A PRÁTICA DA DANÇA-TEATRO NA MATURIDADE

Autores/as

  • Selma Cristina Trindade Vieira Graduada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasilia, UnB e Colaboradora da UniSER, Universidade do Envelhecer/UnB
  • Kerolyn Ramos Garcia Sanitarista, Doutoranda em Ciências e Tecnologias em Saúde e Docente na UniSER, Universidade do Envelhecer/UnB.
  • Dyego Ramos Henrique Sanitarista, Mestre em Ciências e Tecnologias em Saúde, e Docente, UniSER, Universidade do Envelhecer/UnB
  • Margô Gomes de Oliveira Kanikowski Profa. Dra., Docente, Pesquisadora da Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21iEspecial24p6

Palabras clave:

Envelhecimento, Dança, Teatro, Histórias de vida

Resumen

O Programa de Extensão Universidade do Envelhecer, UniSER, da Universidade de Brasília, a partir do curso de Educador Político-Social em Gerontologia, oferta há dois anos, em sua proposta pedagógica, as Vivências Artísticas, as quais desenvolvem as habilidades culturais dos alunos que as realizam, considerando-se principalmente a teatralidade. Como objetivo, as vivências artísticas buscam estimular o contato com a dança-teatro por meio de atividades de sensibilização, consciência corporal, resgate da valorização da memória, criatividade, equilíbrio, flexibilidade, ritmo, socialização e autoestima. São realizadas sequências de exercícios de consciência e expressão do corpo, voz, além de técnicas da dança contemporânea e teatro, duas vezes por semana, com duas horas de duração cada, além de encontros extras às vésperas de apresentações. A partir do uso das metodologias específicas, foi possível a criação de duas peças teatrais. A primeira, “Cidadão anônimos e suas palhaçarias”, expõe cenas relacionadas com o dia a dia dos participantes, com enfoque na temática do descaso com a pessoa idosa, que, conforme explicitado, foi retirado da experiência dos próprios participantes. A segunda peça, “Como se fosse Sofia”, aborda a valorização da trajetória pessoal dos participantes, com enfoque em suas histórias de vida e memórias. Considerando-se as vivências do grupo, as personagens, temáticas, tipos e movimentos de cena elaborados se tornam um retrato da vida tanto dos participantes quanto dos idosos do Brasil. A reação do público nas apresentações realizadas como resultado dos encontros é calorosa e receptiva, seguida de sessão de fotos, gravações de vídeos com rodas de conversas da turma e do público. Identificam-se as peculiaridades e a importância da prática das artes cênicas na construção de maior autonomia, expressividade, articulação do corpo e valorização da cidadania de cada indivíduo dentro deste conjunto, além da sensibilização do público quanto à temática.

Cómo citar

Vieira, S. C. T., Garcia, K. R., Henrique, D. R., & Kanikowski, M. G. de O. (2018). A PRÁTICA DA DANÇA-TEATRO NA MATURIDADE. Revista Kairós-Gerontologia, 21(Especial24), 6. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21iEspecial24p6

Número

Sección

Relato de Experiência