Efectos de un protocolo de ejercicios de realidad virtual, no equilibrio e independencia funcional de individuos con Enfermedad de Parkinson - estudio clínico

Autores/as

  • Nei Adão Ribeiro de Freitas Fisioterapia. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.
  • Simone Mader Dall Agnol Fisioterapia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.
  • Camila Kich Fisioterapia. Fisioterapeuta na Clínica Fernanda França.
  • Luis Paulo Gomes Mascarenhas Educação Física. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p259-275

Palabras clave:

Enfermedad de Parkinson, Terapia de Exposición a la Realidad Virtual, Equilibrio Postural.

Resumen

El presente estudio objetivó analizar los efectos de la Realidad Virtual (RV) en el equilibrio e independencia funcional de individuos con enfermedad de Parkinson (DP) de etapa moderada. La muestra fue compuesta por 4 individuos, con diagnóstico clínico de DP. Estos se sometieron a la evaluación del equilibrio a través de la Escala de Equilibrio de Berg (EEB) y de la independencia funcional, medida a través de la Medida de Independencia Funcional (MIF). El resultado obtenido en la EEB en la reevaluación después de la RV se mostró estadísticamente significativo.

Palabras clave: Enfermedad de Parkinson; Terapia de Exposición a la Realidad Virtual; Equilibrio Postural.

Biografía del autor/a

Nei Adão Ribeiro de Freitas, Fisioterapia. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.

Graduação em Fisioterapia. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.

 

Simone Mader Dall Agnol, Fisioterapia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.

Graduação em Fisioterapia. Especialista em Geriatria e Gerontologia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.

 

Camila Kich, Fisioterapia. Fisioterapeuta na Clínica Fernanda França.

Graduação em Fisioterapia. Fisioterapeuta na Clínica Fernanda França.

 

Luis Paulo Gomes Mascarenhas, Educação Física. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.

Graduação em Educação Física. Mestre em Atividade Física e Saúde. Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro.

 

Publicado

2018-12-30

Cómo citar

Freitas, N. A. R. de, Dall Agnol, S. M., Kich, C., & Mascarenhas, L. P. G. (2018). Efectos de un protocolo de ejercicios de realidad virtual, no equilibrio e independencia funcional de individuos con Enfermedad de Parkinson - estudio clínico. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 259–275. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p259-275

Número

Sección

Artigos