Modelos de atención y apoyo dirigidos a un cuidador anciano: una revisión integradora

Autores/as

  • Polyanna Freitas Albuquerque Castro Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão. Especialização na área de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Faculdade Internacional Signorelly. Pós-Graduada em Gerontologia, Universidade de Fortaleza, UNIFOR. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Luís, lotada no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso. Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura de São Luís, MA, Brasil.
  • Letícia Decimo Flesch Graduação em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Universidade de Brasília. Doutorado em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Docente do Curso de Psicologia, da Unifametro, e da Especialização em Gerontologia, da Universidade de Fortaleza, UNIFOR.
  • Elcyana Bezerra Carvalho Terapeuta Ocupacional, Universidade de Fortaleza. Doutora em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Especialista em Gerontologia, Universidade Estadual do Ceará, UECE. Mestra em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Coordenadora e Professora da Especialização em Gerontologia, na Universidade de Fortaleza. Fortaleza, CE, Brasil. Diretora Científica da Associação Brasileira de Alzheimer, Regional Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p299-319

Palabras clave:

Cuidador, Anciano, Salud de los ancianos.

Resumen

El presente estudio tiene como objetivo identificar modelos de atención y apoyo dirigidos a cuidadores informales de ancianos y discutir la importancia de estas intervenciones en la salud del cuidador. Observamos que predominaron las intervenciones psicoeducativas, contribuyendo a una mejor comprensión del proceso de envejecimiento y los cambios que lo acompañan, sobre la enfermedad que afecta al adulto mayor, adquisición de conocimientos sobre el cuidado, mayor uso de estrategias para enfrentar situaciones negativas, reducción del estrés, entre otros . El enfermero profesional estuvo a cargo de esta asistencia en la mayoría de estudios, confirmando su compromiso con la asistencia al anciano y su familia.

 

Biografía del autor/a

Polyanna Freitas Albuquerque Castro, Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão. Especialização na área de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Faculdade Internacional Signorelly. Pós-Graduada em Gerontologia, Universidade de Fortaleza, UNIFOR. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Luís, lotada no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso. Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura de São Luís, MA, Brasil.

Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Maranhão. Especialização na área de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, Faculdade Internacional Signorelly. Pós-Graduada em Gerontologia, Universidade de Fortaleza, UNIFOR. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Luís, lotada no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso. Secretaria Municipal de Saúde, Prefeitura de São Luís, MA, Brasil.

 

Letícia Decimo Flesch, Graduação em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Universidade de Brasília. Doutorado em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Docente do Curso de Psicologia, da Unifametro, e da Especialização em Gerontologia, da Universidade de Fortaleza, UNIFOR.

Graduação em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, Universidade de Brasília. Doutorado em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Docente do Curso de Psicologia, da Unifametro, e da Especialização em Gerontologia, da Universidade de Fortaleza, UNIFOR.

 

Elcyana Bezerra Carvalho, Terapeuta Ocupacional, Universidade de Fortaleza. Doutora em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Especialista em Gerontologia, Universidade Estadual do Ceará, UECE. Mestra em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Coordenadora e Professora da Especialização em Gerontologia, na Universidade de Fortaleza. Fortaleza, CE, Brasil. Diretora Científica da Associação Brasileira de Alzheimer, Regional Ceará.

Terapeuta Ocupacional, Universidade de Fortaleza. Doutora em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Especialista em Gerontologia, Universidade Estadual do Ceará, UECE. Mestra em Psicologia, Universidade de Fortaleza. Coordenadora e Professora da Especialização em Gerontologia, na Universidade de Fortaleza. Fortaleza, CE, Brasil. Diretora Científica da Associação Brasileira de Alzheimer, Regional Ceará.

 

Publicado

2020-09-30

Cómo citar

Castro, P. F. A., Flesch, L. D., & Carvalho, E. B. (2020). Modelos de atención y apoyo dirigidos a un cuidador anciano: una revisión integradora. Revista Kairós-Gerontologia, 23(3), 299–319. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i3p299-319

Número

Sección

Artigos