Avaliação do equilíbrio postural em idosas com baixa densidade mineral óssea: caidoras e não caidoras.

Autores

  • Lucas Gonçalves dos Santos Graduado em Fisioterapia, Faculdade das Américas.
  • Angélica Castilho Alonso Educadora Física e Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Ciência, Programa de Fisiopatologia Experimental, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP. Pesquisadora do Laboratório do Estudo do Movimento do IOT-HC-FMUSP e pesquisadora do Instituto Anima. Docente do Programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento da USJT. https://orcid.org/0000-0002-9644-5068
  • Adriana Machado Saldiba de Lima Graduação em Nutrição, Doutora em Ciências, Programa de Endocrinologia da FMUSP. Pós-Doutorado, pela FMUSP e pelo Diabetes Research Program da New York University, Langone Medical Center, New York, EUA. Coordenadora e Docente do Programa de Mestrado Ciências do Envelhecimento da USJT e pesquisadora do Instituto Anima. 1 https://orcid.org/0000-0002-5741-3418
  • Marta Ferreira Bastos Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Doenças Tropicais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Vice-Coordenadora e Docente do Programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento da USJT e pesquisadora do Instituto Anima. https://orcid.org/0000-0002-6157-0248
  • André Luiz de Seixas Soares Educador Físico e Fisioterapeuta, Mestrando do Programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento da USJT.
  • Julia Maria D’Andréa Greve Médica, Fisiatra, Livre Docente e Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMSUP). Coordenadora do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP.
  • Cristina Prota Fisioterapeuta e Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Faculdade das Américas.
  • Guilherme Carlos Brech Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMSUP). Pós-Doutorando em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP e Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pesquisador do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP e pesquisador do Instituto Anima. Docente do Programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento da USJT. Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/5870090832606170 https://orcid.org/0000-0002-0403-0632

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p381-395

Palavras-chave:

Idosos, Osteoporose, Quedas, Equilíbrio postural.

Resumo

O envelhecimento está associado ao declínio das funções fisiológicas. Nesse processo, o esqueleto humano é especialmente afetado pelo tempo: a perda óssea começa logo na terceira década de vida. Avaliou-se o desempenho nos testes de equilíbrio postural em mulheres idosas caidoras e não caidoras com baixa densidade mineral óssea e, secundariamente, as com medo de quedas apresentaram desempenho inferior nos testes de equilíbrio. Foram avaliadas 62 idosas com idade ≥ 60 anos, divididas em dois grupos: idosas caidoras e não caidoras. As voluntárias foram avaliadas, utilizando-se dois testes do equilíbrio postural: o miniBESTest (teste com 14 tarefas que avalia o equilíbrio de acordo com as respostas posturais as perturbações externas e a verticalidade); e a plataforma de força do NeuroCom Balance Master, nos protocolos do teste de Subir e Descer degraus e Sentar e Levantar. Não houve diferenças no miniBESTest e nem nos testes do NeuroCom Balance Master, entre os grupos. Além disso, não houve diferenças entre idosas com medo e sem medo de quedas, nas mesmas variáveis estudadas. Idosos, independentemente de serem caidores, não diferiram no desempenho dos testes de equilíbrio postural, nem quanto à presença ou não do medo de sofrer queda.

Palavras-chave: Idosos; Osteoporose; Quedas; Equilíbrio postural.

Biografia do Autor

Lucas Gonçalves dos Santos, Graduado em Fisioterapia, Faculdade das Américas.

Graduado em Fisioterapia, Faculdade das Américas.

Angélica Castilho Alonso, Educadora Física e Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Ciência, Programa de Fisiopatologia Experimental, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP. Pesquisadora do Laboratório do Estudo do Movimento do IOT-HC-FMUSP e pesquisadora do Instituto Anima. Docente do Programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Educadora Física e Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Ciência, Programa de Fisiopatologia Experimental, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP. Pesquisadora do Laboratório do Estudo do Movimento do IOT-HC-FMUSP e pesquisadora do Instituto Anima. Docente do Programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/9010521937866021

Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-9644-5068

 

Adriana Machado Saldiba de Lima, Graduação em Nutrição, Doutora em Ciências, Programa de Endocrinologia da FMUSP. Pós-Doutorado, pela FMUSP e pelo Diabetes Research Program da New York University, Langone Medical Center, New York, EUA. Coordenadora e Docente do Programa de Mestrado Ciências do Envelhecimento da USJT e pesquisadora do Instituto Anima. 1

Graduação em Nutrição, Doutora em Ciências, Programa de Endocrinologia da FMUSP. Pós-Doutorado, pela FMUSP e pelo Diabetes Research Program da New York University, Langone Medical Center, New York, EUA. Coordenadora e Docente do Programa de Mestrado Ciências do Envelhecimento da USJT e pesquisadora do Instituto Anima.

