La "Caravana Lúdica": la reminiscencia y las vivencias de la cultura lúdica infantil, en la vejez

Autores/as

  • Kleber Tüxen Carneiro Graduado em Educação Física e Pedagogia, com especialização em Pedagogia do Movimento. Mestrado em Educação Escolar (na linha de pesquisa: Psicologia da Educação), FCLAr-Unesp e Doutorado na mesma área, na linha de Estudos históricos, filosóficos e antropológicos sobre escola e cultura. Atualmente, é Professor Adjunto na Universidade Federal de Lavras, MG, UFLA, onde participa como pesquisador junto ao grupo de pesquisas GEFORDEF, bem como pesquisador/colaborador no Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte, LEAPE, Unemat.
  • João Carlos Martins Bressan Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro, SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Tecnologias da Educação, Pontifícia Universidade Católica RJ. Graduado, Licenciatura Plena, em Educação Física, Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, PR. Atualmente é docente da Faculdade de Ciências da Saúde, no curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Mato Grosso. Coordenador do projeto de extensão PROAT - UNEMAT (projeto de atletismo) e pesquisador da rede CEDES/MT.
  • Adriana Nolibos Baccin Graduação em Educação Física, Licenciatura Plena, Centro de Educação Física e Desportos, CEFD, Universidade Federal de Santa Maria,UFSM. Artes Cênicas nessa mesma instituição. Especialização em Educação Física Escolar, CEFD/UFSM, Grupo de Pesquisa em Diversidade, Corpo e Gênero. Mestre em Educação, Centro de Educação, Grupo de Pesquisa em Formação Cultural, Hermenêutica e Educação, CE/UFSM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de São Carlos, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente, é docente efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso.
  • Fernanda Tüxen Azevedo Filiada como Assessora Pedagógica, Colégio Americana/SP. Graduação em Pedagogia e Matemática. Especialista em Psicopedagogia.
  • Bruno Garcia Santana Graduado em Educação Física, Universidade do Estado de Mato Grosso. Bolsista voluntário na Associação Remans Fraterno João Gabriel.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p419-441

Palabras clave:

Vejez, Cultura Lúdica Infantil, Experiencia Significativa.

Resumen

Se trata de un relato de experiencia, que describe la organización pedagógica, así como las impresiones provenientes del proyecto titulado: Caravana Lúdica, con el objetivo de conocer las percepciones de los/as viejos/as sobre sus experiencias lúdicas del pasado, participantes que son ellos/ellas de la Asociación Remanso Fraterno João Gabriel en Cáceres, MT, Brasil, donde fueron invitados a revisar los artefactos y los contenidos de la cultura lúdica infantil, haciendo así tales experiencias compartibles a los demás.

Biografía del autor/a

Kleber Tüxen Carneiro, Graduado em Educação Física e Pedagogia, com especialização em Pedagogia do Movimento. Mestrado em Educação Escolar (na linha de pesquisa: Psicologia da Educação), FCLAr-Unesp e Doutorado na mesma área, na linha de Estudos históricos, filosóficos e antropológicos sobre escola e cultura. Atualmente, é Professor Adjunto na Universidade Federal de Lavras, MG, UFLA, onde participa como pesquisador junto ao grupo de pesquisas GEFORDEF, bem como pesquisador/colaborador no Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte, LEAPE, Unemat.

Graduado em Educação Física e Pedagogia, com especialização em Pedagogia do Movimento. Mestrado em Educação Escolar (na linha de pesquisa: Psicologia da Educação), FCLAr-Unesp e Doutorado na mesma área, na linha de Estudos históricos, filosóficos e antropológicos sobre escola e cultura. Experiências na área da Educação, atuando especialmente nos temas: Estudos sobre a Teoria do Jogo e a constituição da Cultura Lúdica; História da Educação e da Educação Física, Didática e Metodologias no Ensino e Aspectos da Aprendizagem em Educação Infantil. Atualmente, é Professor Adjunto na Universidade Federal de Lavras, MG, UFLA, onde participa como pesquisador junto ao grupo de pesquisas GEFORDEF, bem como pesquisador/colaborador no Laboratório de Estudos Aplicados em Pedagogia do Esporte, LEAPE, Unemat.

ORCID iD: http://orcid.org/0000-0003-0826-6172

 

João Carlos Martins Bressan, Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro, SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Tecnologias da Educação, Pontifícia Universidade Católica RJ. Graduado, Licenciatura Plena, em Educação Física, Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, PR. Atualmente é docente da Faculdade de Ciências da Saúde, no curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Mato Grosso. Coordenador do projeto de extensão PROAT - UNEMAT (projeto de atletismo) e pesquisador da rede CEDES/MT.

Doutorando em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Rio Claro, SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Tecnologias da Educação, Pontifícia Universidade Católica RJ. Graduado, Licenciatura Plena, em Educação Física, Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí, PR. Atualmente é docente da Faculdade de Ciências da Saúde, no curso de Educação Física, da Universidade do Estado de Mato Grosso. Coordenador do projeto de extensão PROAT - UNEMAT (projeto de atletismo) e pesquisador da rede CEDES/MT.

 

Adriana Nolibos Baccin, Graduação em Educação Física, Licenciatura Plena, Centro de Educação Física e Desportos, CEFD, Universidade Federal de Santa Maria,UFSM. Artes Cênicas nessa mesma instituição. Especialização em Educação Física Escolar, CEFD/UFSM, Grupo de Pesquisa em Diversidade, Corpo e Gênero. Mestre em Educação, Centro de Educação, Grupo de Pesquisa em Formação Cultural, Hermenêutica e Educação, CE/UFSM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de São Carlos, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente, é docente efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso.

Graduação em Educação Física, Licenciatura Plena, Centro de Educação Física e Desportos, CEFD, Universidade Federal de Santa Maria,UFSM. Artes Cênicas nessa mesma instituição. Especialização em Educação Física Escolar, CEFD/UFSM, Grupo de Pesquisa em Diversidade, Corpo e Gênero. Mestre em Educação, Centro de Educação, Grupo de Pesquisa em Formação Cultural, Hermenêutica e Educação, CE/UFSM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de São Carlos, em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente, é docente efetiva na Universidade do Estado de Mato Grosso. 

 

Fernanda Tüxen Azevedo, Filiada como Assessora Pedagógica, Colégio Americana/SP. Graduação em Pedagogia e Matemática. Especialista em Psicopedagogia.

Filiada como Assessora Pedagógica, Colégio Americana/SP.

Graduação em Pedagogia e Matemática. Especialista em Psicopedagogia.

 

Bruno Garcia Santana, Graduado em Educação Física, Universidade do Estado de Mato Grosso. Bolsista voluntário na Associação Remans Fraterno João Gabriel.

Graduado em Educação Física, Universidade do Estado de Mato Grosso. Bolsista voluntário na Associação Remans Fraterno João Gabriel.

 

Publicado

2018-06-30

Cómo citar

Carneiro, K. T., Bressan, J. C. M., Baccin, A. N., Azevedo, F. T., & Santana, B. G. (2018). La "Caravana Lúdica": la reminiscencia y las vivencias de la cultura lúdica infantil, en la vejez. Revista Kairós-Gerontologia, 21(2), 419–441. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p419-441

Número

Sección

Relato de Experiência