Instituciones de largo plazo para ancianos en Brasil: una revisión integradora de literatura

Autores/as

  • Patricia do Nascimento Tavares Curso de Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas.
  • Olga Susana Costa Couto e Araújo Curso de Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, UNICAMP.
  • Josiane Ferreira de Mello Nutrição. Docente no Centro Universitário de Jaguariúna (UNIFAJ), no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Mestre em Gerontologia, FAculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.
  • Andreza de Nóvoa Rocha Maciel Curso de Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas. Unicamp.
  • Maria José D’Elboux Enfermagem,Universidade Estadual de Campinas, no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas. E-mail:

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p423-441

Palabras clave:

Servicios de salud para ancianos, Viejo hombre, Institución de atención a largo plazo para ancianos.

Resumen

El objetivo fue encuestar y analizar la producción científica sobre la delineación de los trabajos publicados y los temas estudiados sobre las instituciones de atención a largo plazo para ancianos en Brasil. El corpus consta de 88 artículos. Existe un número incipiente de investigaciones con intervenciones, ya que los investigadores todavía buscan describir el perfil de los ancianos institucionalizados, de acuerdo con los criterios de salud y enfermedad.

 

Biografía del autor/a

Patricia do Nascimento Tavares, Curso de Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas.

Mestrado em Ciências do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu. Professora assistente do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Doutoranda em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas.

 

 

Olga Susana Costa Couto e Araújo, Curso de Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, UNICAMP.

Doutoranda em Gerontologia, UNICAMP. Mestre em Museologia, USP. Licenciatura em Antropologia, Universidade Nova de Lisboa. Pós-graduação em Envelhecimento e autonomia funcional na Universidade Técnica de Lisboa (FMH), Portugal.

Josiane Ferreira de Mello, Nutrição. Docente no Centro Universitário de Jaguariúna (UNIFAJ), no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Mestre em Gerontologia, FAculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.

Graduação em Nutrição. Docente no Centro Universitário de Jaguariúna (UNIFAJ), no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), e Nutricionista clínica, com experiência em Nutrição do idoso. Mestre em Gerontologia, Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.

 

Andreza de Nóvoa Rocha Maciel, Curso de Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas. Unicamp.

Graduada em Fisioterapia, Universidade Paulista e Licenciatura plena em Educação Física, Universidade do Estado do Pará. Pós-Graduada em Fisioterapia aplicada à Traumatologia, Unicamp. Mestranda em Gerontologia, Unicamp.

 

Maria José D’Elboux, Enfermagem,Universidade Estadual de Campinas, no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas. E-mail:

Graduação em Enfermagem, PUC-SP. Mestrado e Doutorado em Enfermagem, Universidade de São Paulo. Livre Docência, Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor colaborador na Universidade Estadual de Campinas, no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas.

Publicado

2018-09-30

Cómo citar

Tavares, P. do N., Couto e Araújo, O. S. C., Mello, J. F. de, Maciel, A. de N. R., & D’Elboux, M. J. (2018). Instituciones de largo plazo para ancianos en Brasil: una revisión integradora de literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 21(3), 423–441. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p423-441

Número

Sección

Artigos