As lógicas classificatórias: entre o caos e a ordem

Autores

  • Ana Teresa Ramos Ferreira Duque Bacelar
  • Luciana Helena Mussi

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i2p161-174

Palavras-chave:

Velhice, Vida, Sociedade, Tempo

Resumo

O presente trabalho pretende refletir sobre as “diferentes velhices”, na produção e reprodução da existência em que se dá esta construção da velhice. Para isso, analisamos questões como a complexidade do processo de envelhecimento, pensando na existência de uma pluralidade de formas de viver a vida, nos vários “jeitos de viver”, estudando outras sociedades e suas respectivas formas para produzir e elaborar a vida. Isto compreende um entendimento de uma análise antropológica, dos estudos dos grupos e das categorias de idade, sempre refletindo sobre a situação atual da velhice, resultado de uma construção social, uma produção histórica, do tempo e seu significado em cada sociedade e implicação no contexto histórico.

Biografia do Autor

Ana Teresa Ramos Ferreira Duque Bacelar

Professora de Educação Física e Mestranda em Gerontologia pela PUC-SP.

Luciana Helena Mussi

Engenheira, Psicóloga, Mestranda em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Assistente-Editorial e Revisora (gramatical, de formatação e revisora técnica da língua estrangeira) da Revista Kairós Gerontologia; Colaboradora do Banco de Vídeos e Filmografia do Portal do Envelhecimento e do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE).

Downloads

Como Citar

Bacelar, A. T. R. F. D., & Mussi, L. H. (2012). As lógicas classificatórias: entre o caos e a ordem. Revista Kairós-Gerontologia, 14(2), 161–174. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2011v14i2p161-174

Edição

Seção

Artigos