What is the impact of fear of falling on the functional capacity and quality of life of the elderly in a physiotherapy rehabilitation center in the city of Mogi das Cruzes, SP, Brazil?

Authors

  • Mauricio Azevedo de Moraes Educação Física e Fisioterapia. Mestre em Ciências do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu USJT, SP. Fisioterapeuta da Casa de Saúde Santa Marcelina.
  • Guilherme Carlos Brech Fisioterapia. Mestre e Doutor em Ciências, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMSUP). Pós-Doutorando em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP. Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da São Judas Tadeu, USJT/SP. Pesquisador do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP.
  • Angelica Castilho Alonso Educação Física e Fisioterapia. Mestre e Doutora em Ciências, Programa de Fisiopatologia Experimental, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Ciências, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento da USJT e pesquisadora do Laboratório do Estudo do Movimento do IOT-HC- FMUSP. Tem experiência em pesquisa na área de Avaliação Funcional do Movimento Humano com ênfase em Gerontologia, Esportes, Biomecânica, Ortopedia e Traumatologia
  • Adriana Machado Saldiba de Lima Nutrição. Doutora em Ciências, Programa de Endocrinologia da FMUSP. Pós-Doutorado, FMUSP e pelo Diabetes Research Program da New York University, Langone Medical Center, New York, EUA. Atualmente é coordenadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu e pesquisadora do Instituto Anima. Estuda as doenças crônicas e degenerativas do envelhecimento em pesquisas clínicas e na área básica, dando ênfase aos aspectos nutricionais, ao metabolismo de lípides e a formação dos produtos de glicação avançada.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p57-75

Keywords:

Aging, Quality of life, Functional capacity.

Abstract

Aging is a heterogeneous process with morphological, biochemical and psychological changes that affect motor skills in carrying out the daily activities of the elderly. The aim of the study was to compare the elderly with and without fear of falling in relation to motor performance and quality of life; and correlate the fear of falling with motor performance and quality of life. This is a cross-sectional field study with a quantitative approach developed with 42 elderly people from the Rehabilitation Center in physiotherapy in the city of Mogi das Cruzes, SP, Brazil. The performance of Daily Life Activities, Instrumental Daily Life Activity, fear of falling, quality of life, motor performance and handgrip strength were verified. Elderly people who attend a Rehabilitation Center in Mogi das Cruzes, SP, Brazil, have a relationship between motor performance and functional capacity with the fear of falling.

 

Author Biographies

Mauricio Azevedo de Moraes, Educação Física e Fisioterapia. Mestre em Ciências do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu USJT, SP. Fisioterapeuta da Casa de Saúde Santa Marcelina.

Graduação em Educação Física e Fisioterapia. Mestre em Ciências do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu USJT, SP. Fisioterapeuta da Casa de Saúde Santa Marcelina.

 

Guilherme Carlos Brech, Fisioterapia. Mestre e Doutor em Ciências, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMSUP). Pós-Doutorando em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP. Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da São Judas Tadeu, USJT/SP. Pesquisador do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP.

Graduação em Fisioterapia. Mestre e Doutor em Ciências, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMSUP). Pós-Doutorando em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP. Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Envelhecimento da São Judas Tadeu, USJT/SP. Pesquisador do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP.

Angelica Castilho Alonso, Educação Física e Fisioterapia. Mestre e Doutora em Ciências, Programa de Fisiopatologia Experimental, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Ciências, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento da USJT e pesquisadora do Laboratório do Estudo do Movimento do IOT-HC- FMUSP. Tem experiência em pesquisa na área de Avaliação Funcional do Movimento Humano com ênfase em Gerontologia, Esportes, Biomecânica, Ortopedia e Traumatologia

Graduação em Educação Física e Fisioterapia. Mestre e Doutora em Ciências, Programa de Fisiopatologia Experimental, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Ciências, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento da USJT e pesquisadora do Laboratório do Estudo do Movimento do IOT-HC- FMUSP. Tem experiência em pesquisa na área de Avaliação Funcional do Movimento Humano com ênfase em Gerontologia, Esportes, Biomecânica, Ortopedia e Traumatologia

 

Adriana Machado Saldiba de Lima, Nutrição. Doutora em Ciências, Programa de Endocrinologia da FMUSP. Pós-Doutorado, FMUSP e pelo Diabetes Research Program da New York University, Langone Medical Center, New York, EUA. Atualmente é coordenadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu e pesquisadora do Instituto Anima. Estuda as doenças crônicas e degenerativas do envelhecimento em pesquisas clínicas e na área básica, dando ênfase aos aspectos nutricionais, ao metabolismo de lípides e a formação dos produtos de glicação avançada.

Graduação em Nutrição. Doutora em Ciências, Programa de Endocrinologia da FMUSP. Pós-Doutorado, FMUSP e pelo Diabetes Research Program da New York University, Langone Medical Center, New York, EUA. Atualmente é coordenadora e docente permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu e pesquisadora do Instituto Anima. Estuda as doenças crônicas e degenerativas do envelhecimento em pesquisas clínicas e na área básica, dando ênfase aos aspectos nutricionais, ao metabolismo de lípides e a formação dos produtos de glicação avançada.

 

Published

2020-06-30

How to Cite

Moraes, M. A. de, Brech, G. C., Alonso, A. C., & Lima, A. M. S. de. (2020). What is the impact of fear of falling on the functional capacity and quality of life of the elderly in a physiotherapy rehabilitation center in the city of Mogi das Cruzes, SP, Brazil?. Revista Kairós-Gerontologia, 23(2), 57–75. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i2p57-75

Issue

Section

Papers