Institutionalized elderly: decision and consequences in family relations

Authors

  • Maria do Carmo Clemente Marques Figueiredo Bacharelado em Enfermagem. Aluna especial no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado. Especialização em Gerontologia, UNICORP, em andamento. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética e Cuidados Paliativos da UFPB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento e Representações Sociais da UFPB. Enfermeira voluntária da Associação Promocional do Ancião, ASPA. Docente do Centro de Ensino Técnico da Paraíba, CETEPA.
  • Fabiana Angelo Ferreira Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Integrada de Patos. Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança. Atualmente é professora assistente do Centro Universitário de João Pessoa, Unipê, das disciplinas de Assistência de Enfermagem a Saúde da Criança e do Adolescente, Semiologia e Semiotécnica I e Estágio Supervisionado II. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Pediatria, Obstetrícia, Clínica Médica e Cirúrgica, Administração em Enfermagem e Enfermagem do Trabalho.
  • Eliane Santana de Carvalho Nunes Graduação em Enfermagem, Faculdades de Enfermagem Nova Esperança. Coordenadora da Associação Promocional do Ancião, ASPA.
  • Alisson Modesto Araújo Bacharelado em Enfermagem, Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Enfermeiro pelo Unipê no Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho (área da maternidade). Membro do Projeto de Atenção a Saúde da Criança com Deficiência, ASCD. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética e Cuidados Paliativos, NEPBCP/UFPB. Aluno Especial no componente, Bioética: Dilemas éticos na investigação (programa de pós-graduação em Enfermagem, UFPB). Membro do Projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão Passarinho, Saúde da Criança e adolescente com câncer, CCS/UFPB.
  • Paloma Evelin Araújo Graduada em Enfermagem, Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ Pós-Graduada em Enfermagem em Terapia Intensiva, Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ. Coordenadora de Enfermagem na Organização a Procura de Órgãos, OPO-PB, da Central de Transplante da Paraíba. Enfermeira no Hospital Residencial, PB. Membro do Núcleo de Estudos de Pesquisa em Bioética e Cuidados Paliativos, NEPBCP, Universidade Federal da Paraíba, UFPB.
  • Gabrielle Porfirio Souza Enfermeira. Graduada, Centro Universitário de João Pessoa, Unipê. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, RMSFC/JP. Pós-Graduanda em Terapia Intensiva e Urgência e Emergência, CEFAPP/JP.
  • Cleide Rejane Damaso Doutora em Ciências, Área de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, USP. Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba (Dedicação Exclusiva-DE).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p241-252

Keywords:

Family, Elderly, Institutionalization, Emotional Bonding.

Abstract

This study aimed to identify the starting point for the institutionalization of the elderly, as well as the family relationship and the bond of affection between the elderly and their families after the institutionalization process. It was carried out through a descriptive exploratory field research, with a qualitative approach, carried out in a long - term institution for the elderly (ILPIs) in the Municipality of Santa Rita, PB. For the data collection, an interview was conducted guided by a semi-structured script. To interpret the data, Bardin's content analysis technique was used to identify two categories: "Institutionalization Option" and "Family Conviviality". The study identified that the option of asiling the elderly is related to the family, not being compacted with the elderly, and that the elderly interviewed do not maintain or maintain a relatively weak bond of affectivity with their families after the institutionalization process.

 

Author Biographies

Maria do Carmo Clemente Marques Figueiredo, Bacharelado em Enfermagem. Aluna especial no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado. Especialização em Gerontologia, UNICORP, em andamento. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética e Cuidados Paliativos da UFPB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento e Representações Sociais da UFPB. Enfermeira voluntária da Associação Promocional do Ancião, ASPA. Docente do Centro de Ensino Técnico da Paraíba, CETEPA.

Bacharelado em Enfermagem. Aluna especial no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, nível Mestrado. Especialização em Gerontologia, UNICORP, em andamento. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Bioética e Cuidados Paliativos da UFPB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Envelhecimento e Representações Sociais da UFPB. Enfermeira voluntária da Associação Promocional do Ancião, ASPA. Docente do Centro de Ensino Técnico da Paraíba, CETEPA.

 

Fabiana Angelo Ferreira, Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Integrada de Patos. Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança. Atualmente é professora assistente do Centro Universitário de João Pessoa, Unipê, das disciplinas de Assistência de Enfermagem a Saúde da Criança e do Adolescente, Semiologia e Semiotécnica I e Estágio Supervisionado II. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Pediatria, Obstetrícia, Clínica Médica e Cirúrgica, Administração em Enfermagem e Enfermagem do Trabalho.

Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Integrada de Patos. Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança. Atualmente é professora assistente do Centro Universitário de João Pessoa, Unipê, das disciplinas de Assistência de Enfermagem a Saúde da Criança e do Adolescente, Semiologia e Semiotécnica I e Estágio Supervisionado II. Tem experiência na área de Enfermagem com ênfase em Pediatria, Obstetrícia, Clínica Médica e Cirúrgica, Administração em Enfermagem e Enfermagem do Trabalho.

Eliane Santana de Carvalho Nunes, Graduação em Enfermagem, Faculdades de Enfermagem Nova Esperança. Coordenadora da Associação Promocional do Ancião, ASPA.

Graduação em Enfermagem, Faculdades de Enfermagem Nova Esperança. Experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Urgência e Emergência. Coordenadora da Associação Promocional do Ancião, ASPA.

Alisson Modesto Araújo, Bacharelado em Enfermagem, Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Enfermeiro pelo Unipê no Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho (área da maternidade). Membro do Projeto de Atenção a Saúde da Criança com Deficiência, ASCD. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética e Cuidados Paliativos, NEPBCP/UFPB. Aluno Especial no componente, Bioética: Dilemas éticos na investigação (programa de pós-graduação em Enfermagem, UFPB). Membro do Projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão Passarinho, Saúde da Criança e adolescente com câncer, CCS/UFPB.

Alisson Modesto Araújo - Bacharelado em Enfermagem, Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ, Enfermeiro pelo Unipê no Hospital e Maternidade Flávio Ribeiro Coutinho (área da maternidade). Membro do Projeto de Atenção a Saúde da Criança com Deficiência, ASCD. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Bioética e Cuidados Paliativos, NEPBCP/UFPB. Aluno Especial no componente, Bioética: Dilemas éticos na investigação (programa de pós-graduação em Enfermagem, UFPB). Membro do Projeto de Pesquisa, Ensino e Extensão Passarinho, Saúde da Criança e adolescente com câncer, CCS/UFPB.

E-mail: alissonmodestopb@gmail.com

Paloma Evelin Araújo, Graduada em Enfermagem, Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ Pós-Graduada em Enfermagem em Terapia Intensiva, Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ. Coordenadora de Enfermagem na Organização a Procura de Órgãos, OPO-PB, da Central de Transplante da Paraíba. Enfermeira no Hospital Residencial, PB. Membro do Núcleo de Estudos de Pesquisa em Bioética e Cuidados Paliativos, NEPBCP, Universidade Federal da Paraíba, UFPB.

Graduada em Enfermagem, Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ Pós-Graduada em Enfermagem em Terapia Intensiva, Centro Universitário de João Pessoa, UNIPÊ. Coordenadora de Enfermagem na Organização a Procura de Órgãos, OPO-PB, da Central de Transplante da Paraíba. Enfermeira no Hospital Residencial, PB. Membro do Núcleo de Estudos de Pesquisa em Bioética e Cuidados Paliativos, NEPBCP, Universidade Federal da Paraíba, UFPB.

Gabrielle Porfirio Souza, Enfermeira. Graduada, Centro Universitário de João Pessoa, Unipê. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, RMSFC/JP. Pós-Graduanda em Terapia Intensiva e Urgência e Emergência, CEFAPP/JP.

Enfermeira. Graduada, Centro Universitário de João Pessoa, Unipê. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, RMSFC/JP. Pós-Graduanda em Terapia Intensiva e Urgência e Emergência, CEFAPP/JP.

Cleide Rejane Damaso, Doutora em Ciências, Área de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, USP. Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba (Dedicação Exclusiva-DE).

Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba. Graduação e Licenciatura em Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba, Mestrado em Enfermagem, Universidade Federal da Paraíba. Doutora em Ciências, Área de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, USP. Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Paraíba (Dedicação Exclusiva-DE).

 

How to Cite

Figueiredo, M. do C. C. M., Ferreira, F. A., Nunes, E. S. de C., Araújo, A. M., Araújo, P. E., Souza, G. P., & Damaso, C. R. (2018). Institutionalized elderly: decision and consequences in family relations. Revista Kairós-Gerontologia, 21(2), 241–252. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p241-252

Issue

Section

Papers