Co-residence with intergenerational families: conception of quilombola elderly people

Authors

  • Fernanda Antonia de Jesus Enfermagem, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus XII, Guanambi, BA. Bolsista de Iniciação Científica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, no período de 2015-2016. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Coletiva. Monitora voluntária do projeto de extensão “Prevenir é o Melhor Remédio”, vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão, NUPEX, Universidade do Estado da Bahia, UNEB.
  • Aline Cristiane de Souza Azevedo Aguiar Enfermeira. Doutora e Mestre, em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, UFBA. Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família. Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Coletiva (GPISC). Linha de Pesquisa: Políticas, avaliação e atenção ao processo de envelhecimento e à saúde mental. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p119-138

Keywords:

Elderly, Family, Family relationships, Quilombola community.

Abstract

A qualitative study that analyzed the conception of quilombola elders on co-residence with the intergenerational family. The collaborators were 11 elderly people from the quilombola communities of Pau-D'Arco and Parateca in the state of Bahia, to collect information, a semi-structured interview script was used. Co-residence in the conception of the quilombola community elderly was seen as synonymous for care, intergenerational fellowship, financial support, despite the unveiling of some intergenerational conflicts.

 

Author Biographies

Fernanda Antonia de Jesus, Enfermagem, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus XII, Guanambi, BA. Bolsista de Iniciação Científica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, no período de 2015-2016. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Coletiva. Monitora voluntária do projeto de extensão “Prevenir é o Melhor Remédio”, vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão, NUPEX, Universidade do Estado da Bahia, UNEB.

Bacharel em Enfermagem, Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Campus XII, Guanambi, BA. Bolsista de Iniciação Científica, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, FAPESB, no período de 2015-2016. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Coletiva. Monitora voluntária do projeto de extensão “Prevenir é o Melhor Remédio”, vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Extensão, NUPEX, Universidade do Estado da Bahia, UNEB.

Aline Cristiane de Souza Azevedo Aguiar, Enfermeira. Doutora e Mestre, em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, UFBA. Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família. Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Coletiva (GPISC). Linha de Pesquisa: Políticas, avaliação e atenção ao processo de envelhecimento e à saúde mental. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Enfermeira. Doutora e Mestre, em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia, UFBA. Especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família. Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Saúde Coletiva (GPISC). Linha de Pesquisa: Políticas, avaliação e atenção ao processo de envelhecimento e à saúde mental. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

How to Cite

Jesus, F. A. de, & Aguiar, A. C. de S. A. (2018). Co-residence with intergenerational families: conception of quilombola elderly people. Revista Kairós-Gerontologia, 20(Especial23), 119–138. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p119-138