Velhices visíveis e o saber local [Editorial]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24iEspecial31p1-6

Resumo

Em 2020, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), de Irati (PR), realizou, em parceria com o Instituto Sedes Sapientiae e a PUC-SP, o Curso “Complexidade das Fragilidades nas Velhices”, contando com a participação de profissionais que atuam nas Secretarias Municipais, a saber: da Saúde, da Educação e da Assistência Social, bem como cuidadores de idosos, pesquisadores e estudantes do campo gerontológico. A junção da Gerontologia Social e o atendimento multiprofissional à população idosa possibilitou aos atores da rede pública municipal (profissionais), de uma determinada região, município do interior do Estado do Paraná, consolidar a práxis com a pesquisa, a partir da ida ao campo, dando ênfase aos acontecimentos relevantes – da situação-problema presente no lócus onde se vive – dando visibilidade: aos diferentes temas que envolvem as velhices, aos distintos cenários, nos quais as velhices se expressam, e às estratégias desenvolvidas. Assim, encorajados a avançar em seus propósitos institucionais, mobilizados para construir uma agenda propositiva capaz de refazer os laços de sociabilidade e de tolerância profunda, os agentes públicos, agora pesquisadores, articularam reflexões, tendo como fonte as narrativas dos velhos. Tal esforço resultou na construção desta revista, cujas reflexões ancoradas no “saber local” descrevem intervenções que retratam iniciativas de “pessoas que trabalham para o bem da sociedade”, através da: melhoria da educação, garantia dos direitos humanos, valorização da diversidade, qualificação dos serviços socioassistenciais e reflexões sobre o modo de envelhecer e a leitura das políticas sociais.

Biografia do Autor

Denis Cezar Musial , Universidade Estadual do Centro Oeste

Assistente Social. Especialista em Gerontologia. Doutorando pelo Programa Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário-UNICENTRO e Professor Colaborador do Departamento de Serviço Social da UNICENTRO. Universidade Estadual do Centro Oeste, Campus Irati. Irati, Paraná, Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-8096-5686

Bern de Oliveira , Instituto Sedes Sapientiae

Fisioterapeuta. Acupunturista. Fisiologista do Exercício. Especialista em Gerontologia (titulada pela SBGG). Doutora em Ciências Sociais/Antropologia e Mestre em Gerontologia com concentração em Gerontologia Social/PUC-SP. Atua com equipe multiprofissional e na Fisioterapia Itinerante. Colaboradora do website Portal do Envelhecimento. Coordenadora do Curso de Gerontologia Social do Instituto Sedes Sapientiae. Docente nos Cursos de Pós-Graduação em Saúde Pública (UNASP); em Psicogerontologia (UNIP); em Fragilidades na Velhice (COGEAE/PUC-SP) e nos Cursos de Educação Permanente da Escola Municipal de Saúde (CGP/SMSdeSP/SUS).

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-2605-3533

Downloads

Publicado

2022-03-31

Como Citar

Musial , D. C. ., & Oliveira , B. de. (2022). Velhices visíveis e o saber local [Editorial]. Revista Kairós-Gerontologia, 24, 1–6. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2021v24iEspecial31p1-6