Mecanismos de protección y riesgo de longevidad para los fondos de pensiones: revisión sistemática de la literatura

Autores/as

  • Vagner Lacerda Ribeiro Graduação em Administração de Empresas, Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal. Mestrado em Economia de Empresa, Universidade Católica de Brasília. Doutorando em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília. Brasília, DF.
  • Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione Psicóloga, Neuropsicóloga e Docente. Graduação em Licenciatura Plena e Formação em Psicologia. Mestre e Doutora em Cognição e Neurociências, Universidade de Brasília, UnB. Pesquisadora na área de Envelhecimento e Professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Universidade de Brasília, UnB.
  • Henrique Salmazo da Silva Gerontólogo. Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH. Mestre em Ciências, Faculdade de Saúde Pública da USP, Departamento de Epidemiologia. Doutor em Neurociência e Cognição, Universidade Federal do ABC. Bolsista FAPESP no Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica. Atualmente é Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Pesquisa temas relacionados à cognição humana; envelhecimento cognitivo e plasticidade; memória semântica; envelhecimento bem-sucedido; cuidados de longa duração; gestão da atenção à pessoa idosa; políticas públicas e a Gerontologia como ciência e profissão.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p415-449

Palabras clave:

Riesgo de Longevidad, Fondos de la pension, Estrategias de protección, Economía de la Longevidad.

Resumen

El riesgo de longevidad se conceptualiza como la probabilidad de que los recursos destinados al pago de las pensiones terminen antes del final de la vida de un individuo. Este trabajo presenta una revisión sistemática de la literatura sobre los principales mecanismos para cubrir el riesgo de longevidad en los Fondos de Pensiones. Los resultados muestran que las principales estrategias se ubican en el mercado de rentas vitalicias y seguros. Se sugiere profundizar los estudios sobre el doble beneficio de las inversiones en negocios de longevidad, como estrategia de cobertura y generación de salud, bienestar y longevidad.

 

 

Biografía del autor/a

Vagner Lacerda Ribeiro, Graduação em Administração de Empresas, Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal. Mestrado em Economia de Empresa, Universidade Católica de Brasília. Doutorando em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília. Brasília, DF.

Graduação em Administração de Empresas, Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal. Pós-Graduação, Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais IBMEC. Mestrado em Economia de Empresa, Universidade Católica de Brasília. Doutorando em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília. Brasília, DF. Foi Diretor Executivo na Fundação Banco do Brasil, FBB, Diretor Administrativo e Financeiro da BB Previdência, Conselheiro Fiscal da Previ, Conselheiro Deliberativo da CASSI, Presidente do Conselho Deliberativo do Economus, Conselheiro Fiscal da Associação Brasileira das Entidades de Previdência Privada ABRAPP e Conselheiro Fiscal do Sindicato Nacional das Entidades de Previdência Privada SINDAPP. Foi professor de Pós-Graduação na Faculdade de Tecnologia da Confederação Nacional da Agricultura. Atualmente atua como Gerente Executivo na Diretoria de Governo do Banco do Brasil, Vice-Presidente do Conselho Diretor Nacional do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças, IBEF, Conselheiro Consultivo do IBEF, DF, Suplente no Conselho Curador da Fundação.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4254-9942

 

Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione, Psicóloga, Neuropsicóloga e Docente. Graduação em Licenciatura Plena e Formação em Psicologia. Mestre e Doutora em Cognição e Neurociências, Universidade de Brasília, UnB. Pesquisadora na área de Envelhecimento e Professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Universidade de Brasília, UnB.

Psicóloga, Neuropsicóloga e Docente. Graduação em Licenciatura Plena e Formação em Psicologia. Mestre e Doutora em Cognição e Neurociências, Universidade de Brasília, UnB. Realizou estágio sanduíche do doutorado no Centre de Recherche d`Institut Universitaire de Gériatrie de Montréal, Université de Montréal, Canadá. Pesquisadora na área de Envelhecimento e Professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Universidade de Brasília, UnB. 

 

Henrique Salmazo da Silva, Gerontólogo. Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH. Mestre em Ciências, Faculdade de Saúde Pública da USP, Departamento de Epidemiologia. Doutor em Neurociência e Cognição, Universidade Federal do ABC. Bolsista FAPESP no Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica. Atualmente é Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Pesquisa temas relacionados à cognição humana; envelhecimento cognitivo e plasticidade; memória semântica; envelhecimento bem-sucedido; cuidados de longa duração; gestão da atenção à pessoa idosa; políticas públicas e a Gerontologia como ciência e profissão.

Gerontólogo. Bacharel em Gerontologia, Universidade de São Paulo, USP, Escola de Artes, Ciências e Humanidades, EACH. Mestre em Ciências, Faculdade de Saúde Pública da USP, Departamento de Epidemiologia. Doutor em Neurociência e Cognição, Universidade Federal do ABC. Bolsista FAPESP no Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica. Atualmente é Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Pesquisa temas relacionados à cognição humana; envelhecimento cognitivo e plasticidade; memória semântica; envelhecimento bem-sucedido; cuidados de longa duração; gestão da atenção à pessoa idosa; políticas públicas e a Gerontologia como ciência e profissão. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG-gestão 2017-2019) e atuou como Gestor de Centro de Convivência para Idosos e de Instituições de Longa Permanência para Idosos, ILPI.

 

Publicado

2020-03-30

Cómo citar

Ribeiro, V. L., Chariglione, I. P. F. S., & Salmazo da Silva, H. (2020). Mecanismos de protección y riesgo de longevidad para los fondos de pensiones: revisión sistemática de la literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 23(1), 415–449. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i1p415-449

Número

Sección

Artigos