Representaciones de los ancianos en las redes sociales durante la pandemia Covid-19

Autores/as

  • Ely Mitie Massuda Doutorado em História Econômica, USP e Pós-doutorado na Universidade de Sherbrooke (Canadá). Docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Universidade Cesumar /Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, ICETI.
  • Lucas França Garcia Doutorado em Ciências Médicas/Bioética, UFRGS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Universidade Cesumar /Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, ICETI.
  • Nelson Nunes Tenório Júnior Doutorado em Ciência da Computação, Pós-Doutorado na Universidade de Tecnologia da Informação de Copenhague (IT University), na Universidade de Copenhague (KU) e na Universidade Tecnológica de Troyes (UTT), França. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Universidade Cesumar/Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).
  • Maria Ligia Ganacim Granado Rodrigues Elias Doutora em Ciência Política, Universidade de São Paulo; Pós-Doutoranda na Universidade Cesumar, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p203-217

Palabras clave:

Envejecimiento, Edadismo, Grupos de riesgo.

Resumen

La pandemia de Covid-19 aumentó la vulnerabilidad de los ancianos. El objetivo de esta investigación fue analizar las representaciones sobre los ancianos frente a la pandemia de COVID-19 en las publicaciones y comentarios en Facebook del Ministerio de Salud de Brasil. El modelo de codificación estableció grupos de riesgo y múltiples vulnerabilidades como formas de representación social, destacando los prejuicios contra las personas mayores.

 

Biografía del autor/a

Ely Mitie Massuda, Doutorado em História Econômica, USP e Pós-doutorado na Universidade de Sherbrooke (Canadá). Docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Universidade Cesumar /Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, ICETI.

Doutorado em História Econômica, USP e Pós-doutorado na Universidade de Sherbrooke (Canadá). Docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Universidade Cesumar /Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, ICETI.

https://orcid.org/0000-0002-7485-5066

 

Lucas França Garcia, Doutorado em Ciências Médicas/Bioética, UFRGS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Universidade Cesumar /Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, ICETI.

Doutorado em Ciências Médicas/Bioética, UFRGS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, Universidade Cesumar /Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação, ICETI.

http://orcid.org/0000-0002-5815-6150

 

Nelson Nunes Tenório Júnior, Doutorado em Ciência da Computação, Pós-Doutorado na Universidade de Tecnologia da Informação de Copenhague (IT University), na Universidade de Copenhague (KU) e na Universidade Tecnológica de Troyes (UTT), França. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Universidade Cesumar/Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).

Doutorado em Ciência da Computação, Pós-Doutorado na Universidade de Tecnologia da Informação de Copenhague (IT University), na Universidade de Copenhague (KU) e na Universidade Tecnológica de Troyes (UTT), França. Docente do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações, Universidade Cesumar/Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).

https://orcid.org/0000-0002-7339-013X

 

Maria Ligia Ganacim Granado Rodrigues Elias, Doutora em Ciência Política, Universidade de São Paulo; Pós-Doutoranda na Universidade Cesumar, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações.

Doutora em Ciência Política, Universidade de São Paulo; Pós-Doutoranda na Universidade Cesumar, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações.

https://orcid.org/0000-0003-3645-9131

 

Publicado

2020-09-10

Cómo citar

Massuda, E. M., Garcia, L. F., Tenório Júnior, N. N., & Elias, M. L. G. G. R. (2020). Representaciones de los ancianos en las redes sociales durante la pandemia Covid-19. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 203–217. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p203-217