O olhar sistêmico à família do idoso fragilizado

Autores

  • Tatiane Dias Casimiro Valença
  • Luzia Wilma Santana da Silva

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i2p31-46

Palavras-chave:

Idoso Fragilizado, Família, Fisioterapia

Resumo

A dependência e incapacidade funcional de um membro idoso da família podem provocar alterações na dinâmica e no ciclo vital familiar, apresentando situações antes nunca vivenciadas. O olhar sistêmico sobre a família permite ao profissional de saúde compreender este sistema de interrelação, contribuindo para a inteireza e globalidade do cuidado da pessoa idosa e da sua família. Este trabalho traz uma reflexão teórica com o conhecimento de autores que abordam esta temática.

Biografia do Autor

Tatiane Dias Casimiro Valença

Professora Auxiliar do Curso de Fisioterapia. Docente do Departamento de Saúde/UESB. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde PPGES-UESB. Membro da Linha de Pesquisa: Família em seu ciclo vital e do Projeto de pesquisa e extensão Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas – NIEFAM/UESB.

Luzia Wilma Santana da Silva

Professora Adjunta do Curso de Enfermagem. Doutora em Enfermagem PEN/UFSC. Docente do DS/UESB e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde PPGES-UESB. Lider do Grupo de Estudos Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha de Pesquisa: Família em seu ciclo vital. Coordenadora do NIEFAM/UESB.

Downloads

Como Citar

Valença, T. D. C., & Silva, L. W. S. da. (2012). O olhar sistêmico à família do idoso fragilizado. Revista Kairós-Gerontologia, 14(2), 31–46. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i2p31-46

Edição

Seção

Artigos