecimentos sobre o cuidado, o aumento do uso de estratégias para enfrentamento de situações negativas, a diminuição do estresse, dentre outros aspectos. O profissional enfermeiro esteve à frente dessa assistência na maioria dos estudos, confirmando seu compromisso com a assistência à pessoa idosa e sua família.

 

 

Biografia do Autor

Polyanna Freitas Albuquerque Castro, Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão. Especialização na área de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Faculdade Internacional Signorelly. Pós-Graduada em Gerontologia, Universidade de Fortaleza, UNIFOR. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Luís, lotada no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso. Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura de São Luís, MA, Brasil.

Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão. Especialização na área de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Faculdade Internacional Signorelly. Pós-Graduada em Gerontologia, Universidade de Fortaleza, UNIFOR. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Luís, lotada no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso. Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura de São Luís, MA, Brasil.

 

Letícia Decimo Flesch, Graduação em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Universidade de Brasília. Doutorado em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Docente do Curso de Psicologia, da Unifametro, e da Especialização em Gerontologia, da Universidade de Fortaleza, UNIFOR.

Graduação em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Universidade de Brasília. Doutorado em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Docente do Curso de Psicologia, da Unifametro, e da Especialização em Gerontologia, da Universidade de Fortaleza, UNIFOR.

 

Elcyana Bezerra Carvalho, Terapeuta Ocupacional, Universidade de Fortaleza. Doutora em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Especialista em Gerontologia, Universidade Estadual do Ceará, UECE. Mestra em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Coordenadora e Professora da Especialização em Gerontologia, na Universidade de Fortaleza. Fortaleza, CE, Brasil. Diretora Científica da Associação Brasileira de Alzheimer, Regional Ceará.

Terapeuta Ocupacional, Universidade de Fortaleza. Doutora em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Especialista em Gerontologia, Universidade Estadual do Ceará, UECE. Mestra em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Coordenadora e Professora da Especialização em Gerontologia, na Universidade de Fortaleza. Fortaleza, CE, Brasil. Diretora Científica da Associação Brasileira de Alzheimer, Regional Ceará.

 

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Castro, P. F. A., Flesch, L. D., & Carvalho, E. B. (2020). Modelos de atenção e suporte direcionados a um cuidador de idosos: uma revisão integrativa. Revista Kairós-Gerontologia, 23(3), 299–319. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p299-319

Edição

Seção

Artigos