Social distance in the COVID-19 pandemic in mental health, eating habits and physical capacity in the elderly: reflective essay

Authors

  • Guilherme Carlos Brech Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pós-Doutor em Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pós-Doutorando em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP e Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pesquisador do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.
  • Keren Regina da Silva Nutricionista, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.
  • Anderson Pereira da Silva Educador Físico, Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.
  • Thuany Caroline Biazzola Cavalcante Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.
  • José Maria Montiel Psicólogo, Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto de Saúde Mental, Universidade São Francisco, Pós-Doutorado, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, UNESP-SP. Pesquisador colaborador do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPENC), Unisal–Americana e colaborador do Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Esporte (Lepespe), Unesp Rio Claro. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.
  • Adriana Machado Saldiba de Lima Nutricionista, Doutora em Ciências, Programa de Endocrinologia da FMUSP. Pós-Doutorado, FMUSP e pelo Diabetes Research Program da New York University, Langone Medical Center, New York, EUA. Atualmente é Coordenadora e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.
  • Angélica Castilho Alonso - Educadora Física e Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Ciência, Programa de Fisiopatologia Experimental, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP. Pesquisadora do Laboratório do Estudo do Movimento do IOT-HC-FMUSP. Docente do Programa de Mestrado Ciências do Envelhecimento da USJT.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p265-285

Keywords:

Aging, Quality of life, Social isolation, Mental health, Feeding behavior, Physical fitness, COVID-19.

Abstract

The new coronavirus, named by the World Health Organization (WHO) as COVID-19, was notified in December in China. In March 2020, the World Pandemic was declared by the WHO, due to the rapid power of dissemination and mortality caused by the virus, responsible for more than 5,519,528 confirmed cases and 159,562 deaths in Brazil until the date of October 31, 2020. Before from this scenario, measures of social distancing were recommended by the WHO, in order to contain the rapid progression of the spread of the virus and, consequently, overburden the health systems. The objective of this study was to carry out a reflexive analysis regarding the social distance in the elderly, resulting from COVID-19, in the aspects of mental health, nutrition and physical capacity, developed in the Graduate Program in Aging Science at Universidade São Judas Tadeu, SP, Brazil. In this period of social distance, it is important, especially for the elderly population, to maintain a daily routine that contemplates promoting attention to aspects related to mental health, eating habits and physical capacity.

 

Author Biographies

Guilherme Carlos Brech, Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pós-Doutor em Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pós-Doutorando em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP e Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pesquisador do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Pós-Doutor em Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pós-Doutorando em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP e Ciência do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu (USJT). Pesquisador do Laboratório do Estudo do Movimento do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da FMUSP. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

Keren Regina da Silva, Nutricionista, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Nutricionista, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

Anderson Pereira da Silva, Educador Físico, Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Educador Físico, Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

Thuany Caroline Biazzola Cavalcante, Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

José Maria Montiel, Psicólogo, Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto de Saúde Mental, Universidade São Francisco, Pós-Doutorado, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, UNESP-SP. Pesquisador colaborador do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPENC), Unisal–Americana e colaborador do Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Esporte (Lepespe), Unesp Rio Claro. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Psicólogo, Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto de Saúde Mental, Universidade São Francisco, Pós-Doutorado, Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, UNESP-SP. Pesquisador colaborador do Laboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPENC), Unisal–Americana e colaborador do Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Esporte (Lepespe), Unesp Rio Claro. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

Adriana Machado Saldiba de Lima, Nutricionista, Doutora em Ciências, Programa de Endocrinologia da FMUSP. Pós-Doutorado, FMUSP e pelo Diabetes Research Program da New York University, Langone Medical Center, New York, EUA. Atualmente é Coordenadora e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

Nutricionista, Doutora em Ciências, Programa de Endocrinologia da FMUSP. Pós-Doutorado, FMUSP e pelo Diabetes Research Program da New York University, Langone Medical Center, New York, EUA. Atualmente é Coordenadora e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

Angélica Castilho Alonso, - Educadora Física e Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Ciência, Programa de Fisiopatologia Experimental, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP. Pesquisadora do Laboratório do Estudo do Movimento do IOT-HC-FMUSP. Docente do Programa de Mestrado Ciências do Envelhecimento da USJT.

Educadora Física e Fisioterapeuta, Mestre e Doutora em Ciência, Programa de Fisiopatologia Experimental, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Ciência, Programa de Ortopedia e Traumatologia, FMUSP. Pesquisadora do Laboratório do Estudo do Movimento do IOT-HC-FMUSP. Docente do Programa de Mestrado Ciências do Envelhecimento da USJT.

 

Published

2020-09-30

How to Cite

Brech, G. C., Silva, K. R. da, Pereira da Silva, A., Cavalcante, T. C. B., Montiel, J. M., Lima, A. M. S. de, & Alonso, A. C. (2020). Social distance in the COVID-19 pandemic in mental health, eating habits and physical capacity in the elderly: reflective essay. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 265–285. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p265-285