Una nueva realidad: clases remotas de actividad física para personas mayores en la pandemia Covid-19

Autores/as

  • Vanessa Dias Possamai Graduada em Educação Física. Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do movimento Humano, UFRGS.
  • Priscilla Cardoso da Silva Graduada em Fisioterapia, Universidade Feevale. Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.
  • Wagner Albo da Silva Graduado em Educação Física, Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduando em Educação Física, Bacharel, UFRGS, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.
  • Débora Pastoriza Sant´Helena Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.
  • Eliane Mattana Griebler Graduada em Educação Física, Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Graduanda em Fisioterapia, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.
  • Gilvana Goulart de Vargas Graduanda em Educação Física, Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bolsista de Iniciação Cientifica, UFRGS. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-0459-5948
  • Valéria Feijó Martins Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.
  • Andréa Kruger Gonçalves Graduada em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorado em Psicologia, Universidade de São Paulo. Professora Associada do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua em nível de graduação no curso de Educação Física e em nível de mestrado e doutorado no curso de Ciências do Movimento Humano, PPGCMH/UFRGS.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p77-98

Palabras clave:

COVID-19, Ancianos, Tecnología, Actividad física.

Resumen

El objetivo de este estudio fue validar la adherencia, la percepción de la distancia social y el papel de las actividades físicas en un programa de extensión universitaria con actividades remotas durante la pandemia de COVID-19. Se realizó un estudio transversal con 60 ancianos. Utilicé un cuestionario con preguntas sobre las aulas, percepción de la distancia social o el papel de la actividad física y variables sociodemográficas. Los resultados muestran dos participantes en el aula, percepciones ambivalentes sobre la distancia social y la importancia de la actividad física tanto en su aspectos sociales como físicos. Las clases a distancia se han convertido en una nueva realidad para las personas mayores frente a la pandemia, como una forma de mantener una rutina de actividades, beneficiándose del enfoque social y el bienestar físico y mental.

 

Biografía del autor/a

Vanessa Dias Possamai, Graduada em Educação Física. Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do movimento Humano, UFRGS.

Graduada em Educação Física. Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do movimento Humano, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-8701-4963.

 

Priscilla Cardoso da Silva, Graduada em Fisioterapia, Universidade Feevale. Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

Graduada em Fisioterapia, Universidade Feevale. Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-5033-6878

 

Wagner Albo da Silva, Graduado em Educação Física, Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduando em Educação Física, Bacharel, UFRGS, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

Graduado em Educação Física, Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduando em Educação Física, Bacharel, UFRGS, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-0947-4651

 

Débora Pastoriza Sant´Helena, Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-2193-3857

 

Eliane Mattana Griebler, Graduada em Educação Física, Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Graduanda em Fisioterapia, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

Graduada em Educação Física, Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Graduanda em Fisioterapia, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-8333-9162

 

Gilvana Goulart de Vargas, Graduanda em Educação Física, Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bolsista de Iniciação Cientifica, UFRGS. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-0459-5948

Graduanda em Educação Física, Licenciatura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Bolsista de Iniciação Cientifica, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-0459-5948

 

Valéria Feijó Martins, Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

Graduada em Educação Física, Licenciatura e Bacharelado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Mestrado em Saúde Coletiva, UFRGS. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5079-947X

 

Andréa Kruger Gonçalves, Graduada em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorado em Psicologia, Universidade de São Paulo. Professora Associada do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua em nível de graduação no curso de Educação Física e em nível de mestrado e doutorado no curso de Ciências do Movimento Humano, PPGCMH/UFRGS.

Graduada em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas. Mestrado em Ciências da Motricidade, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorado em Psicologia, Universidade de São Paulo. Professora Associada do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua em nível de graduação no curso de Educação Física e em nível de mestrado e doutorado no curso de Ciências do Movimento Humano, PPGCMH/UFRGS.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-2772-3260

 

Publicado

2020-09-30

Cómo citar

Possamai, V. D., Cardoso da Silva, P., Albo da Silva, W., Sant´Helena, D. P., Griebler, E. M., Vargas, G. G. de, Martins, V. F., & Gonçalves, A. K. (2020). Una nueva realidad: clases remotas de actividad física para personas mayores en la pandemia Covid-19. Revista Kairós-Gerontologia, 23, 77–98. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2020v23i0p77-98