Percepções da pessoa idosa quanto aos cuidados fisioterapêuticos no seu envelhecer

Autores/as

  • Luzia Wilma Santana da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).
  • Téssia Fernandes de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).
  • Tatiane Oliveira de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).
  • Márcio Costa de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).
  • Mirla de Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p69-86

Palabras clave:

Envelhecimento, Domicílio, Fisioterapia Comunitária.

Resumen

No Brasil, o envelhecimento populacional e a demanda crescente de pessoas com doenças crônicas e incapacidades funcionais têm despertado a atenção dos cientistas da saúde, visto que comprometem não apenas o processo de viver, mas também as relações sociais e o sistema familiar. Nesse contexto, a inserção da fisioterapia no nível primário apresenta-se como uma estratégia capaz de fortalecer a atenção básica, aumentando a resolutividade do Sistema Único de Saúde, no reforço à integralidade na assistência. Objetivo: Conhecer as percepções da pessoa idosa sobre os cuidados fisioterapêuticos desenvolvidos no contexto familiar/domiciliar. Método: Estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa; realizado em um município localizado no interior do Estado da Bahia, Brasil, no período de abril a julho de 2013, utilizando como instrumento: entrevista semiestruturada aplicada a quatro pessoas idosas, usuárias do serviço de fisioterapia domiciliar do Programa de Ação Continuada do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão e que possuíam condições cognitivas preservadas, de acordo com Miniexame do Estado Mental (MEEM). Os resultados evidenciaram satisfação dos sujeitos quanto à evolução físico-funcional decorrente do atendimento fisioterapêutico domiciliar em seu bem-estar geral, bem como o domicílio, um espaço privilegiado para a ação reabilitadora proximal dos cuidados, que se reverteu em vínculos de solidariedade, de escuta sensível, de valorização pessoal e de amizade. Apesar disso, também foram identificadas insatisfações quanto à descontinuidade e resolutividade do tratamento no período de recesso acadêmico, fazendo alertar para a necessidade de motivação no direcionamento das capacidades resilientes das pessoas.

Biografía del autor/a

Luzia Wilma Santana da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).

Luzia Wilma Santana da Silva - Professora da UESB. Doutora em Enfermagem pelo PEN-UFSC. Líder do Grupo Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha: Família em seu ciclo vital. Coordenadora do NIEFAM. Membro do NUCRON-UFSC.

E-mail: luziawilma@yahoo.com.br

Téssia Fernandes de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).

Téssia Fernandes de Souza - Discente do curso de Fisioterapia da UESB. Membro colaborador do NIEFAM. Linha: Família em seu ciclo vital.

E-mail: tessia_fernandes@hotmail.com

Tatiane Oliveira de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).

Tatiane Oliveira de Souza - Professora da UESB. Mestranda em Enfermagem e Saúde pelo PPGES-UESB. Membro do Grupo Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha: Família em seu ciclo vital. Colaboradora do NIEFAM.

E-mail: tatiane2101@gmail.com

tatiane2101@gmail.com

Márcio Costa de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).

Márcio Costa de Souza – Professor da UNEB. Mestre em Saúde Coletiva. Pesquisador do Laboratório de Estudos do Trabalho e Subjetividade em Saúde (LETRASS) da Universidade Federal Fluminense.

E-mail: mcsouzafisio@gmail.com

Mirla de Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié (BA).

Mirla de Souza - Discente do curso de Fisioterapia da UESB. Membro colaborador do NIEFAM. Linha: Família em seu ciclo vital.

E-mail: mirlafisio@yahoo.com.br

Publicado

2014-03-31

Cómo citar

Santana da Silva, L. W., Souza, T. F. de, Souza, T. O. de, Souza, M. C. de, & de Souza, M. (2014). Percepções da pessoa idosa quanto aos cuidados fisioterapêuticos no seu envelhecer. Revista Kairós-Gerontologia, 17(1), 69–86. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p69-86

Número

Sección

Artigos