Conflitos Intergeracionais na Família e Saúde Mental dos Idosos

Autores

  • Joana América Santos de Oliveira Médica, Doutora em Saúde Pública, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, ISC/UFBA. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre o Envelhecimento da Universidade Católica do Salvador, NUPE/UCSAL. Coordenadora e Docente do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da UCSAL. Investigadora Colaboradora do Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais da Universidade Aberta, Lisboa/Portugal, CEMRI/UAb.
  • Maria Natália Pereira Ramos Doutora em Psicologia, Universidade de Paris V, Sorbonne, França. Professora Associada da Universidade Aberta, Lisboa. Coordenadora Científica do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, CEMRI e Investigadora Coordenadora do Grupo de Investigação Saúde, Cultura e Desenvolvimento do CEMRI/UAb.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p213-231

Palavras-chave:

Relações Intergeracionais, Saúde Mental, Idoso.

Resumo

Os conflitos intergeracionais na família receberam ênfase neste estudo qualitativo, de revisão narrativa, que objetivou descrever a sua relação com a saúde mental do idoso, fundamentada nos paradigmas de solidariedade-conflito e ambivalência. Esta análise, destaca a importância da qualidade emocional das relações, o impacto dos conflitos no adoecimento e sofrimento psíquicos, e os desafios e estratégias para o seu enfrentamento, por parte das famílias e profissionais da área da Gerontologia.

 

Biografia do Autor

Joana América Santos de Oliveira, Médica, Doutora em Saúde Pública, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, ISC/UFBA. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre o Envelhecimento da Universidade Católica do Salvador, NUPE/UCSAL. Coordenadora e Docente do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da UCSAL. Investigadora Colaboradora do Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais da Universidade Aberta, Lisboa/Portugal, CEMRI/UAb.

Médica. Doutora em Saúde Pública, Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, ISC/UFBA. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre o Envelhecimento da Universidade Católica do Salvador, NUPE/UCSAL. Coordenadora e Docente do Curso de Pós-Graduação em Gerontologia da UCSAL. Investigadora Colaboradora do Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais da Universidade Aberta, Lisboa/Portugal, CEMRI/UAb.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-4471-2571

 

Maria Natália Pereira Ramos, Doutora em Psicologia, Universidade de Paris V, Sorbonne, França. Professora Associada da Universidade Aberta, Lisboa. Coordenadora Científica do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, CEMRI e Investigadora Coordenadora do Grupo de Investigação Saúde, Cultura e Desenvolvimento do CEMRI/UAb.

Psicóloga. Doutora em Psicologia, Universidade de Paris V, Sorbonne, França. Professora Associada da Universidade Aberta, Lisboa. Coordenadora Científica do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, CEMRI e Investigadora Coordenadora do Grupo de Investigação Saúde, Cultura e Desenvolvimento do CEMRI/UAb.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-8448-1846

 

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Oliveira, J. A. S. de, & Ramos, M. N. P. (2021). Conflitos Intergeracionais na Família e Saúde Mental dos Idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 24(1), 213–231. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p213-231

Edição

Seção

Artigos