Atención psicosocial en un caso de Demencia potencialmente reversible

Autores/as

  • Fabíola Langaro Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, e docente do curso de Psicologia da Associação Catarinense de Ensino. ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-0691-7560.
  • Daymée Taggesell de Córdova Enfermagem, atualmente assessora técnica na gerência psicossocial municipal.
  • Aulina Judith Folle Esper Consultora estratégica em Desenvolvimento de Liderança e de Negócios, com mais de 15 anos de experiência nacional e internacional junto ao Vis Desenvolvimento de Liderança (VisDL), do qual também é sócia-fundadora. Atua principalmente nas áreas de Liderança, Desenvolvimento pessoal e profissional, Desenvolvimento de Negócios, Estratégia e Soluções Empresariais. Também atua como Conselheira em Conselhos de Administração de empresas. Mestre e Doutoranda em Gestão do Conhecimento, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, PPGEGC/UFSC. Graduada em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Pesquisadora do Laboratório de Liderança e Gestão Responsável (LGR), nos temas relacionados a Liderança e Desenvolvimento de Liderança. ORCID Id: http://orcid.org/0000-0001-8087-0177.
  • Rachel Schlindwein-Zanini Psicologia, Licenciatura e Bacharelado, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI. Especialista em Neuropsicologia, Conselho Federal de Psicologia, Especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, PUCRS, Doutora em Ciências da Saúde/Medicina. Área de concentração: Neurociências, Faculdade de Medicina, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Realizou Pós-Doutorado em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Fez fellowship em Av. Neuropsicológica pré- e pós-operatória da cirurgia da epilepsia e hidrocefalia de pressão normal, no Instituto de Neurologia de Curitiba, INC, e realizou estágio na University of Miami, EUA, Miller School of Medicine, na área de Epilepsia e Implante Coclear. Atualmente é membro do corpo docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, CCS/UFSC e é psicóloga concursada da UFSC, atuando em Neuropsicologia e Psicologia Hospitalar no Hospital Universitário da UFSC, junto aos pacientes, e como supervisora de estágio, preceptora de residência e coordenando projeto de extensão (Estimulação cognitiva no Hospital Universitário, UFSC) para pacientes neurológicos. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Neuropsicologia e Sáude, UFSC, vinculado ao CNPq. Possui cooperação de pesquisa com investigadores nacionais e internacionais, incluindo UDESC, UFRN, Universid de Léon, Espanha e University of California, Los Angeles, UCLA.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p377-394

Palabras clave:

Demencia potencialmente reversible, Salud mental, Atención psicosocial.

Resumen

Los síndromes demenciales tienen múltiples etiologías y, entre las causas de demencias potencialmente reversibles, está la depresión. Se presenta aquí un estudio de caso de paciente mayor diagnosticado con Demencia por Cuerpos de Lewy y que, después del tratamiento multiprofesional, tuvo mejoría de su condición cognitiva y emocional, haciéndose revisar el diagnóstico inicial. Se consideró que los síntomas demenciales iniciales estaban asociados a los síntomas depresivos y el cuidado basado en la atención psicosocial fue fundamental para los cambios observados.

 

Biografía del autor/a

Fabíola Langaro, Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, e docente do curso de Psicologia da Associação Catarinense de Ensino. ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-0691-7560.

Graduação em Psicologia, Universidade do Vale do Itajaí. Mestrado em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina. Especialização em Psicologia da Saúde e Hospitalar, Faculdades Pequeno Príncipe. Atualmente é doutoranda na Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, e docente do curso de Psicologia da Associação Catarinense de Ensino. ORCID iD: http://orcid.org/0000-0002-0691-7560.

 

Daymée Taggesell de Córdova, Enfermagem, atualmente assessora técnica na gerência psicossocial municipal.

Graduada em Enfermagem, Universidade do Sul de Santa Catarina. Pós-Graduada em Emergência Pré-Hospitalar, Especialista em Saúde da Família, Gestão em Saúde e Saúde Mental e Atenção Psicossocial. Tutoria no Curso Crise e Urgência em Saúde Mental, do APIS/UFSC-UNASUS. Membro pesquisadora do Laboratório de Tecnologia e Inovação na Educação, Pesquisa e Extensão em Atenção Psicossocial e Drogas, APIS/UFSC. Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família por 12 anos. Atualmente assessora técnica na gerência psicossocial municipal. Aluna do Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da UFSC.ORCID Id: http://orcid.org/0000-0001-9655-8890

