Estimulación de la memoria y la comunicación de las personas mayores: un informe de experiencia basado en la promoción de la salud

Autores/as

  • Aline Megumi Arakawa-Belaunde Fonoaudiologia. Atualmente é professora do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Mestrado Profissional) da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Bruna Vieira Krug Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Participante do projeto de extensão intitulado: “Oficina de Estimulação da Memória e da Comunicação de Idosos.
  • Laurielen Cardoso Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Participa de grupos de pesquisa e projetos de extensão com enfoque na estimulação de memória para idosos e avaliação do Sistema Auditivo Periférico e Central de indivíduos. Atua com avaliação e reabilitação auditiva e terapia de linguagem nas diversas faixas etárias, tendo aumentado gradativamente a terapia voltadas aos idosos, num trabalho conjunto com os pilares para uma boa qualidade de vida: saúde mental, emocional e física.
  • Mariane Silva de Amorim Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Atuação no Lar São Gabriel – para idosos carentes. Florianópolis, SC.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p607-620

Palabras clave:

Envejecimiento, Memoria, Promoción de la salud.

Resumen

Este es un informe de experiencia de un grupo de estimulación de la memoria y la comunicación de personas mayores realizado entre 2014 y 2017. Un total de 96 personas mayores participaron en las reuniones, prevaleciendo el género femenino. Se celebraron alrededor de 14 reuniones semestrales semanalmente, que duraron 80 minutos. Además de un espacio vital, se llevaron a cabo actividades para estimular el rendimiento cognitivo con el fin de 

Biografía del autor/a

Aline Megumi Arakawa-Belaunde, Fonoaudiologia. Atualmente é professora do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Mestrado Profissional) da Universidade Federal de Santa Catarina.

Fonoaudióloga, Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo, FOB/USP. Mestrado e Doutorado em Ciências Odontológicas Aplicadas - área Saúde Coletiva, FOB/USP. Experiência na área da Saúde Coletiva, atuando preferencialmente em temas relacionados à promoção da saúde e saúde do idoso. Atualmente é professora do Departamento de Fonoaudiologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Mestrado Profissional) da Universidade Federal de Santa Catarina.

URL: https://orcid.org/0000-0002-2159-6486.

 

Bruna Vieira Krug, Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Participante do projeto de extensão intitulado: “Oficina de Estimulação da Memória e da Comunicação de Idosos.

Graduanda em Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Participante do projeto de extensão intitulado: “Oficina de Estimulação da Memória e da Comunicação de Idosos.

 

Laurielen Cardoso, Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Participa de grupos de pesquisa e projetos de extensão com enfoque na estimulação de memória para idosos e avaliação do Sistema Auditivo Periférico e Central de indivíduos. Atua com avaliação e reabilitação auditiva e terapia de linguagem nas diversas faixas etárias, tendo aumentado gradativamente a terapia voltadas aos idosos, num trabalho conjunto com os pilares para uma boa qualidade de vida: saúde mental, emocional e física.

Fonoaudióloga, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Participa de grupos de pesquisa e projetos de extensão com enfoque na estimulação de memória para idosos e avaliação do Sistema Auditivo Periférico e Central de indivíduos. Atua com avaliação e reabilitação auditiva e terapia de linguagem nas diversas faixas etárias, tendo aumentado gradativamente a terapia voltadas aos idosos, num trabalho conjunto com os pilares para uma boa qualidade de vida: saúde mental, emocional e física.

 

Mariane Silva de Amorim, Fonoaudiologia, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Atuação no Lar São Gabriel – para idosos carentes. Florianópolis, SC.

Fonoaudióloga, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Atuação no Lar São Gabriel – para idosos carentes. Florianópolis, SC.

 

Publicado

2019-06-30

Cómo citar

Arakawa-Belaunde, A. M., Krug, B. V., Cardoso, L., & Amorim, M. S. de. (2019). Estimulación de la memoria y la comunicación de las personas mayores: un informe de experiencia basado en la promoción de la salud. Revista Kairós-Gerontologia, 22(2), 607–620. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i2p607-620

Número

Sección

Artigos