Planificación urbana y accesibilidad para personas mayores en la ciudad de Ituiutaba, MG - algunas reflexiones interdisciplinarias

Autores/as

  • Geisa Candida da Silva Gonçalves Mestranda em Geografia, PPGEP/UFU. Especialista em Gestão Estratégica de Empresas: Auditoria e Controladoria, FEIT/UEMG. Graduada em Administração Pública, Universidade Federal de Uberlândia; e em Ciências Contábeis, Faculdade Triângulo Mineiro. Técnica Administrativa da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do Campus Pontal.
  • Gerusa Gonçalves Moura Graduação em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia. Mestrado e Doutorado em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é Professor Associado I, da Universidade Federal de Uberlândia. Orienta no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia, FACIP/Ituiutaba, e no Mestrado Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, IG/Uberlândia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p457-480

Palabras clave:

Urbanismo, Accesibilidad, Personas mayores.

Resumen

La planificación urbana establece las condiciones espaciales en las que se desarrollan las relaciones espacio-individuales. Este estudio aborda cuestiones relacionadas con la accesibilidad de tres espacios sociales para personas mayores en la ciudad de Ituiutaba, estado de Minas Gerais, Brasil: “Plaza Mário Natal Guimarães”, sendero para caminar en la “Avenida José João Dib” y “Ituiutaba Clube Sociedad recreativa y deportiva". Las reflexiones interdisciplinarias desarrolladas aquí demuestran que las condiciones estructurales para la accesibilidad y el uso de los ancianos presentan deficiencias, según lo previsto por NBR 9050, que no ofrecen condiciones adecuadas para caminar, perjudicando las relaciones espaciales y sociales de los ancianos. Había una necesidad de supervisión, reajuste y mantenimiento estructural.

Biografía del autor/a

Geisa Candida da Silva Gonçalves, Mestranda em Geografia, PPGEP/UFU. Especialista em Gestão Estratégica de Empresas: Auditoria e Controladoria, FEIT/UEMG. Graduada em Administração Pública, Universidade Federal de Uberlândia; e em Ciências Contábeis, Faculdade Triângulo Mineiro. Técnica Administrativa da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do Campus Pontal.

Mestranda em Geografia, PPGEP/UFU. Especialista em Gestão Estratégica de Empresas: Auditoria e Controladoria, FEIT/UEMG. Graduada em Administração Pública, Universidade Federal de Uberlândia; e em Ciências Contábeis, Faculdade Triângulo Mineiro. Técnica Administrativa da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do Campus Pontal.

 

Gerusa Gonçalves Moura, Graduação em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia. Mestrado e Doutorado em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é Professor Associado I, da Universidade Federal de Uberlândia. Orienta no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia, FACIP/Ituiutaba, e no Mestrado Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, IG/Uberlândia.

Graduação em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia.  Mestrado e Doutorado em Geografia, Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é Professor Associado I, da Universidade Federal de Uberlândia. Orienta no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia, FACIP/Ituiutaba, e no Mestrado Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, IG/Uberlândia.

 

Cómo citar

Gonçalves, G. C. da S., & Moura, G. G. (2019). Planificación urbana y accesibilidad para personas mayores en la ciudad de Ituiutaba, MG - algunas reflexiones interdisciplinarias. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 457–480. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p457-480

Número

Sección

Artigos