Analysis of elderly autonomy degree of residents in Long Term Care

Authors

  • Lúcia Aline Moura Reis Enfermagem, Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Vice-presidente da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Pará (LAGGEPA).
  • Cristal Ribeiro Mesquita Enfermagem. Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e Vigilância em Saúde, Instituto Evandro Chagas (IEC). Membro da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Pará (LAGGEPA) no período de 2014 a 2015.
  • Maira Cibelle da Silva Peixoto Enfermagem, Escola de Enfermagem Magalhães Barata - Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Pará (LAGGEPA) no período de 2015 a 2016.
  • Sarah Maria Souza Viégas Fisioterapia. Universidade da Amazônia (UNAMA). Pós-graduanda em Terapia Intensiva pela Faculdade Inspirar. Membro da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Pará (LAGGEPA) no período de 2014 a 2015.
  • Cinthia Brígida Brito de Moraes Enfermagem. Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Gestão em Serviços de Saúde e Administração Hospitalar, Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista em Controle de Infecção Hospitalar, Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ). Mestre em Gestão dos Serviços de Saúde, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p191-204

Keywords:

Health of the elderly, Institutionalization, Personal autonomy.

Abstract

Descriptive/quantitative study accomplished between November and December of 2015. The data collection has been made with 22 institutionalized people by applying of Katz and Lawton & Brody scales. As became evident the independence to Activities of Daily Living (ADL) (81,8%) in Katz scale diverging of Lawton & Brody scale that showed low function, dependent (81,8%) to Activities Of Daily Living (IADL). Considering the data of functionality degree observed that it requires greater attention aiming aging quality.

 

Author Biographies

Lúcia Aline Moura Reis, Enfermagem, Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Vice-presidente da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Pará (LAGGEPA).

Graduanda em Enfermagem, Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Vice-presidente da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Pará (LAGGEPA).

 

Cristal Ribeiro Mesquita, Enfermagem. Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e Vigilância em Saúde, Instituto Evandro Chagas (IEC). Membro da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Pará (LAGGEPA) no período de 2014 a 2015.

Enfermeira graduada, Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e Vigilância em Saúde, Instituto Evandro Chagas (IEC). Membro da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Pará (LAGGEPA) no período de 2014 a 2015.

 

Maira Cibelle da Silva Peixoto, Enfermagem, Escola de Enfermagem Magalhães Barata - Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Pará (LAGGEPA) no período de 2015 a 2016.

Graduanda em Enfermagem, Escola de Enfermagem Magalhães Barata - Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Pará (LAGGEPA) no período de 2015 a 2016.

 

Sarah Maria Souza Viégas, Fisioterapia. Universidade da Amazônia (UNAMA). Pós-graduanda em Terapia Intensiva pela Faculdade Inspirar. Membro da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Pará (LAGGEPA) no período de 2014 a 2015.

Fisioterapeuta graduada, Universidade da Amazônia (UNAMA). Pós-graduanda em Terapia Intensiva pela Faculdade Inspirar. Membro da Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia do Pará (LAGGEPA) no período de 2014 a 2015.

 

Cinthia Brígida Brito de Moraes, Enfermagem. Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Gestão em Serviços de Saúde e Administração Hospitalar, Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista em Controle de Infecção Hospitalar, Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ). Mestre em Gestão dos Serviços de Saúde, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA).

Enfermeira graduada, Escola de Enfermagem Magalhães Barata, Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Gestão em Serviços de Saúde e Administração Hospitalar, Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista em Controle de Infecção Hospitalar, Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ). Mestre em Gestão dos Serviços de Saúde, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA).

 

Published

2017-12-30

How to Cite

Reis, L. A. M., Mesquita, C. R., Peixoto, M. C. da S., Viégas, S. M. S., & Moraes, C. B. B. de. (2017). Analysis of elderly autonomy degree of residents in Long Term Care. Revista Kairós-Gerontologia, 20(Especial23), 191–204. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20iEspecial23p191-204