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/1629689723349571

Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-5741-3418

 

Marta Ferreira Bastos, Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Doenças Tropicais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Vice-Coordenadora e Docente do Programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento da USJT e pesquisadora do Instituto Anima.

Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Mestre em Doenças Tropicais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Vice-Coordenadora e Docente do Programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento da USJT e pesquisadora do Instituto Anima.

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/6109233147317737

Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-6157-0248

 

André Luiz de Seixas Soares, Educador Físico e Fisioterapeuta, Mestrando do Programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Educador Físico e Fisioterapeuta, Mestrando do Programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/1253346355964008

 

Julia Maria D’Andréa Greve, Médica, Fisiatra, Livre Docente e Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMSUP). Coordenadora do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP.

Médica, Fisiatra, Livre Docente e Professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMSUP). Coordenadora do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP.

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/6212087338307525.

Cristina Prota, Fisioterapeuta e Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Faculdade das Américas.

Fisioterapeuta e Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Faculdade das Américas.

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/2927272249585668

Guilherme Carlos Brech, Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMSUP). Pós-Doutorando em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP e Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pesquisador do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP e pesquisador do Instituto Anima. Docente do Programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento da USJT. Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/5870090832606170

Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMSUP). Pós-Doutorando em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia da FMUSP e Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pesquisador do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP e pesquisador do Instituto Anima. Docente do Programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Lattes iD: http://lattes.cnpq.br/5870090832606170

Orcid iD: https://orcid.org/0000-0002-0403-0632

 

Referências

Alonso, A. C., Mochizuki, L., Silva Luna, N. M., Ayama, S., Canonica, A. C., & Greve, J. M. D. A. (2015). Relation between the Sensory and Anthropometric Variables in the Quiet Standing Postural Control: Is the Inverted Pendulum Important for the Static Balance Control? BioMed Research International, 2015, 985312. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.1155/2015/985312.

Auais, M., Alvarado, B., Guerra, R., Curcio, C., Freeman, E. E., Ylli, A., … Deshpande, N. (2017). Fear of falling and its association with life-space mobility of older adults: A cross-sectional analysis using data from five international sites. Age and Ageing, 46(3), 459-465. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.1093/ageing/afw239.

Brech, G. C., Alonso, A. C., Luna, N. M. S., & Greve, J. M. (2013). Correlation of postural balance and knee muscle strength in the sit-to-stand test among women with and without postmenopausal osteoporosis. Osteoporosis International, 24(7), 2007-2013. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.1007/s00198-013-2285-x.

Choi, K., Jeon, G. S., & Cho, S. Il. (2017). Prospective study on the impact of fear of falling on functional decline among community dwelling elderly women. International Journal of Environmental Research and Public Health, 14(5), 469. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.3390/ijerph14050469.

Ciubean, A. D., Ungur, R. A., Irsay, L., Ciortea, V. M., Borda, I. M., Onac, I., … Buzoianu, A. D. (2018). Health-related quality of life in Romanian postmenopausal women with osteoporosis and fragility fractures. Clinical Interventions in Aging, 3(13), 91-104. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.2147/CIA.S190440.

Hauer, K., Lamb, S. E., Jorstad, E. C., Todd, C., & Becker, C. (2006). Systematic review of definitions and methods of measuring falls in randomised controlled fall prevention trials. Age and Ageing. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.1093/ageing/afi218.

Hsu, W. L., Chen, C. Y., Tsauo, J. Y., & Yang, R. Sen. (2014). Balance control in elderly people with osteoporosis. Journal of the Formosan Medical Association, 16(3), 334-339. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.1016/j.jfma.2014.02.006.

Ibeneme, S. C., Ekanem, C., Ezuma, A., Iloanusi, N., Lasebikan, N. N., Lasebikan, O. A., & Oboh, O. E. (2018). Walking balance is mediated by muscle strength and bone mineral density in postmenopausal women: An observational study. BMC Musculoskeletal Disorders, 19(1), 84. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.1186/s12891-018-2000-3.

Infante, A., & Rodríguez, C. I. (2018). Osteogenesis and aging: lessons from mesenchymal stem cells. Stem Cell Research & Therapy, 9(1), 244. https://doi.org/10.1186/s13287-018-0995-x.

Kamińska, M. S., Miller, A., Rotter, I., Szylińska, A., & Grochans, E. (2018). The effectiveness of virtual reality training in reducing the risk of falls among elderly people. Clinical Interventions in Aging, 16(3), eAO4236. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.2147/CIA.S183502.

Lim, W. S., Wong, S. F., Leong, I., Choo, P., & Pang, W. S. (2017). Forging a frailty-ready healthcare system to meet population ageing. International Journal of Environmental Research and Public Health, 14(12), 1448. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.3390/ijerph14121448.

Liu, G. F., Wang, Z. Q., Liu, L., Zhang, B. T., Miao, Y. Y., & Yu, S. N. (2018). A network meta-analysis on the short-term efficacy and adverse events of different anti-osteoporosis drugs for the treatment of postmenopausal osteoporosis. Journal of Cellular Biochemistry, 119, 4469-4481. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.1002/jcb.26550.

