A new reality: online physical activity classes for older adults people in Covid-19 pandemic

Authors

  • Vanessa Dias Possamai Graduada em Educação Física. Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do movimento Humano, UFRGS.
  • Priscilla Cardoso da Silva Graduada em Fisioterapia, Universidade Feevale. Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.
  • Wagner Albo da Silva Graduado em Educação Física, Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduando em Educação Física, Bacharel, UFRGS, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.
  • Débora Pastoriza Sant´Helena Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.
  • Eliane Mattana Griebler Graduada em Educação Física, Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Graduanda em Fisioterapia, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.
  • Gilvana Goulart de Vargas Graduanda em Educação Física, Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bolsista de Iniciação Cientifica, UFRGS. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-0459-5948
  • Valéria Feijó Martins Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.
  • Andréa Kruger Gonçalves Graduada em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorado em Psicologia, Universidade de São Paulo. Professora Associada do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua em nível de graduação no curso de Educação Física e em nível de mestrado e doutorado no curso de Ciências do Movimento Humano, PPGCMH/UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p77-98

Keywords:

COVID-19, Older adults, Technology, Physical activity.

Abstract

The aim of this study was to assess adherence, perception of social distance and the role of physical activity in the elderly from a university extension program with remote activities during the COVID-19 pandemic. A cross-sectional study was carried out with 60 elderly people. A questionnaire with questions about adherence to classes, perception of social distance, the role of physical activity and sociodemographic variables was used. The results showed participants' adherence to classes, ambivalent perceptions about distance and the importance of physical activity in terms of social and physical aspects. Remote classes have become a new reality for the elderly in the face of the pandemic, as a way of maintaining a routine of activities, benefiting from social approach and physical and mental well-being.

 

Author Biographies

Vanessa Dias Possamai, Graduada em Educação Física. Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do movimento Humano, UFRGS.

Graduada em Educação Física. Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do movimento Humano, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-8701-4963.

 

Priscilla Cardoso da Silva, Graduada em Fisioterapia, Universidade Feevale. Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

Graduada em Fisioterapia, Universidade Feevale. Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-5033-6878

 

Wagner Albo da Silva, Graduado em Educação Física, Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduando em Educação Física, Bacharel, UFRGS, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

Graduado em Educação Física, Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduando em Educação Física, Bacharel, UFRGS, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-0947-4651

 

Débora Pastoriza Sant´Helena, Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-2193-3857

 

Eliane Mattana Griebler, Graduada em Educação Física, Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Graduanda em Fisioterapia, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

Graduada em Educação Física, Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Graduanda em Fisioterapia, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-8333-9162

 

Gilvana Goulart de Vargas, Graduanda em Educação Física, Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bolsista de Iniciação Cientifica, UFRGS. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-0459-5948

Graduanda em Educação Física, Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bolsista de Iniciação Cientifica, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-0459-5948

 

Valéria Feijó Martins, Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5079-947X

 

Andréa Kruger Gonçalves, Graduada em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorado em Psicologia, Universidade de São Paulo. Professora Associada do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua em nível de graduação no curso de Educação Física e em nível de mestrado e doutorado no curso de Ciências do Movimento Humano, PPGCMH/UFRGS.

Graduada em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorado em Psicologia, Universidade de São Paulo. Professora Associada do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua em nível de graduação no curso de Educação Física e em nível de mestrado e doutorado no curso de Ciências do Movimento Humano, PPGCMH/UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-2772-3260

 

Published

2020-09-30

How to Cite

Possamai, V. D., Cardoso da Silva, P., Albo da Silva, W., Sant´Helena, D. P., Griebler, E. M., Vargas, G. G. de, Martins, V. F., & Gonçalves, A. K. (2020). A new reality: online physical activity classes for older adults people in Covid-19 pandemic. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 77–98. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p77-98