Aulina Judith Folle Esper, Consultora estratégica em Desenvolvimento de Liderança e de Negócios, com mais de 15 anos de experiência nacional e internacional junto ao Vis Desenvolvimento de Liderança (VisDL), do qual também é sócia-fundadora. Atua principalmente nas áreas de Liderança, Desenvolvimento pessoal e profissional, Desenvolvimento de Negócios, Estratégia e Soluções Empresariais. Também atua como Conselheira em Conselhos de Administração de empresas. Mestre e Doutoranda em Gestão do Conhecimento, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, PPGEGC/UFSC. Graduada em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Pesquisadora do Laboratório de Liderança e Gestão Responsável (LGR), nos temas relacionados a Liderança e Desenvolvimento de Liderança. ORCID Id: http://orcid.org/0000-0001-8087-0177.

Consultora estratégica em Desenvolvimento de Liderança e de Negócios, com mais de 15 anos de experiência nacional e internacional junto ao Vis Desenvolvimento de Liderança (VisDL), do qual também é sócia-fundadora. Atua principalmente nas áreas de Liderança, Desenvolvimento pessoal e profissional, Desenvolvimento de Negócios, Estratégia e Soluções Empresariais. Também atua como Conselheira em Conselhos de Administração de empresas. Mestre e Doutoranda em Gestão do Conhecimento, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, PPGEGC/UFSC. Graduada em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Pesquisadora do Laboratório de Liderança e Gestão Responsável (LGR), nos temas relacionados a Liderança e Desenvolvimento de Liderança. ORCID Id: http://orcid.org/0000-0001-8087-0177.

Rachel Schlindwein-Zanini, Psicologia, Licenciatura e Bacharelado, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI. Especialista em Neuropsicologia, Conselho Federal de Psicologia, Especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, PUCRS, Doutora em Ciências da Saúde/Medicina. Área de concentração: Neurociências, Faculdade de Medicina, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Realizou Pós-Doutorado em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Fez fellowship em Av. Neuropsicológica pré- e pós-operatória da cirurgia da epilepsia e hidrocefalia de pressão normal, no Instituto de Neurologia de Curitiba, INC, e realizou estágio na University of Miami, EUA, Miller School of Medicine, na área de Epilepsia e Implante Coclear. Atualmente é membro do corpo docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, CCS/UFSC e é psicóloga concursada da UFSC, atuando em Neuropsicologia e Psicologia Hospitalar no Hospital Universitário da UFSC, junto aos pacientes, e como supervisora de estágio, preceptora de residência e coordenando projeto de extensão (Estimulação cognitiva no Hospital Universitário, UFSC) para pacientes neurológicos. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Neuropsicologia e Sáude, UFSC, vinculado ao CNPq. Possui cooperação de pesquisa com investigadores nacionais e internacionais, incluindo UDESC, UFRN, Universid de Léon, Espanha e University of California, Los Angeles, UCLA.

Graduação em Psicologia, Licenciatura e Bacharelado, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI. Especialista em Neuropsicologia, Conselho Federal de Psicologia, Especialização em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, PUCRS, Doutora em Ciências da Saúde/Medicina. Área de concentração: Neurociências, Faculdade de Medicina, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Realizou Pós-Doutorado em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Fez fellowship em Av. Neuropsicológica pré- e pós-operatória da cirurgia da epilepsia e hidrocefalia de pressão normal, no Instituto de Neurologia de Curitiba, INC, e realizou estágio na University of Miami, EUA, Miller School of Medicine, na área de Epilepsia e Implante Coclear. Atualmente é membro do corpo docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, CCS/UFSC e é psicóloga concursada da UFSC, atuando em Neuropsicologia e Psicologia Hospitalar no Hospital Universitário da UFSC, junto aos pacientes, e como supervisora de estágio, preceptora de residência e coordenando projeto de extensão (Estimulação cognitiva no Hospital Universitário, UFSC) para pacientes neurológicos. Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo de Neuropsicologia e Sáude, UFSC, vinculado ao CNPq. Possui cooperação de pesquisa com investigadores nacionais e internacionais, incluindo UDESC, UFRN, Universid de Léon, Espanha e University of California, Los Angeles, UCLA.

Publicado

2018-03-30

Cómo citar

Langaro, F., Córdova, D. T. de, Esper, A. J. F., & Schlindwein-Zanini, R. (2018). Atención psicosocial en un caso de Demencia potencialmente reversible. Revista Kairós-Gerontologia, 21(1), 377–394. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p377-394

Número

Sección

Artigos