O papel da solidariedade intergeracional no âmbito da literacia digital

Autores/as

  • Magda Sofia Roberto Universidade da Beira Interior, Portugal.
  • António Fidalgo Universidade da Beira Interior, Portugal.
  • David Buckingham School of Social Sciences, Loughborough University, Reino Unido.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i2p09-25

Palabras clave:

Intergeracionalidade, Literacia Digital, Solidariedade.

Resumen

No âmbito do envelhecimento e aposta na aprendizagem intergeracional para desenvolver a literacia digital, este trabalho recorre à Teoria da Ação Planeada para analisar a intenção de jovens universitários ajudarem idosos a adquirirem competências digitais. Com aplicação de questionário a 135 estudantes, os resultados enfatizam a promoção de estratégias educacionais pró-sociais que reforcem o valor da solidariedade e o desenho de programas significativos para ambas as gerações.

 

Biografía del autor/a

Magda Sofia Roberto, Universidade da Beira Interior, Portugal.

Investigadora de Pós-Doutoramento, LabCom-Laboratório de Comunicação Online, Universidade da Beira Interior, Portugal.

 

António Fidalgo, Universidade da Beira Interior, Portugal.

Professor Catedrático de Ciências da Comunicação, LabCom-Laboratório de Comunicação Online, Universidade da Beira Interior, Portugal.

David Buckingham, School of Social Sciences, Loughborough University, Reino Unido.

Professor Catedrático de Ciências da Comunicação. School of Social Sciences, Loughborough University, Reino Unido.

 

Publicado

2014-06-01

Cómo citar

Roberto, M. S., Fidalgo, A., & Buckingham, D. (2014). O papel da solidariedade intergeracional no âmbito da literacia digital. Revista Kairós-Gerontologia, 17(2), 09–25. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i2p09-25

Número

Sección

Artigos