Nonagenários Criadores

Autores/as

  • Marcia Degani
  • Elisabeth Frohlich Mercadante

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i2p63-86

Palabras clave:

Velhice, Nonagenários, Quarta Idade, Criação Artística

Resumen

O tema do presente estudo aborda a criação artística praticada por idosos não profissionais que alcançaram e ultrapassaram os noventa anos de vida. Idosos nonagenários, em virtude apenas da idade avançada que possuem, de forma geral, são questionados em relação a sua lucidez e capacidade produtiva. Este estudo pretende mostrar os benefícios obtidos através da prática de atividades artísticas e como elas proporcionam aos idosos a possibilidade de atuarem mais ativamente no próprio ambiente social, além de ser um elemento que os auxilia a lidar com questões reflexivas que povoam o imaginário e a realidade daqueles que vivenciam o período da velhice. Os sujeitos entrevistados resistiram à visão social delegada ao idoso, especialmente aqueles que atingiram a quarta idade, que se inicia a partir dos oitenta anos. Para a reflexão destes sujeitos e o significado de suas produções foi necessário investigar o que representa ser idoso na sociedade atual, a natureza da produção artística, e o exercício da criação. O contato direto com os entrevistados e suas obras proporcionaram um ingresso parcial no universo desses indivíduos, de suas subjetividades e da forma particular que encontraram para lidar com as realidades da vivência cotidiana, suas visões de mundo e perspectivas de vida.

Biografía del autor/a

Marcia Degani

Fonoaudióloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás; cantora lírica e preparadora vocal, cursou Aperfeiçoamento em Voz no CEFAC – Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica. Mestre em Gerontologia/Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Elisabeth Frohlich Mercadante

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (1966), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1969) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atualmente é Professora Doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana. Atuando principalmente nos seguintes temas: velhice, terceira idade, memória coletiva e identidade social.

Cómo citar

Degani, M., & Mercadante, E. F. (2013). Nonagenários Criadores. Revista Kairós-Gerontologia, 15(2), 63–86. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i2p63-86

Número

Sección

Artigos