Avaliação dos determinantes do envelhecimento ativo em idosos

Autores

  • Maria Bianca Brasil Freire Enfermagem. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN.
  • Jane Kelly Moisés da Silva Enfermagem. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN.
  • Ellany Gurgel Cosme do Nascimento Enfermagem. Curso de Graduação em Medicina, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade, FACS/UERN.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p43-65

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Saúde do idoso, Envelhecimento.

Resumo

O objetivo foi avaliar alguns dos determinantes do envelhecimento ativo, manifestos por idosos residentes no município de Itaú, RN. Para isso, foi realizado um estudo de abordagem quantitativa, do tipo exploratório-descritivo com uma amostra de 244 idosos com média de idade em 69,54 anos, moradores na zona urbana de Itaú, RN. Em relação aos determinantes, os mais expressivos se encontram no domínio comportamental.

 

Biografia do Autor

Maria Bianca Brasil Freire, Enfermagem. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN.

Enfermeira. Pós-Graduanda em Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN.

 

Jane Kelly Moisés da Silva, Enfermagem. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN.

Enfermeira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN.

 

Ellany Gurgel Cosme do Nascimento, Enfermagem. Curso de Graduação em Medicina, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade, FACS/UERN.

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde. Professora Adjunta IV, Curso de Graduação em Medicina, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, UERN e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade, FACS/UERN.

 

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Freire, M. B. B., Silva, J. K. M. da, & Nascimento, E. G. C. do. (2017). Avaliação dos determinantes do envelhecimento ativo em idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 20(Especial23), 43–65. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p43-65