López-Otín, C., Blasco, M. A., Partridge, L., Serrano, M., & Kroemer, G. (2013). The hallmarks of aging. Cell, 153(6), 1197-1217. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.1016/j.cell.2013.05.039.

Loughran, S., Tennant, N., Kishore, A., & Swan, I. R. C. (2005). Interobserver reliability in evaluating postural stability between clinicians and posturography. Clinical Otolaryngology, 30(3), 64-70. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.1111/j.1365-2273.2005.00988.x.

Pena, S. B., Guimarães, H. C. Q. C. P., Lopes, J. L., Guandalini, L. S., Taminato, M., Barbosa, D. A., & Barros, A. L. B. L. de. (2019). Medo de cair e o risco de queda: revisão sistemática e metanálise. Acta Paulista de Enfermagem, 32(4), 456-463. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.1590/1982-0194201900062.

Pimentel, W. R. T., Pagotto, V., Stopa, S. R., Hoffmann, M. C. C. L., Andrade, F. B., Souza Junior, P. R. B., Lima-CostaI, M. F., & Menezes, R. L. (2018). Quedas entre idosos brasileiros residentes em áreas urbanas: ELSI-Brasil. Revista de Saúde Pública, 52(2), 12s.

Pimentel, I., & Scheicher, M. E. (2013). Comparação da mobilidade, força muscular e medo de cair em idosas caidoras e não caidoras. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, 16(2), 251-257. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.1590/s1809-98232013000200005.

Rahal, M. A., Alonsoi, A. C., Andrusaitis, F. R., Rodrigues, T. S., Speciali, D. S., Greve, J. M. D., & Leme, L. E. G. (2015). Analysis of static and dynamic balance in healthy elderly practitioners of Tai Chi Chuan versus ballroom dancing. Clinics, 70(3), 157-161. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.6061/clinics/2015(03)01.

Rocha, V. M., Gaspar, H. A., & Oliveira, C. F. de. (2018). Fracture risk assessment in home care patients using the FRAX® tool. Einstein (Sao Paulo, Brazil), 16(3), 1-6. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.1590/S1679-45082018AO4236.

Santos, A. L., Sinha, S., & Lindner, A. B. (2018). The good, the bad, and the ugly of ROS: New insights on aging and aging-related diseases from eukaryotic and prokaryotic model organisms. Oxidative Medicine and Cellular Longevity, 2018, 1941285. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.1155/2018/1941285.

Weber, M., Van Ancum, J., Bergquist, R., Taraldsen, K., Gordt, K., Mikolaizak, A. S., … Schwenk, M. (2018). Concurrent validity and reliability of the Community Balance and Mobility scale in young-older adults. BMC Geriatrics, 18(1), 156. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.1186/s12877-018-0845-9.

Yardley, L., Beyer, N., Hauer, K., Kempen, G., Piot-Ziegler, C., & Todd, C. (2005). Development and initial validation of the Falls Efficacy Scale-International (FES-I). Age and Ageing, 34(6), 614-619. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.1093/ageing/afi196.

Yingyongyudha, A., Saengsirisuwan, V., Panichaporn, W., & Boonsinsukh, R. (2016). The Mini-Balance Evaluation Systems Test (Mini-BESTest) Demonstrates Higher Accuracy in Identifying Older Adult Participants with History of Falls Than Do the BESTest, Berg Balance Scale, or Timed Up and Go Test. Journal of Geriatric Physical Therapy, 39(2), 64-70. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.1519/JPT.0000000000000050.

Yu, P. A., Hsu, W. H., Hsu, W. Bin, Kuo, L. T., Lin, Z. R., Shen, W. J., & Hsu, R. W. W. (2019). The effects of high impact exercise intervention on bone mineral density, physical fitness, and quality of life in postmenopausal women with osteopenia: A retrospective cohort study. Medicine, 98(11), e14898. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.1097/MD.0000000000014898.

Zhang, Y., Chai, Y., Pan, X., Shen, H., Wei, X., & Xie, Y. (2019). Tai chi for treating osteopenia and primary osteoporosis: A meta-analysis and trial sequential analysis. Clinical Interventions in Aging, 3(14), 91-104. Recuperado em 30 outubro, 2020, de: https://doi.org/10.2147/CIA.S187588.

Downloads

Publicado

2021-03-30

Como Citar

Santos, L. G. dos, Alonso, A. C., Lima, A. M. S. de, Bastos, M. F., Soares, A. L. de S., Greve, J. M. D., Prota, C., & Brech, G. C. (2021). Avaliação do equilíbrio postural em idosas com baixa densidade mineral óssea: caidoras e não caidoras. Revista Kairós-Gerontologia, 24(1), 381–395. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24i1p381-395

Edição

Seção

Artigos