Profesional Enfermero: Competencias y habilidades para la evaluación multidimensional de la persona idosa

Autores/as

  • Geovana Celda Silva Marques Enfermagem, Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí.
  • Juliana Silva Rodrigues Graduanda Curso de Enfermagem, da Universidade Federal de Goiás. Regional Jataí. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem UFG/ Regional Jataí.
  • Sarah Gomes Rodrigues Graduanda no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Regional Jataí. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem, UFG/ Regional Jataí.
  • Marise Ramos de Souza Enfermagem e Obstetrícia, Docente no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí-GO. Colaboradora no Programa de Educação Tutorial, PET – Enfermagem, Regional Jataí.
  • Patrícia de Sá Barros Fisioterapia, Docente do Curso de Fisioterapia, Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Goiás. Docente efetiva lotada no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás, UFG. http://lattes.cnpq.br/4072686126990699.
  • Cristiane José Borges Enfermagem, Docente no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí-GO. Tutora do Programa de Educação Tutorial PET – Enfermagem, Regional Jataí.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p307-326

Palabras clave:

Ancianos, Enfermería, Evaluación Multidimensional.

Resumen

El estudio objetivó evaluar cuáles las cometencias y habilidades adquiridas por los enfermeros durante su formación profesional para realizar la evaluación multidimensional de la persona de edad. Se trata de una investigación descriptiva, con abordaje cualitativo, desarrollada con enfermeros que actúan en unidades básicas de salud. El estudio evidenció que la mayoría de los profesionales no se sienten aptos para atender a la población anciana, en lo que se refiere a la realización de la evaluación multidimensional.

Biografía del autor/a

Geovana Celda Silva Marques, Enfermagem, Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí.

Graduada no Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí.  Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial, PET Enfermagem UFG/ Regional Jataí. 

 

Juliana Silva Rodrigues, Graduanda Curso de Enfermagem, da Universidade Federal de Goiás. Regional Jataí. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem UFG/ Regional Jataí.

Graduanda no Curso de Enfermagem, da Universidade Federal de Goiás. Regional Jataí. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem UFG/ Regional Jataí.

 

 

Sarah Gomes Rodrigues, Graduanda no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Regional Jataí. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem, UFG/ Regional Jataí.

Graduanda no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás. Regional Jataí. Bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Enfermagem, UFG/ Regional Jataí.

 

Marise Ramos de Souza, Enfermagem e Obstetrícia, Docente no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí-GO. Colaboradora no Programa de Educação Tutorial, PET – Enfermagem, Regional Jataí.

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia, Universidade Católica de Goiás. Especialista em Epidemiologia, Universidade Federal de Goiás e Especialista em Docência Universitária, PUC-Goiás. Mestrado em Medicina Tropical, Universidade Federal de Goiás. Doutorado, Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde. Docente no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí-GO. Colaboradora no Programa de Educação Tutorial, PET – Enfermagem, Regional Jataí.

 

Patrícia de Sá Barros, Fisioterapia, Docente do Curso de Fisioterapia, Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Goiás. Docente efetiva lotada no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás, UFG. http://lattes.cnpq.br/4072686126990699.

Graduada em Fisioterapia, Universidade de Ribeirão Preto. Especialista em Fisioterapia Músculo-esquelética. Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Docente do Curso de Fisioterapia, Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde, da Universidade Federal de Goiás. Docente efetiva lotada no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás, UFG. http://lattes.cnpq.br/4072686126990699.

 

Cristiane José Borges, Enfermagem, Docente no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí-GO. Tutora do Programa de Educação Tutorial PET – Enfermagem, Regional Jataí.

Graduada em Enfermagem, Universidade Católica de Goiás. Especialização em Docência Universitária. Especialização em Saúde da Família. Mestrado em Cuidado em Enfermagem, Universidade Federal de Goiás. Doutorado na Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás.  Docente no curso de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí-GO. Tutora do Programa de Educação Tutorial PET – Enfermagem, Regional Jataí.

 

Publicado

2018-06-30

Cómo citar

Marques, G. C. S., Rodrigues, J. S., Rodrigues, S. G., Souza, M. R. de, Barros, P. de S., & Borges, C. J. (2018). Profesional Enfermero: Competencias y habilidades para la evaluación multidimensional de la persona idosa. Revista Kairós-Gerontologia, 21(2), 307–326. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p307-326

Número

Sección

Artigos