Identificação das crenças em relação à velhice e ganhos percebidos de professores do CIEJA

Autores

  • Benevaldo Ferreira dos Santos
  • Tiago Nascimento Ordonez
  • Thais Bento Lima da Silva
  • Meire Cachioni

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i2p119-141

Palavras-chave:

Docentes EJA, Crenças em relação à velhice, Ganhos pessoais e profissionais

Resumo

Neste estudo objetivou-se descrever características sociodemográficas, educacionais e profissionais dos docentes que atuam no CIEJA de Ermelino Matarazzo, zona leste da capital de São Paulo; verificar possíveis ganhos profissionais e pessoais relativos ao trabalho desenvolvido com idosos; identificar crenças em relação à velhice. Por meio dos resultados concluiu-se que, além de o CIEJA ser um local propício de inclusão social e de aprendizagem do idoso, proporciona ao docente trocas pessoais e culturais significativas, que se refletem no próprio processo de envelhecimento.

Biografia do Autor

Benevaldo Ferreira dos Santos

Profissional Graduado em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Atuação: Secretaria da Criança; Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA), antigamente chamada de Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (FEBEM); Secretaria Municipal de Educação. Atualmente desenvolve pesquisas na área da gerontologia educacional com ênfase na educação permanente de idosos inseridos em instituições de ensino público.

Tiago Nascimento Ordonez

Bacharel em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Pesquisador do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Gerontologia da Universidade de São Paulo.

Thais Bento Lima da Silva

Bacharel em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo e especialista em Neurociências pela Faculdade de Medicina do ABC. Atualmente, mestranda na área de Neurologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, desenvolve estudos na área de cognição do envelhecimento normal e patológico.

Meire Cachioni

Pós-doutora em Educação e Doutora em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do curso de Bacharelado em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Endereço para correspondência: Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo – Gerontologia, Av. Arlindo Bettio, 1000. Ermelino Matarazzo, São Paulo, SP, Brasil, CEP 03828-000.

Downloads

Como Citar

Santos, B. F. dos, Ordonez, T. N., Silva, T. B. L. da, & Cachioni, M. (2012). Identificação das crenças em relação à velhice e ganhos percebidos de professores do CIEJA. Revista Kairós-Gerontologia, 14(2), 119–141. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i2p119-141

Edição

Seção

Artigos